Página inicial > Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas > Notícias da Progep > Campanha Exames Médicos Periódicos

Campanha Exames Médicos Periódicos

Cuide da sua saúde! Fique atento aos Exames Médicos Periódicos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) iniciou no mês de agosto o cronograma para a realização de Exames Médicos Periódicos (EMP) das (os) servidoras (es) docentes e técnico-administrativas (os) de todas as unidades. A ação será conduzida pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CQV) e irá ofertar, de forma gratuita, a partir da contratação de prestadoras de serviços, os exames e as consultas necessárias para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

A iniciativa busca estimular, de forma preventiva, o cuidado com a saúde e a promoção do bem-estar, além de ser um direito do (a) servidor (a) público federal, permitindo diagnósticos que irão orientar tratamentos ou ações de melhoria da qualidade de vida. Ela atende ao Decreto no 6.856, de 25 de maio de 2009, que normatiza os Exames Médicos Periódicos (EMP).

As (os) servidoras (es) receberão as suas convocações via SouGov, conforme cronograma (vide tabela abaixo), devendo manifestar o interesse ou não em participar da ação.

MÊS

CAMPUS

Carmo de Minas

Três Corações

Muzambinho

Poços de Caldas

Machado

Passos

Inconfidentes

Pouso Alegre

Reitoria

Responsável pela convocação dos servidores do IFSULDEMINAS, a Coordenadora de Qualidade de Vida, Emeline Canabarro de Castro, ressalta que o critério para convocação foi determinado pela localidade da rede credenciada e pela quantidade de servidoras/es em cada campus: "No mês de agosto, todos os servidores dos campi avançados de Carmo de Minas e Três Corações foram convocados pelo SouGov para a realização dos exames, onde receberam as guias com encaminhamento para as clínicas credenciadas, contratadas pela ANABIM, ganhadora do processo de licitação para a oferta dos exames. Com os resultados em mãos, os servidores então irão buscar os médicos das clínicas indicadas nas guias", detalhou.

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes,  salienta que todas as informações referentes às clínicas, bem como os contatos para marcação de exames e os profissionais indicados estão detalhados nas guias: "Quem desejar fazer os exames por sua própria conta, ou pelos planos de saúde, deverá solicitá-los ao seu médico assistente, mas nestes casos o IFSULDEMINAS não arcará com os custos provenientes da execução dos exames externos", explica.

Cartaz Campanha Exames Periodicos 2023 Pocos de Caldas

A avaliação clínica com o médico do trabalho para a apresentação dos resultados e conclusão do exame periódico não poderá ser feita com o médico da escolha do servidor. Nestes casos, o servidor deverá utilizar as indicações de profissionais dispostas na guia do SouGov.

De acordo com a diretora de desenvolvimento de pessoa e qualidade de vida, Regiane Cristina de Magalhães, "a implantação dos exames periódicos no IFSULDEMINAS é uma conquista para os servidores, uma vez que essa iniciativa permitirá identificar possíveis alterações relacionadas ou não com a atividade laborativa do servidor e/ou com o ambiente do trabalho, além de ser um instrumento para a preservação de agravos à saúde", conclui.

Para facilitar a compreensão das/os servidoras/es sobre a realização dos EMP, a equipe de Saúde e Qualidade de Vida indica que os servidores acessem os links:

Em caso de outras dúvidas, também é possível entrar em contato com as Coordenadorias de Gestão de Pessoas de cada Campus ou através do e-mail: qualidadedevida@ifsuldeminas.edu.br

Texto: Qualidade de Vida
Revisão: Dicom IFSULDEMINAS