Página inicial > Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas > Notícias da Progep > Curso "Relações Interpessoais e Feedback”

Curso "Relações Interpessoais e Feedback”

Servidores do IFSULDEMINAS participam de curso sobre Relações Interpessoais e Feedback

cursoOcorreu na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), nesta semana, de 22 a 24 de maio, o curso “Relações Interpessoais e Feedback”, voltado principalmente aos servidores ligados ao setor de Assistência ao Educando dos campi e Reitoria do Instituto, assim como para servidores de outros setores institucionais e de outra entidade pública.

A capacitação foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, e marca a volta das capacitações presenciais realizadas pela pasta. "Após o retorno às atividades presenciais pós-pandemia, percebemos a importância de aprimorarmos e intensificarmos as relações no ambiente de trabalho. Este curso foi ofertado nesse contexto, viabilizando a reflexão das nossas atitudes e condutas diárias. O curso também se insere no retorno das capacitações presenciais. Devido à limitação de vagas e procurando direcionar melhor as atividades do curso, esta oferta foi direcionada aos servidores que atuam nos setores de que se relacionam com o atendimento ao estudante e seus pais (SAE/CGAE/DAE), contudo, alguns servidores que exercem outras funções puderam realizá-lo também", explicou o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes.

Design sem nomeO curso oferecido pelo Programa ENAP em Rede, fruto de uma parceria entre o IFSULDEMINAS e a Escola Nacional de Administração Pública, teve a participação de 25 servidores das unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Passos, Pouso Alegre, Três Corações e Reitoria do Instituto, além de um servidor da UNIFAL. Os objetivos centrais do curso foram identificar ruídos e barreiras na comunicação, a fim de evitar ou reduzir as situações de conflito de difícil desenlace; praticar uma escuta ativa tendo por base a inteligência emocional; refletir sobre a relevância da assertividade na comunicação interpessoal; e identificar os desafios para moldar uma equipe de alto desempenho.

De acordo com o professor Marcelo Guimarães de Carvalho, que veio ministrar o curso, o foco da capacitação foi aprimorar três pontos essenciais da comunicação: a fala, a escuta e o feedback. “Esse curso é importante para tratar de competências que normalmente não são desenvolvidos durante nossa vida acadêmica nem profissional, e elas são importantíssimas para as nossas relações sociais e profissionais. O curso buscou aprimorar a arte de se comunicar, de forma mais efetiva e assertiva, contribuindo para que as relações sejam mais amenas e saudáveis. Focamos em prátias para construir uma fala mais direta e empática e para realizar uma escuta ativa, atenta e aprofundada para compreender as necessidades que as pessoas têm e, assim, melhorar a confiança e os relacionamentos de uma forma geral. Além disso, tem a parte do feedback, para conseguir expor e reforçar comportamentos positivos e corrigir aqueles que estão fora do padrão que a gente espera”.

Carlos Bezerra, membro da Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando (CGAE) do Campus Inconfidentes, participou da capacitação e avaliou de forma positiva o conteúdo, dinâmica e formato do curso. “Maravilhoso, uma oportunidade ótima de adquirir novos conhecimentos, de ter contato com colegas de outros campi e de ter outra visão sobre como é o funcionamento e as formas de trabalho nas outras unidades do IFSULDEMINAS. Uma parte muito importante do trabalho do CGAE é dar feedback aos nossos estudantes na parte de orientação disciplinar e esse curso está sendo muito rico nesse sentido. O conteúdo ministrado está nos ajudando a aprender mais formas de poder ter essa abordagem, tanto com nossos estudantes como com os responsáveis deles", compartilhou o servidor.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 24/05/2023