Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > 9º Educação em Foco
Início do conteúdo da página

9º Educação em Foco

9ª Educação em Foco reúne licenciandos do IFSULDEMINAS no Campus Inconfidentes

Captura de tela 2025 11 19 152232O Campus Inconfidentes sediou, no dia 13 de novembro, a nona edição do Educação em Foco, evento institucional que, neste ano, trouxe o tema Licenciaturas em Diálogo: escola, sociedade e cidadania.

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento reuniu 355 participantes, entre estudantes das licenciaturas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), servidores e gestores da Reitoria e dos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, participou da solenidade de abertura e destacou o compromisso do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) com as licenciaturas. Segundo ele, a instituição trabalha constantemente na articulação entre Ensino e Extensão, tendo como exemplo o PIBID e o próprio Educação em Foco. “Este evento é uma iniciativa muito relevante, pois promove atividades formativas que fortalecem e impulsionam as práticas educativas, alinhadas às demandas da sociedade”, pontuou o gestor.Captura de tela 2025 11 19 152138

O pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, ressaltou o papel do Educação em Foco para o aprimoramento das licenciaturas do IFSULDEMINAS. “Nestas nove edições, o evento tem superado a ideia de uma ação pontual para se tornar um termômetro da qualidade das nossas licenciaturas, se firmando como um espaço essencial de integração, debate e fortalecimento da identidade de servidores e estudantes de diferentes áreas. Sua importância está justamente em criar esta comunidade de futuros educadores, promovendo a soma de saberes e experiências e a reflexão coletiva sobre a prática pedagógica, o que é fundamental para a qualidade da formação que oferecemos”.

Captura de tela 2025 11 19 151916Para a pró-reitora de Extensão, o evento reforça a aproximação entre IFSULDEMINAS e comunidade. “A Extensão se faz viva quando aproximamos a escola, a comunidade e os nossos alunos das licenciaturas. Seja pelo estágio docente obrigatório, pelo PIBID ou por outras ações formativas, essa relação cria um movimento concreto de diálogo e troca. Os estudantes vivenciam a realidade escolar, compreendem o território e interagem com as demandas reais da educação básica. Esse vínculo fortalece tanto a formação docente quanto a presença do IFSULDEMINAS na comunidade, mostrando que nossa atuação tem impacto direto no cotidiano das pessoas”.

A coordenadora institucional do PIBID, professora Luciana Buranello, enfatizou a oportunidade dos estudantes compartilharem saberes e vivências durante o evento, para enriquecerem práticas pedagógicas ainda em construção. “É sempre relevante fortalecer a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na formação inicial de professores, considerando que é no contexto de eventos como este e das licenciaturas que os futuros professores se tornam parte do processo de formação, constroem sua identidade docente e se preparam para os desafios da sala de aula”. O PIBID atualmente conta com 432 estudantes vinculados e 20 docentes que atuam na execução do programa no IFSULDEMINAS.

ProgramaçãoCaptura de tela 2025 11 19 151559

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor, dos pró-reitores de Ensino e Extensão e suas equipes, do diretor-geral do Campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes, além de servidores e estudantes. Durante a cerimônia, também houve a apresentação cultural do projeto de Extensão Agito, do Campus Inconfidentes.

Em seguida, o professor César Nunes, titular da Faculdade de Educação da Unicamp, apresentou uma conferência sobre Educação, Humanização e Prática Social. Sua fala buscou acolher os participantes e elevar a autoestima da comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que refletiu sobre a responsabilidade dos profissionais na melhoria da qualidade social da Educação e da escola pública.

No período da tarde, quatro grupos de trabalho discutiram temas específicos das áreas de formação das licenciaturas do IFSULDEMINAS, sendo eles: Alfabetização, Pedagogia, Educação Física e Letras; Biologia; Matemática e Química; e Geografia e História. Ao todo, 341 participantes compuseram os grupos.

Captura de tela 2025 11 19 151629Os pibidianos e demais alunos das licenciaturas compartilharam saberes e experiências exitosas, discutiram o papel do PIBID na formação docente e destacaram a importância da atuação conjunta entre o IFSULDEMINAS e as escolas públicas municipais e estaduais. Também foi ressaltado o papel dos professores supervisores do PIBID como coformadores, reforçando a construção de uma relação horizontal entre a instituição e a educação básica.

 

Mostra de Projetos

Encerrando a programação, a Mostra de Projetos das Licenciaturas do Campus Inconfidentes reuniu 50 trabalhos e promoveu um amplo espaço de diálogo sobre áreas como alfabetização, experiências pedagógicas, ciências exatas, ciências humanas e ciências ambientais e da natureza.

Captura de tela 2025 11 19 151515Um dos destaques foi o projeto “O Tupi que você fala”, desenvolvido pelos pibidianos Jonas Campos Francisco e Pedro Henrique Rodrigues Narcizo, estudantes da Licenciatura em Pedagogia do Campus Inconfidentes. A iniciativa recebeu o prêmio Paulo Freire 2025, que reconhece ações educacionais de excelência realizadas no âmbito do PIBID em todas as regiões do Brasil.

Executado entre abril a julho deste ano com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ester Favilla, no município de Ouro Fino (MG), o projeto utilizou uma obra com palavras de origem tupi como ferramenta no processo de alfabetização e letramento. Os pibidianos também evidenciaram a presença de palavras indígenas no vocabulário cotidiano, como nomes de frutas e animais, com o objetivo de valorizar a importância das culturas originárias na construção da identidade brasileira e inserir no universo das crianças um rico aprendizado sobre o cultivo de alimentos, o cuidado da terra e a biodiversidade nativa.

Jonas reforçou a importância do PIBID para a qualidade de sua formação acadêmica, assim como para o seu desenvolvimento pessoal. “Podemos notar que a conexão entre o Ensino Superior com o Ensino Básico deve ser uma constante na educação brasileira, unindo Pesquisa, Ensino e Extensão e gerando impacto sociocultural em práticas que ampliem o conhecimento sobre as relações étnico-raciais fortemente presentes no país e o respeito pelos povos indígenas, quilombolas, rurais e tradicionais que atuam em proteção à biodiversidade nativa brasileira. Além disso, que possamos valorizar cada vez mais a docência, formando professores e estudantes mais conscientes a respeito das mudanças climáticas, da produção agroecológica de alimentos e preparados para aplicar metodologias de ensino inovadoras”.

Texto: Renata Cunha
Fotos: Ascom Campus Inconfidentes
Data: 21/11/2025
registrado em:
Fim do conteúdo da página
Salvar
Preferências do usuário sobre cookies
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar conforme o esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Ler mais
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
Aceitar
Recusar
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Google
Aceitar
Recusar
Facebook
Aceitar
Recusar
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Cookies
Aceitar
Recusar