Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pós-graduação em Matemática - 2019
Início do conteúdo da página

Pós-graduação em Matemática - 2019

Publicada a convocação para matrícula em 2ª chamada da Pós-graduação em Educação Matemática

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou nesta quarta-feira, 04/12, os nomes dos candidatos convocados para matrícula em 2ª chamada do cursos de Pós-graduação em Educação Matemática do campus Inconfidentes.  O prazo para matrículas é do 05 ao 06 de Dezembro 2019.

Documentação a ser entregue no ato da matrícula:

- Certidão de nascimento ou casamento;
- 1 foto 3x4;
- RG - CPF;
- Histórico Escolar de Graduação;
- Certificado de Conclusão ou Diploma da Graduação;
- Título de Eleitor - Comprovante de Quitação Eleitoral ou da última votação;
- Carteira de reservista/Alistamento militar;
- Comprovante de Residência Atenção: O candidato deverá entregar a documentação em cópia autenticada ou em cópia simples, com apresentação do documento original.
Atualizado em 05/12/2019

__________________________________________________

Edital da Pós-graduação em Educação Matemática tem cronograma retificado

- Edital 157/2019 - retificação/03

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa que o Edital 157/2019, referente à Pós-Graduação em Educação Matemática - Campus Inconfidentes, teve o cronograma retificado quanto as convocações e primeira e segunda chamada. Dúvidas e contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atualizado em 25/10/2019

__________________________________________________

Divulgado resultado preliminar em 1ª chamada da Pós-graduação em Educação Matemática

- Edital 157/2019: resultado preliminar em 1ª chamada

Foi divulgado nesta quarta-feira, 27/11, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o resultado preliminar em 1ª chamada do Processo Seletivo para o ingresso no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática – modalidade de Ensino a Distancia (EaD), a ser oferecido pelo Campus Inconfidentes.

Atualizado em 27/11/2019

__________________________________________________

IFSULDEMINAS convoca candidatos autodeclarados pretos ou pardos para verificação fenotípica 

- Edital 157/2019: Relação de candidatos convocados

A comissão de Pós-Graduação em Educação Matemática do Campus Inconfidentes divulga lista de convocados para comparecerem na Comissão de Heteroidentificação a ser realizada no dia 21 de novembro de 2019, quinta-feira, às 15 horas, na Sala de Reuniões do DDE, na Fazenda Escola do Campus Inconfidentes.

O critério de avaliação da Comissão de Heteroidentificação é unicamente fenotípico (características físicas) do próprio candidato. Não serão considerados outros critérios, como: documentos pretéritos ou a ascendência (parentes como pais e avós) do candidato. Aqueles que tiverem sua autodeclaração indeferida, constarão apenas na listagem de ampla concorrência.

Atualizado em 21/11/2019

__________________________________________________________________________________________

Divulgado resultado final da Pós-graduação em Educação Matemática do campus Inconfidentes

- Edital 157/2019 - resultado final

Foi divulgado nesta segunda-fdeira, 18/11, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) o resultado final, referente à Pós-Graduação em Educação Matemática - Campus Inconfidentes.

Atualizado em 18/11/2019

__________________________________________________

Divulgado resultado preliminar do curso de Pós-graduação em Educação Matemática

- Edital 157/2019 - resultado preliminar

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta terça-feira, 12/11, resultado preliminar, referente à Pós-Graduação em Educação Matemática - Campus Inconfidentes.
 
Atualizado em 12/11/2019

__________________________________________________

IFSULDEMINAS divulga relação de inscritos para o curso de Pós-graduação em Educação Matemática

- Edital 157/2019 - relação de inscritos

Foi divulgado nesta segunda-feira, 04/11, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a relação dos inscritos referente ao Processo Seletivo para o ingresso no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática – modalidade de Ensino a Distancia (EaD), a ser oferecido pelo Campus Inconfidentes.

