Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apoio à Qualificação

Plano de ações institucionais incentiva qualificação de servidores 

Anualmente, o IFSULDEMINAS, por meio das Pró-reitorias e Diretoria de Gestão de Pessoas, lança editais de apoio ao servidor para progressão na carreira e para produção acadêmica, científica e tecnológica, sempre com vistas ao desenvolvimento pessoal do trabalhador. Desde 2009, cerca de 650 benefícios já foram concedidos dentro das seguintes ações:

Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ)

O PIQ visa a contribuir para o desenvolvimento do servidor como profissional e cidadão e capacitá-lo para o exercício de atividades de forma articulada com a função social da Instituição. Podem se inscrever servidores efetivos ou em estágio probatório, efetivamente matriculados em cursos de Instituições reconhecidas em suas devidas instâncias, tais como o Ministério da Educação (MEC) ou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os recursos para esse programa são disponibilizados do orçamento próprio da instituição e concedidos pelo período de cinco meses, duas vezes ao ano, por meio de edital.

Afastamento pleno 

O programa tem como objetivo possibilitar ao servidor um período para se dedicar integralmente à Pós-graduação Stricto Sensu ou Pós-doutorado. O edital garante e estimula o desenvolvimento individual e profissional, promovendo a qualificação do servidor e o progresso do sistema organizacional, visando a alimentar e disseminar a busca por conhecimento, bem como possibilitar a preparação do servidor para melhor desempenho das suas funções.

Podem solicitar afastamento servidores titulares de cargos efetivos na Administração Pública Federal há, pelo menos, três anos para mestrado e quatro anos para doutorado, incluindo o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares, para gozo de licença capacitação nos dois anos anteriores à data da solicitação de afastamento.

Afastamento parcial

A Resolução 56/2018 - aprovada, neste ano, pelo Conselho Superior - permite ao servidor técnico-administrativo solicitar o afastamento parcial (até 50% da carga horária) para cursar Stricto Sensu. Podem requerer esse afastamento servidores que trabalham no IFSULDEMINAS há pelo menos três anos, no caso de mestrado, e quatro anos para doutorado. Não tem direito ao benefício servidores com função gratificada ou cargo de direção.

Concessão de horas para servidores técnico-administrativos

Outra possibilidade disponibilizada ao servidor técnico-administrativo é a concessão de horas semanais para se dedicar à qualificação. Essa possibilidade também é regida pela Resolução 56/2018. O servidor pode solicitar a concessão de 20% de sua carga horária semanal para diferentes modalidades de qualificação em educação formal que possam contribuir para o seu desenvolvimento, para a melhoria da sua eficiência e para a qualidade dos serviços prestados.

Licença Capacitação

O benefício permite que o servidor se licencie de seu cargo por até 90 dias, para cada cinco anos de efetivo exercício, para a realização de cursos de capacitação.

MINTER e DINTER

O IFSULDEMINAS realizou parcerias para ofertar programa de apoio à realização de cursos de Pós-graduação Stricto Sensu interinstitucionais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em 2010, 15 servidores tiveram a oportunidade de cursar o Mestrado Institucional (MINTER) por meio de uma parceria com Universidade Federal Fluminense (UFF) e, desde 2016, 12 servidores cursam Doutorado Institucional (DINTER) pela Unesp - Campus Rio Claro.

Apoio à pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) lança editais para participação em eventos científicos com reembolso de diárias e da taxa de inscrição e também para publicação de pesquisas em periódicos. Os processos de concessão de apoio são de fluxo contínuo. Confira:

Reembolso da taxa de revisão, tradução, submissão e/ou publicação de artigos em periódicos científicos

O objetivo é incentivar os servidores efetivos e em exercício no IFSULDEMINAS a publicar suas pesquisas em periódicos científicos de ampla circulação, aspectos reconhecidos pela classificação em extrato Qualis ou Journal Citation Report – JCR (periódicos internacionais).

Reembolso de pagamento de inscrição em eventos 

Servidores efetivos e em exercício podem solicitar reembolso de inscrição em eventos científicos nacionais e internacionais. A proposta é incentivar a publicação de pesquisas em eventos técnico-científicos, fortalecendo a cultura da pesquisa científica na Instituição.

Auxílio em forma de diárias para apresentação e publicação em eventos científicos internacionais

O objetivo é estimular a publicação em eventos científicos no exterior, por meio da concessão de diárias, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa, pós-graduação e inovação da Instituição.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
31/10/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página