Segurança do Trabalho IFSULDEMINAS
A Segurança do Trabalho atua avaliando sistematicamente as condições e formas de realização do trabalho, com o objetivo de minimizar e/ou evitar acidentes e doenças ocupacionais. A implementação de medidas de mitigação e melhorias visa a proteção da integridade física e saúde dos trabalhadores/servidores envolvidos.
Estas alterações, de todo o processo de avaliação de riscos ocupacionais e Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT, seguem nesse caminho, qual seja, entender com mais detalhes todas as atividades desenvolvidas a nível de IFSULDEMINAS, avaliar as reais condições de trabalho na busca de melhorias, apresentação de propostas de adequações do ambiente e formas de realização do trabalho, quando for o caso, com a participação dos servidores e trabalhadores. Tem também o objetivo de compensar servidores e trabalhadores, de acordo com o previsto em normas, às situações que impossibilitem as medidas de mitigação.
Confira a IN Nº3/2023/PROGEP que estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados noâmbito dos campi e reitoria do IFSULDEMINAS relacionados a saúde e segurança do trabalho no que se refere aos encaminhamentos e tratamentos de LaudosTécnicos das Condições Ambientais do Trabalho.
Requerimento de Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT
-
1 - 📝 Criar o documento: “REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – SERVIDOR”, existente no SUAPE, e instruir no processo de Laudo de Insalubridade já EXISTENTE do Servidor(a) OU
-
2 - 🗂 Criar o Processo do tipo – Gestão de Pessoas: Condições Ambientais do Trabalho e instruir o requerimento acima:
➕ Adicionar o “REQUERIMENTO” no processo criado;
🚀 Tramitar esse processo para o setor de Qualidade de Vida _ CQV – RET; -
3 - 📊 Preencher a planilha de Requerimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (arquivo somente pode ser baixado em ODS), seguindo as ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREENCHER A PLANILHA DO REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – LTCAT.
🔍 Segurança do Trabalho fará a análise do requerimento e orientará sobre o preenchimento, em caso de necessidade e/ou esclarecimentos.
👉 CASO JÁ EXISTA UM PROCESSO tipo: Gestão de Pessoas: Condições Ambientais do Trabalho, este deverá ser continuado em atendimento de novas solicitações e/ou revisões.
⚠️ Atenção! Caso o servidor tenha processo criado em meio físico, este deverá ser migrado para o SUAP, seguindo as seguintes orientações: página COAR – Link 🔗 :(https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/pro-reitoria-desenvolvimento-institucional/coordenadoria-de-arquivos/5477-migracao-de-processo-fisico-para-o-digital )
Comunicação de Acidente do Trabalho – SP (Servidor Público)
Agendamento de Perícia - com indicativo de acidente em serviço ou moléstia/doença ocupacional |
Análise de Ocorrência |
CAT - Pré preenchimento SIAPENET (modelo) |
Análise de riscos - Solução de problema Formulário auxiliar para análise e avaliação de riscos antes de realização de novas atividades, avaliações de novos equipamentos, equipamento com algum indicativo de problema e operações sempre que se perceber algum tipo de risco ou irregularidade |
Redes Sociais