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Segurança do Trabalho IFSULDEMINAS

A Segurança do Trabalho atua avaliando sistematicamente as condições e formas de realização do trabalho, com o objetivo de minimizar e/ou evitar acidentes e doenças ocupacionais. A implementação de medidas de mitigação e melhorias visa a proteção da integridade física e saúde dos trabalhadores/servidores envolvidos.

Estas alterações, de todo o processo de avaliação de riscos ocupacionais e Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT, seguem nesse caminho, qual seja, entender com mais detalhes todas as atividades desenvolvidas a nível de IFSULDEMINAS, avaliar as reais condições de trabalho na busca de melhorias, apresentação de propostas de adequações do ambiente e formas de realização do trabalho, quando for o caso, com a participação dos servidores e trabalhadores. Tem também o objetivo de compensar servidores e trabalhadores, de acordo com o previsto em normas, às situações que impossibilitem as medidas de mitigação.

Confira a  IN Nº3/2023/PROGEP que estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados noâmbito dos campi e reitoria do IFSULDEMINAS relacionados a saúde e segurança do trabalho no que se refere aos encaminhamentos e tratamentos de LaudosTécnicos das Condições Ambientais do Trabalho.

  
 

 Requerimento de Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT

Para requerer o LTCAT (Laudo Técnicos das Condições Ambientais do Trabalho) no IFSULDEMINAS, deve-se seguir as instruções abaixo, bem como as ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREENCHER A PLANILHA DO REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO - LTCAT:

  1. 1. Criar o documento: “REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – SERVIDOR”, existente no SUAPE e instruir no processo EXISTENTE OU

  2. 2. Criar o Processo do tipo – Gestão de Pessoas: Condições Ambientais do Trabalho e instruir o requerimento acima;

  3. 3. Preencher a planilha de Requerimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (arquivo somente pode ser baixado em ODS), seguindo as ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREENCHER A PLANILHA DO REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – LTCAT.

  4. 4. Preencher a planilha de Requerimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (arquivo somente pode ser baixado em ODS), seguindo as Orientações gerais para preencher a planilha do requerimento de laudo técnico das condições ambientais do trabalho – LTCAT.

 

Orientações gerais para preencher a planilha do Requerimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT
Tabela de Agentes de Riscos Ocupacionais

Requerimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (arquivo somente pode ser baixado em ODS)

Informações Complementares:
Adicional de Insalubridade
Adicional de Periculosidade
Adicional de Irradiação Ionizante


 Comunicação de Acidente do Trabalho – SP (Servidor Público) 

Agendamento de Perícia - com indicativo de acidente em serviço ou moléstia/doença ocupacional
Observação: Usar Sempre que houver afastamento do servidor

Análise de Ocorrência
Deverá ser realizado sempre que ocorrer acidente com ou sem lesão
Objetivo: avaliar as condições de trabalho e propor correções e ou melhorias

CAT - Pré preenchimento SIAPENET (modelo)
A ser utilizado sempre que houver acidente com afastamento, como o objetivo de coletar informações para o preenchimento da CAT no SIASS 

Análise de riscos - Solução de problema
 Formulário auxiliar para análise e avaliação de riscos antes de realização de novas atividades, avaliações de novos equipamentos, equipamento com algum indicativo de problema e operações sempre que se perceber algum tipo de risco ou irregularidade
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