Segurança do Trabalho IFSULDEMINAS
A Segurança do Trabalho atua avaliando sistematicamente as condições e formas de realização do trabalho, com o objetivo de minimizar e/ou evitar acidentes e doenças ocupacionais. A implementação de medidas de mitigação e melhorias visa a proteção da integridade física e saúde dos trabalhadores/servidores envolvidos.
Estas alterações, de todo o processo de avaliação de riscos ocupacionais e Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT, seguem nesse caminho, qual seja, entender com mais detalhes todas as atividades desenvolvidas a nível de IFSULDEMINAS, avaliar as reais condições de trabalho na busca de melhorias, apresentação de propostas de adequações do ambiente e formas de realização do trabalho, quando for o caso, com a participação dos servidores e trabalhadores. Tem também o objetivo de compensar servidores e trabalhadores, de acordo com o previsto em normas, às situações que impossibilitem as medidas de mitigação.
Confira a IN Nº3/2023/PROGEP que estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados noâmbito dos campi e reitoria do IFSULDEMINAS relacionados a saúde e segurança do trabalho no que se refere aos encaminhamentos e tratamentos de LaudosTécnicos das Condições Ambientais do Trabalho.
FLUXOGRAMA – LTCAT
PASSO A PASSO PARA SOLICITAR LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO
3 - Adicionar o "REQUERIMENTO" no processo criado;
4 - Tramitar o processo para o setor de Qualidade de Vida _ CQV - RET.
➡️ Esse processo será alimentado com os DOCUMENTOS gerados pelo REQUERIMENTO DE LTCAT preenchido pelo(a) servidor(a) e PELA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
⚠️ ATENÇÃO: Deve haver somente um processo "Gestão de Pessoas: Condições Ambientais do Trabalho" criado por servidor, sendo assim:
A - Caso já exista um processo criado em meio físico, este deverá ser migrado para o SUAP seguindo as seguintes orientações:https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/pro-reitoria-desenvolvimento-institucional/coordenadoria-de-arquivos/5477-migracao-de-processo-fisico-para-o-digital
Clique na imagem abaixo para ampliar 👇
Comunicação de Acidente do Trabalho – SP (Servidor Público)
|
Agendamento de Perícia - com indicativo de acidente em serviço ou moléstia/doença ocupacional |
|
Análise de Ocorrência |
|
CAT - Pré preenchimento SIAPENET (modelo) |
| Análise de riscos - Solução de problema Formulário auxiliar para análise e avaliação de riscos antes de realização de novas atividades, avaliações de novos equipamentos, equipamento com algum indicativo de problema e operações sempre que se perceber algum tipo de risco ou irregularidade |
Redes Sociais