IF Solidário

IF Solidário realiza últimas ações do ano de 2018

IMG 9210Com objetivo de suprir as carências da comunidade e para que o IFSULDEMINAS esteja ainda mais presente em diversos setores de Pouso Alegre, foram realizadas as últimas ações do ano do IF Solidário desenvolvido por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

Os servidores se reuniram na última sexta-feira, 21 de dezembro, para entrega de cestas de natal para os colaboradores terceirizados do Instituto e membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre (ACAMPA). Além disso, kits com produtos de higiene pessoal foram levados para as recuperandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) também de Pouso Alegre.

A iniciativa integra as atividades do projeto IF Solidário, que surgiu em setembro de 2017 para celebrar o Dia Internacional da Caridade. Por meio das "Guloseimas da Reitoria", cada mês um setor da unidade administrativa do IFSULDEMINAS leva variados quitutes, como bolos, sanduíches, brigadeiros, tortas, para serem vendidos internamente, os valores pagos por servidores e colaboradores são utilizados para custear as ações.

Ações

IMG 9199Na parte da manhã, todos os colaboradores terceirizados da Reitoria receberam homenagens de agradecimento pelo trabalho desempenhado ao longo de 2018 e levaram para casa cestas de natal.

Mônica Ribeiro de Araújo, Coordenadora de Qualidade de Vida do Servidor, explicou que “o IF Solidário é uma ação que visa, por meio da união, à dedicação e à integração dos servidores da Reitoria e à arrecadação de fundos para promoção de eventos sociais que possam fazer a diferença na vida das pessoas. Em dezembro, procuramos levar esse momento não só para a comunidade externa, mas também aproveitamos para homenagear os nossos colaboradores terceirizados, que se dedicam muito à Instituição, e levar um pouco do nosso carinho e gratidão”.

Além disso, foi realizada uma visita às recuperandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) para entrega de kits de higiene pessoal. A Diretora de Integração do IFSULDEMINAS com a Comunidade, Roselei Eleotério, conta que a parceria com a APAC existe desde 2016 e que, durante todo ano, diversas atividades foram realizadas com objetivo de promoção da autoestima das mulheres e para capacitá-las para o mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos de maquiagem, manicure e pedicure, garçonete, entre outros. Ela conta que “além dos kits, foram entregues panetones que foram doados pela Pró-reitoria de Extensão com recursos dos servidores. Para 2019, esperamos continuar ofertando mais cursos de capacitação e as ações de valorização dessas mulheres, apoiando-as em sua ressocialização para se reintegrarem plenamente na sociedade ao saírem da APAC”.

apac

Para Joyce Seabra de Vasconcelos, encarregada administrativa da APAC feminina, “este ano foi muito produtivo, foram vários cursos ofertados pelo Instituto. Temos expectativas que a parceria continue em 2019 para que os cursos de capacitação continuem a colaborar com as meninas”.

A recuperanda P.C.D.S. comentou sobre as ações. “Eu fiz diversos cursos que me capacitaram muito. A valorização que recebemos do Instituto levanta nossa autoestima, nos enxergam como seres humanos e nos tratam com muito carinho. Estamos em recuperação e aprendendo muito e nossa vontade é sair e fazer o bem, assim como o Instituto faz para nós”.

Outra recuperanda, S.M.G, também quis dar seu depoimento. "Foi um ano muito próspero, aprendi coisas que vou levar para minha vida e poderei exercer lá fora. Tem cursos que sempre quis fazer e não tive oportunidade, mas o Instituto me ofereceu por meio dessa parceria. Isso mudou muito nossa história e espero que a parceria continue para nos ajudar, pois faz toda diferença em nossas vidas tanto aqui dentro, quanto fará lá fora”.

Já no período da tarde, os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre (Acampa) receberam 12 cestas de natal.

Pamela Oliveira faz parte do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) do Instituto e explica que “a parceria do IFSULDEMINAS com a Acampa carrega consigo um caráter de relevância social e ambiental, onde os associados, por meio da economia solidária e de seu trabalho, dão exemplo à sociedade de luta, inspiração e resistência enquanto agentes ambientais que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável da região. É nessa parceria que o IFSULDEMINAS e a Acampa projetam e articulam alternativas no intuito de alcançar novas formas de atuação para que a sociedade passe, cada vez mais, a participar ativamente nesse processo”.

A cooperada da ACAMPA, Maria Rodrigues, falou que “essa parceria já passou dos cinco anos e têm nos beneficiado, esperamos que dure mais. Em nome dos 12 associados, agradeco, de coração".

IMG 9287O estagiário da Ouvidoria do IFSULDEMINAS, Anderson Kaique dos Santos, participou das ações e comentou que "participar do IF Solidário, fez com que minha visão de mundo mudasse completamente. Ao presenciar a realidade, tanto das meninas da APAC, quanto do pessoal da Acampa, me despertou um inconformismo em relação à invisibilidade da população. Na APAC, vi que há uma outra forma de tratar o apenado, respeitando sua dignidade, dando educação e um tratamento digno. Assim, de fato, tem-se a recuperação do indivíduo e a inserção deste na sociedade. Na Acampa, pude rever minha forma de tratar meu lixo, fazendo a separação de recicláveis e orgânicos, e de conscientizar as pessoas a minha volta. São atitudes fundamentais que ajudam em muito o trabalho deles. O IF Solidário nos sensibiliza às causas e nos faz pensar em medidas para que os problemas que são de fácil identificação sejam sanados".

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
26/12/2018