Atualizado em 04/11/2019

__________________________________________________

Edital da Pós-graduação em Educação Matemática é retificado e inscrições são prorrogadas

- Edital 157/2019 - retificação/02

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa que o Edital 157/2019, referente à Pós-Graduação em Educação Matemática - Campus Inconfidentes, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 1º de novembro de 2019. A entrega de documentos deve ser realizada também até o dia 1º de novembro de 2019.

Atualizado em 25/10/2019

__________________________________________________

Abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação em Educação Matemática (EaD)

- Edital 157/2019

- Edital retificado/01

- Inscrição

 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para o Processo Seletivo para ingresso no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática – modalidade de Ensino a Distancia (EaD), a ser oferecido pelo Campus Inconfidentes. No total são 50 vagas, voltadas para profissionais com formação em cursos superiores, tanto bacharelado quanto licenciatura, nas áreas de Matemática e outras ciências exatas.

A pós-graduação tem como objetivo contribuir para formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica, propiciando especialização aos profissionais que ensinam a disciplina nos anos finais do Ensino Fundamental e  Médio, para que os mesmos tenham subsídios conceituais, teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica reflexiva e flexível, podendo, assim, realizar, de forma consciente, intervenções adequadas para a solução dos problemas de aprendizagem que possam surgir no âmbito da sala de aula.

A especialização é gratuita, não possuindo taxas de matrícula ou de inscrição. O candidato deverá estar ciente que, se aprovado, sua participação nos encontros presenciais no Polo de Apoio Presencial será imprescindível para sua formação.

Vagas

 
 
 
Curso
 
 
 
Polo Presencial
 
 
Nº de vagas Ampla 
Concorrência
Nº de vagas Pretos, Pardos, Indígenas ou Pessoas com Deficiência
 
 
Total
de
Vagas

Pós-Graduação Lato Sensu em Educação

Matemática –

Modalidade EAD

Inconfidentes

40

10

50

Haverá a reserva de 20% das vagas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência. Os candidatos aprovados dentro das vagas reservadas deverão comprovar a sua condição no momento da matrícula, da seguinte forma:

a) No caso de candidato preto, pardo ou indígena, ele assinará um termo de autodeclaração, conforme modelo constante no Anexo I do edital.
b) No caso de candidato com deficiência, ele deverá apresentar laudo médico original, com no máximo um ano, que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência.
c) Para candidatos autodeclarados indígenas, além do preenchimento da autodeclaração, é obrigatória a apresentação de carta de recomendação assinada pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato. Caso o candidato resida em área urbana, deve ser apresentada a carta de recomendação da FUNAI.

O IFSULDEMINAS poderá constituir comissão para verificação da veracidade da autodeclaração de preto ou pardo ou indígena que o candidato fez no momento da inscrição. Na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem classificatória.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet por meio do endereço eletrônico (Link) até as 23h59, do dia 25 de novembro de 2019. Desta forma, para efetivar a inscrição, é necessário o correto preenchimento do sistema de inscrição. É vetada a participação do candidato que esteja matriculado em outro curso do mesmo nível do IFSULDEMINAS.

Critérios de seleção

Para o preenchimento das vagas, o candidato deverá apresentar Carta de Intenções e documentação comprobatória da formação acadêmica e da atuação docente, conforme especificado no quadro três do edital. O envio da documentação deverá ser feito por meio do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título: SELEÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – INCONFIDENTES. No corpo do texto o candidato deverá registrar seu nome completo e CPF.

A documentação comprobatória da formação acadêmica e da atuação docente deverá ser digitalizada em um único arquivo, em formato PDF, e anexada à mensagem do e-mail. Já a Carta de Intenção também deverá estar em formato PDF, porém, em arquivo separado das demais documentações citadas no item 5.2.2 do edital.

A seleção será realizada por meio da análise da carta de intenções, bem como da documentação comprobatória de escolaridade e atuação docente apresentadas.

Resultados

A divulgação da lista final de classificação será publicada a partir das 14 h, do dia 18/11/2019, no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS (link): vestibular.ifsuldeminas.edu.br.

Recursos

O candidato terá até dois dias úteis subsequentes à divulgação dos eventos apontados no cronograma, para entrar com recurso, conforme informações, instruções e horários constantes no 7.1 e 7.2.1 do edital.

