I Semana da Mulher

Reitoria promove atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher

WhatsApp Image 2023 03 08 at 12.15.50 3Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08/03), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida, organizou a I Semana da Mulher, que consistiu em uma série de ações voltadas para servidoras e colaboradoras da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

As atividades ocorreram entre os dias 06 e 08 de março e envolveram momentos de reflexão, com palestras sobre o combate à violência doméstica, empoderamento feminino, protagonismo feminino no mundo do trabalho e saúde mental, ministradas por servidoras do Instituto e por convidados externos. Uma dessas ações foi a palestra com a titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Itapira (SP), a delegada Gilmara Santos. A palestrante abordou os diversos tipos de violência doméstica que as mulheres podem sofrer (psicológica, física, sexual, patrimonial e moral), como reconhecê-las e evitá-las. A palestra foi transmitida ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube, e está disponível neste link.

WhatsApp Image 2023 03 07 at 13.55.23 1Também houve ações para incentivar a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde, conduzidas pelo personal trainer Matheus Mendes e pelo terapeuta Bruno Barbosa, que veio do Campus Muzambinho. Apesar das ações serem voltadas para o público feminino, todos os servidores e colaboradores foram convidados a participar. Os presentes puderam realizar sessões de Auriculoterapia, uma técnica milenar chinesa, que consiste na pressão de pontos específicos da orelha do paciente visando à redução da ansiedade, stress ou algum tipo de dor. "Foram momentos marcantes! Não só por podermos curtir aquilo que nos foi proporcionado, mas também pela confraternização, momento de nós mulheres nos olharmos, trocarmos as nossas experiências, falarmos de nós... Também foi bom incluir nesse ambiente a presença dos homens, [nossos colegas de trabalho], que nos tratam com respeito e nos enxergam como profissionais desta instituição", compartilhou Elisangela Fialho, diretora de Ingresso do IFSULDEMINAS.

WhatsApp Image 2023 03 08 at 12.15.50 6A programação da I Semana da Mulher também contou com momentos de socialização e de relaxamento, com a oferta de um café especial e a realização de sessões de massagem, com o apoio de profissionais do SENAC. Ainda houve uma exposição autoinstrucional sobre estilo e biotipo, elaborada pelo curso de Moda do Campus Passos, a apresentação musical da servidora Alanna Silva e a exibição de obras da artista plástica Sarah Monteiro Cartier, que abriu espaço para que as homenageadas da semana experimentassem se expressar por meio da pintura. "Foi muito legal ter este contato com a tinta. Eu achei a proposta da Semana muito interessante, foi um momento de descontração. Como mulher, mãe, esposa, a gente acaba sendo sobrecarregada e, às vezes, vir para o trabalho é o momento que a gente consegue mudar o foco das obrigações pessoais. Além disso, estar entre amigos, aqui na Reitoria, é sempre muito bom", contou Emeline Castro, servidora da Progep.

PPPIWhatsApp Image 2023 03 08 at 10.52.22

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) também preparou algumas atividades para comemorar a data. Nesta quarta-feira, junto ao evento "Café com a PPPI: conhecimento, discussão, união e fortalecimento", no qual houve a apresentação de experiências exitosas de pesquisas dos campi e discussões e sugestão de propostas para fortalecer a Ciência no Instituto, ocorreu uma palestra, ministrada pela diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Priscila Botrel, voltada para ressaltar a importância da mulher na realização de pesquisa e de inovação.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 08/03/2023