Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IF Solidário no Asilo

Projeto do IFSULDEMINAS beneficia Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre

IMG 1811Com objetivo de suprir as carências da comunidade e para que o IFSULDEMINAS esteja ainda mais presente em diversos setores de Pouso Alegre, foi realizada mais uma ação do IF Solidário, desenvolvido por iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), na manhã desta quinta-feira, 01 de março. Os servidores foram até o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora para um bate-papo com os idosos e para doação de fraldas.

A iniciativa integra as atividades do projeto, que surgiu para celebrar o Dia Internacional da Caridade. Por meio das "Guloseimas da DGP", os servidores da Reitoria colaboram comprando variados quitutes, como bolos, sanduíches, brigadeiros, tortas, e os valores são utilizados para custear as ações.

Uma das idealizadoras da ação, a servidora da Coordenação de Qualidade de Vida, Samara Bruzadelli Moscardini explicou que, “primeiramente pensamos em uma "Festinha de Carnaval", pois achamos que traria boas lembranças aos idosos, reviver os tempos das marchinhas. Como temos dois asilos em Pouso Alegre, achamos que a necessidade material no Asilo Auxiliadora seria mais urgente, por isso lá optamos pela doação de fraldas”.

No total foram entregues 84 pacotes de fraldas. “As ações de solidariedade são muito gostosas de participar, pois nos permite perceber o outro e nos doar. Ver que outras pessoas têm necessidades muito maiores que as nossas e que se contentam com muito pouco, um "dedinho de prosa", como aconteceu no Asilo. No ambiente de trabalho vejo que também traz benefícios, pois trabalha-se o espírito de equipe, a cooperação, é possível conhecer melhor os colegas de trabalho e até mesmo desenvolver talentos”, concluiu Samara.

A servidora, Pamela Oliveira também participou da ação. “Segundo o World Giving Index 2017, o Brasil ocupa a 75ª posição no índice mundial da caridade. Na presente data fomos inspirados, pelo IF Solidário, a refletir e melhorarmos as nossas práticas de caridade. Enquanto as fraldas geriátricas foram entregues, tivemos a oportunidade de praticarmos o ato de ouvir, sorrir, sentir, experienciar e compreender a realidade dos moradores do Asilo Nossa Senhora Auxiliadora”. 

IMG 1762

João Benedito José Ribeiro Filho, morador do Asilo, conta que gosta muito desses momentos. “As visitas que vocês fazem para nós, eu acho muito bom, é uma ajuda que vocês tão dando. Eu gosto de conversar, de cantar, ainda tô com a cabeça boa.” Moradora há oito anos do asilo, a senhora, Maria de Lourdes Gonçalves disse que acha muito bom quando alguém vai visitá-los, "é gostoso, alegra nosso dia, quando vão embora a gente acha falta”.

O presidente da instituição, Antônio de Godoy, explicou que o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora é mantido pela Associação São Vicente de Paulo, uma entidade filantrópica e que ações como esta do IF Solidário são muito importantes. “Atendemos, hoje, 43 idosos e muito deles precisam de um cuidado contínuo, diário, pois são cadeirantes, por essa razão nosso custo é bem alto. Nós temos a intenção de conseguir padrinhos para oferecerem uma doação mensal. Utilizamos, por exemplo, 25 litros de leite por dia, se 66 pessoas doarem uma caixa de leite por mês, nos ajudará muito". 

Doações

O horário de visita no Asilo Nossa Senhora Auxiliadora é das 15h às 17h, todos os dias, inclusive nos finais de semana. O endereço é: Rua Cássio Carvalho Coutinho, 15, Pouso Alegre.Mais informações sobre doações pelo telefone (35) 3423-0177.

 

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
02/03/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página