Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ações sociais Natal 2021

Em clima de Natal, IFSULDEMINAS realiza ações de apoio às populações mais vulneráveis de Pouso Alegre e região

Creche 1No dia 09 de dezembro, foram doados itens alimentícios para a festa de Natal da Creche Irmã Esther, em Pouso Alegre. Na ocasião, teve apresentações das crianças e do coral natalino para marcar o encerramento do ano letivo da instituição. A doação foi resultado de uma campanha de arrecadação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, que doou bolos para as 160 crianças atendidas pela creche. Em outubro, a Reitoria já tinha apoiado a creche nas festividades do Dia das Crianças com a doação de mais de 200 itens entre brinquedos e livros infantis. A coordenadora pedagógica da Creche Irmã Esther, Suellen Sílvia Souza, destacou que o “Movimento Social de Promoção Humana agradece a todos os envolvidos, que juntos fizeram a doação para o lanche especial de Natal da Creche Irmã Esther. Ações como esta contribuem de forma positiva proporcionando momentos de alegria, interação e diversão às nossas crianças”.

Ainda no dia 09 de dezembro, foram doadas cerca de 300 peças de roupas infantis para crianças assistidas pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Itajubá, em apoio ao projeto “Natal das Forças” promovido pelo 4º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército “Pantoneiros da Mantiqueira”, em conjunto com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Itajubá e Sistema Prisional. O Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração atua em Itajubá desde 1947 ofertando oficinas para cerca de 200 crianças no contra-turno escolar e é gerido pela congregação Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Segundo a irmã Florinda Machado Ferreira, que atua no Centro, “nem sempre encontramos as palavras certas para agradecer por uma conquista grandiosa que foi o ‘Natal das Forças’. Gratidão: um sentimento que se situa a meio caminho entre um benefício recebido e um benefício esperado. Orgulho diante de tanta generosidade e união para um bem maior que são as nossas crianças. Juntos podemos. Gratidão sempre”.13

No dia 14 de dezembro, foram entregues 200 kits contendo itens como camisetas, tênis, bermudas, bonés para pessoas em situação de rua de Pouso Alegre. Essa foi uma doação para as ações natalinas promovidas pela associação sem fins lucrativos “Pastoral de Rua” de Pouso Alegre que há 12 anos promove ações, não só no Natal, de apoio àquelas pessoas que estão vivendo nas ruas da cidade ofertando alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e ainda apoio para encaminhamentos de pessoas com dependência química ou alcoólica para centros de recuperação. O IFSULDEMINAS já promove ações em parceria com a associação desde dezembro de 2017.

Segundo a coordenadora da Pastoral de Rua, Regineia Muniz, “as doações que recebemos do Instituto Federal representam para a nossa Associação uma ajuda imensa. O álcool nós usamos todos os dias para a higiene das mãos das pessoas em situação de rua. As roupas e calçados são de extrema necessidade porque muitos deles trabalham com coleta de materiais recicláveis. Os bonés ajudam muito, pois o sol está muito forte e eles ficam sempre expostos, morando e trabalhando nas ruas. Gratidão imensa ao Instituto Federal por esta ajuda”.

As peças de roupas doadas, tanto em Itajubá quanto em Pouso Alegre, são resultados do projeto que o IFSULDEMINAS vem desenvolvendo, desde maio de 2021, em parceria com a Receita Federal, no qual nossa instituição recebe as roupas de descaminho ou falsificadas apreendidas e encaminha para a APAC Feminina de Pouso Alegre fazer a descaracterização e posterior doação. O projeto já descaracterizou mais de 16 toneladas de itens que foram doados para cerca de 200 instituições de Minas Gerais, que desenvolvem atividades ligadas direta ou indiretamente às políticas sociais e são vinculadas aos Conselhos Municipais ou Estaduais nas áreas de Saúde, Assistência Social, Criança e Adolescente, Idosos e afins.

Também no dia 14 de dezembro, foram entregues as doações dos servidores da Reitoria que apadrinharam 40 pessoas assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pouso Alegre, doando brinquedos a cada uma delas. Essa é uma ação promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através do Setor de Qualidade de Vida dos Servidores, e apoiada pelos servidores da Reitoria desde 2014. A servidora Kely Campelo foi uma das madrinhas. "Por meio desta ação, podemos sentir a importância de realizar e participar de um ato de amor e bondade com o próximo, que não só beneficia a quem precisa, mas também a quem é voluntário. Fazer a diferença na vida de cada criança, por meio de coisas simples, promovendo momentos assim, enche meu coração de alegria. Agradeço fortemente a toda a equipe da Reitoria que nos ajuda tanto nas campanhas solidárias da Apae".

A diretora da Apae Pouso Alegre, Maria Paula Costa de Moura, também comentou sobre a ação. “A Apae de Pouso Alegre atende 240 usuários com múltiplas deficiências tanto no setor escolar como no clínico. O Instituto Federal tem sido parceiro da Instituição doando presentes todos os anos. Essa parceria é fundamental para que cada um de nossos usuários tenha um Natal feliz. Que Deus recompense a todos pelo carinho e dedicação tão especiais a nós”.Apac 1

E no dia 23 de dezembro, foram entregues panetones para as 30 recuperandas da APAC Feminina de Pouso Alegre com a qual o IFSULDEMINAS tem parceria desde 2017 promovendo ações de empoderamento e valorização das mulheres com atividades culturais, de saúde e de bem-estar da mulher e ainda de apoio à reinserção social e no mercado de trabalho com cursos de capacitação presenciais e à distância.

Assim, a instituição encerra o ano apoiando para que o Natal das populações mais vulneráveis da região possa ter mais alegria.

Texto: Nildo Batista - Coordenador de Projetos e Eventos do IFSULDEMINAS
Fotos: 4º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército “Pantoneiros da Mantiqueira”, 
APAC Pouso Alegre e Creche Irmã Esther
Data: 27/12/2021
registrado em:
Fim do conteúdo da página