Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alcoolismo

IFSULDEMINAS promove reflexão sobre o uso do álcool e de outras drogas 

DSCN8725Com objetivo de levar conhecimento sobre alcoolismo e uso de outras drogas, a Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSULDEMINAS promoveu nesta sexta-feira, 31 de agosto, uma palestra com psicólogo e especialista em dependência química da CAPS de Pouso Alegre, Adriano Geraldini. Os participantes ouviram sobre os padrões de uso do álcool, o que é uso social, o que é dependência, como identificar se o uso é nocivo ou não.

O palestrante explicou que “não existe um diagnostico padrão, é pessoal, pois a relação que cada pessoa estabelece com uso de álcool é diferente. É preciso entender o contexto para saber como ajudar. O alerta começa a aparecer quando o dia a dia da pessoa fica mais direcionado para o uso do álcool e ela deixa de cumprir com seus deveres por conta disso. A importância de conversarmos sobre isso, é justamente para que cada um possa reconhecer como lida com o álcool no seu dia a dia”.

“A Comissão de Qualidade de Vida buscou com essa ação promover uma discussão sobre o uso de bebidas alcoólicas, levando informação e oferecendo aconselhamento e apoio, que visam a redução dos danos causados pela ingestão abusiva desse tipo de substância. Acho de grande valia essas oportunidades em que podemos adquirir um pouco mais de conhecimento sobre assuntos que fazem parte do nosso dia a dia, nos auxiliando na prevenção e promoção da saúde", avaliou a servidora Mônica Ribeiro de Araújoa, coordenadora do setor de Qualidade de Vida. 

João Paulo Mariano é assistente em administração no setor de Legislação e Normas, para ele, " o bate-papo sobre o alcoolismo e outras drogas, nos permitiu um olhar diferente sobre a questão das drogas e seu consumo. A explicação de um especialista agrega muito no senso comum e nos faz enxergar as situações com outros olhos e visualizarmos novas possibilidades", concluiu. Ao final, os servidores puderam responder a um questionário com perguntas para identificar o uso do álcool no dia a dia. 

A técnica em assuntos educacionais, Juliana Roberto de Oliveira disse que " este relevante assunto pode nos auxiliar na busca de uma vida mais saudável e fundamentar-nos a ajudar nossos amigos e familiares. Em minha opinião ações como estas são de grande importância para nossa formação humana e consequentemente contribui para o desenvolvimento de nossa carreira profissional. Avalio muito positivamente a iniciativa e parabenizo aos proponentes por se preocuparem com este assunto tão fundamental nos dias atuais".

O calendário de ações junto aos servidores segue em setembro, com assunto sobre a saúde mental; em outubro, câncer de mama; em novembro, será a vez de falar sobre a saúde masculina e, em dezembro, a luta contra a AIDS será o tema do mês.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 31/08/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página