O recurso deverá ser dirigido, em primeira e única instância, à COPESE do campus Inconfidentes, e apresentado mediante preenchimento do requerimento constante no Anexo II, que deverá ser protocolado pessoalmente junto à COPESE do campus Inconfidentes no horário das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, ou encaminhado para o endereço de e-mail: copese.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br, até o horário limite de 17h, obedecendo-se os prazos delimitados para recurso, em cada uma das etapas definidas no cronograma.

Matrícula

As matrículas dos classificados em primeira chamada deverão ser realizadas, presencialmente, nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2019, na Secretaria Acadêmica do Campus Inconfidentes, situada na Fazenda-Escola, à Rua Sargento Mor Toledo Piza, S/N – Centro – Inconfidentes – MG, 37576-000, no horário das 14h às 17h.

Os candidatos que não se matricularem até as 17h do último dia serão considerados desistentes, sendo chamados os candidatos que estiverem na condição de excedentes, segunda chamada, a ser realizada, presencialmente, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2019.

Início das aulas

Os encontros presenciais serão realizados no Campus Inconfidentes, de acordo com calendário a ser divulgado oportunamente pela Coordenação do Curso, sendo a presença na aula inaugural obrigatória para que o acadêmico possa receber as orientações, login e senha para acesso a plataforma de Ensino Aprendizagem do programa.

Em caso de não comparecimento à aula inaugural, o candidato deverá encaminhar a justificativa, no prazo de 48 horas, para o e-mail da coordenação do curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A não justificativa dentro do prazo implicará em cancelamento da matrícula.

A data de início das aulas será divulgada no endereço eletrônico do Campus Inconfidentes

Cronograma

Evento

Data/Período

Publicação do Edital

30/09/2019

Inscrição para o Processo Seletivo

A partir das 12 h do dia 30/09/2019 a 25/10/2019

Divulgação da lista de Inscritos

A partir das 10 h do dia 30/10/2019

Impressão do CDI – Comprovante Definitivo de Inscrição

A partir de 31/10/2019

Divulgação da Lista Preliminar de Classificação após Análise da Carta de Intenção e Currículo

A partir das 14h do dia 11/11/2019

Apresentação de Recurso quanto à Classificação

12/11/2019 até as 17h de 13/11/2019

Análise dos Recursos quanto à Classificação

12 a 14/11/2019

Divulgação da Lista Final de Classificação e Convocação para 1ª Chamada

A partir das 14 h do dia 18/11/2019

Matrículas 1ª chamada e Entrega de Documentação Comprobatória para Ação Afirmativa e PcD

19, 20 e 21/11/2019

Análise da Documentação (Ação Afirmativa e PcD)

19 a 22/11/2019

Resultado Preliminar da Matrícula na 1ª Chamada

A partir das 14 h do dia 26/11/2019

Apresentação de Recurso quanto ao indeferimento nas Ações Afirmativas e PcD – 1ª Chamada

27/11/2019 até as 17h de 28/11/2019

Análise dos Recursos da 1ª Chamada

27 a 29/12/2019

Resultado da 1ª Chamada e Convocação para 2ª Chamada

A partir das 14h do dia 03/12/2019

Matrículas 2ª chamada e Entrega de Documentação Comprobatória para Ação Afirmativa e PcD

04 e 05/12/2019

Análise da Documentação (Ação Afirmativa e PcD)

04 a 06/12/2019

Resultado da Preliminar da Matrícula na 2ª Chamada

A partir das 14h do dia 10/12/2019

Apresentação de Recurso quanto ao indeferimento nas Ações Afirmativas e PcD – 2ª Chamada

11/12/2019 até as 17h de 12/12/2019

Análise dos Recursos da 2ª Chamada

11 a 13/12/2019

Resultado Final da 2ª Chamada e Divulgação das Vagas Excedentes

A partir das 14h do dia 17/12/2019

Início da Convocação Pessoal

A partir de 06/01/2020

Início das Aulas

14/02/2020

 
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
30/09/2019
Atualizado: 07/10/2019
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página