Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Novembro Azul

IFSULDEMINAS promove palestra sobre prevenção do câncer de próstata 

IMG 8892Depois do outubro rosa, direcionado à prevenção do câncer de mama, o mês de novembro é mundialmente dedicado às ações de combate ao câncer de próstata e de incentivo à saúde do homem. E, para orientar os servidores, a Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria do IFSULDEMINAS promoveu, na manhã dessa última quinta-feira, 22 de novembro, uma palestra com o biomédico especialista em hormônios sexuais masculinos, Martin Loose Estivalet.

Ele falou sobre sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento do câncer de próstata. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a este tipo de câncer, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Novembro azul é mais do que prevenção do câncer de próstata, precisamos falar sobre a saúde do homem como um todo. Essa ação do Instituto é importante para conscientização dos servidores sobre a realização de exames, prevenção e cuidado da saúde.” explicou o palestrante. Na ocasião, ele ainda falou sobre bioética.

Para o servidor Felipe Mendes Dias de Lima, "iniciativas como essa, além de esclarecerem dúvidas corriqueiras, nos estimulam e nos despertam para um cuidado mais regular com a saúde. Gosto muito dessas palestras porque demonstram uma atenção que a instituição possui com os servidores. A palestra foi muito produtiva e não discursou apenas sobre a prevenção do câncer de próstata, mas sim sobre a atenção geral à saúde do homem, sendo ela o resultado de uma alimentação saudável conciliada com a prática regular de exercícios físicos para uma melhoria contínua na qualidade de vida. Penso que o objetivo foi de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco nossas vidas".

Gilmar dos Santos Sousa Miranda também participou da ação e comentou que, “momentos como esse devem ser muito valorizados. Embora esse assunto ainda seja visto como um tabu, acho que é imprescindível a discussão, pois, trata-se de nossa saúde, que é um bem imensurável. Acredito que um mês inteiro com ações dedicadas à temática possa despertar o interesse e a atenção dos homens para a seriedade do assunto”.

Para finalizar as atividades, os servidores participarem do bingo: "Bingode" e receberam brindes. O calendário de ações junto aos servidores continua em dezembro, com tema: a luta contra a AIDS.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
23/11/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página