Roda de conversa

Setembro amarelo é marcado por roda de conversa para os servidores da Reitoria

foto3No dia 25 de setembro, os servidores da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram de uma roda de conversa sobre o tema "Falar pode salvar vidas", com o psicólogo Túlio Trevisan. A ação foi realizada no período da manhã e tarde pela Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Comissão de Qualidade de Vida.

O psicólogo explicou que “a Campanha Setembro Amarelo é uma ação de prevenção do suicídio. É importante abordar este tema por se tratar de um problema de saúde pública grave, que está entre as principais causas de morte no país e cujos índices de ocorrência têm aumentado nos últimos 20 anos. A boa notícia é que o problema pode ser evitado na maioria dos casos, com intervenções adequadas. Para isso, precisamos quebrar o tabu, disseminar as informações e orientar as pessoas para que elas possam atuar na prevenção com aqueles com quem convivem, seja em casa, com os amigos ou no trabalho”.

Para a servidora Rosana Aparecida Rennó, a roda de conversa foi uma oportunidade para discussão sobre os mitos e verdades que envolvem o assunto. “Foi muito produtiva a conversa e verificamos que é preciso falar corretamente sobre o assunto, de modo a evitar informações inadequadas, e que devemos ter consciência de nos colocarmos para ajudar uns aos outros através da escuta e do entendimento, sem julgamento”.

O servidor Márcio José Previtalli também participou do encontro e acredita que foi relevante, pois propiciou aos servidores a oportunidade de falar de um tema complexo que é o suicídio, que, ainda hoje, é um assunto rodeado de tabus. “A roda de conversa foi um importante momento de conscientização e aprendizado, onde pudemos conhecer as melhores formas de prevenção do suicídio e entender que falar sobre ele pode, sim, salvar vidas”, concluiu.

O calendário de ações junto aos servidores segue em outubro, com o tema câncer de mama; em novembro, será a vez de falar sobre a saúde masculina e, em dezembro, a luta contra a AIDS será o tema do mês.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
02/10/2018