Segurança do Trabalho IFSULDEMINAS
A Segurança do Trabalho atua avaliando sistematicamente as condições e formas de realização do trabalho, com o objetivo de minimizar e/ou evitar acidentes e doenças ocupacionais. A implementação de medidas de mitigação e melhorias visa a proteção da integridade física e saúde dos trabalhadores/servidores envolvidos.
Estas alterações, de todo o processo de avaliação de riscos ocupacionais e Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT, seguem nesse caminho, qual seja, entender com mais detalhes todas as atividades desenvolvidas a nível de IFSULDEMINAS, avaliar as reais condições de trabalho na busca de melhorias, apresentação de propostas de adequações do ambiente e formas de realização do trabalho, quando for o caso, com a participação dos servidores e trabalhadores. Tem também o objetivo de compensar servidores e trabalhadores, de acordo com o previsto em normas, às situações que impossibilitem as medidas de mitigação.
Confira a IN Nº3/2023/PROGEP que estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados noâmbito dos campi e reitoria do IFSULDEMINAS relacionados a saúde e segurança do trabalho no que se refere aos encaminhamentos e tratamentos de LaudosTécnicos das Condições Ambientais do Trabalho.
Requerimento de Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT
Para requerer o LTCAT (Laudo Técnicos das Condições Ambientais do Trabalho) no IFSULDEMINAS, deve-se seguir as instruções abaixo, bem como as ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREENCHER A PLANILHA DO REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO - LTCAT:
-
1. Criar o documento: “REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – SERVIDOR”, existente no SUAPE e instruir no processo EXISTENTE OU
-
2. Criar o Processo do tipo – Gestão de Pessoas: Condições Ambientais do Trabalho e instruir o requerimento acima;
-
3. Preencher a planilha de Requerimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (arquivo somente pode ser baixado em ODS), seguindo as ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREENCHER A PLANILHA DO REQUERIMENTO DE LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO – LTCAT.
-
4. Preencher a planilha de Requerimento de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (arquivo somente pode ser baixado em ODS), seguindo as Orientações gerais para preencher a planilha do requerimento de laudo técnico das condições ambientais do trabalho – LTCAT.
Comunicação de Acidente do Trabalho – SP (Servidor Público)
Agendamento de Perícia - com indicativo de acidente em serviço ou moléstia/doença ocupacional |
Análise de Ocorrência |
CAT - Pré preenchimento SIAPENET (modelo) |
Análise de riscos - Solução de problema Formulário auxiliar para análise e avaliação de riscos antes de realização de novas atividades, avaliações de novos equipamentos, equipamento com algum indicativo de problema e operações sempre que se perceber algum tipo de risco ou irregularidade |
Redes Sociais