Lacre amigo
IFSULDEMINAS arrecada 350 mil lacres de alumínio e conquista cadeira de rodas pelo Projeto Lacre Amigo

Após quatro anos de mobilização contínua, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) alcançou uma conquista significativa: a troca de aproximadamente 350 mil lacres de latinhas, armazenados em 140 garrafas PET de 2 litros, por uma cadeira de rodas destinada ao Campus Três Corações. A entrega, realizada em 27 de novembro de 2025, foi possível graças à participação ativa de estudantes, servidores e comunidade externa, por meio do Projeto Lacre Amigo, iniciativa da concessionária Arteris Fernão Dias.
A campanha — iniciada em outubro de 2019 pela Coordenadoria de Sustentabilidade (CSUT) — tinha, inicialmente, o objetivo de destinar os lacres ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre. Porém, a partir de 2021, o Instituto decidiu continuar a arrecadação para realizar a troca por conta própria, beneficiando diretamente sua comunidade acadêmica. Em outubro de 2025, o objetivo foi finalmente alcançado: a troca dos lacres em uma cadeira de rodas destinada ao IFSULDEMINAS.
Um esforço coletivo que mobilizou campi e servidores
O destaque da arrecadação foi do Campus Inconfidentes, responsável por 101 garrafas cheias de lacres. A servidora Sissi Karoline Bueno da Silva coordenou a campanha local, garantindo a participação da comunidade interna e externa. “Foi uma campanha contínua. Começamos em 2019 e não paramos mais. A maior dificuldade ainda é o desconhecimento da população sobre onde doar o material, mas ações como essa aproximam a sociedade da instituição e reforçam que fazemos muito mais do que oferecer ensino de qualidade.”, destacou Sissi.
Na Reitoria, o então coordenador de Sustentabilidade, Leonardo Manso, centralizava e organizava os lacres recebidos pelos campi. Com sua saída, o servidor João Paulo Silveira de Almeida assumiu e concluiu a missão: "Foi uma verdadeira maratona conseguirmos juntar 140 garrafas pets de 2 litros. O objetivo desta etapa foi totalmente alcançado, e nós dizemos 'muito obrigado', a cada um que separou seus lacres e contribuiu com esse projeto". João Paulo também adiantou que novas estratégias estão sendo estudadas para incentivar e ampliar a continuidade de campanha.
A CSUT decidiu que a destinação da cadeira deveria ser feita por um setor especializado em políticas de inclusão. Assim, a entrega foi assumida pela Coordenadoria de Ações Inclusivas (CAIN), vinculada ao NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais), que realizou o levantamento institucional e identificou a maior necessidade.
Destino: Campus Três Corações
A coordenadora da CAIN, Mayara Lybia da Silva, explica o critério adotado: “A seleção levou em conta uma necessidade já identificada no Campus Três Corações, que havia sinalizado a falta de uma cadeira de rodas para apoiar a mobilidade de um estudante. O envio tinha que ser imediato, garantindo que o equipamento chegasse onde havia uma demanda real.”
A cadeira foi recebida oficialmente no campus pela professora Solange Moreira Dias de Lima, coordenadora do Projeto IF Sustentável: Pequenas Ações, Grandes Transformações. “A cadeira realmente era uma necessidade do campus, já que não possuíamos uma própria e, quando precisávamos, dependíamos de empréstimos. Recebê-la foi muito gratificante. Mostra que pequenas ações geram grandes transformações na vida das pessoas.”
O estudante Tiago Tomé de Oliveira, do primeiro ano do Técnico em Administração Integrado, é o primeiro usuário do equipamento. Ele comenta que está sendo essencial para acompanhar as aulas seguir com a sua recuperação. "“Fiz uma cirurgia e não posso andar por um período. A cadeira me ajuda a me deslocar com segurança e seguir participando das atividades. Ações como essa mostram que o campus realmente se preocupa com o bem-estar e com a acessibilidade. Para mim, fez toda a diferença.”
Para a coordenadora do NAPNE em Três Corações, Anne Bueno, a chegada da cadeira foi recebida com grande alegria: “A cadeira que utilizávamos era emprestada e já precisava de reformas. Poder contar com um equipamento obtido por uma ação que, além do impacto social, contribui com o meio ambiente, tem um sabor especial. Esses lacres seriam um problema na natureza e agora se transformam em acessibilidade, cuidado e inclusão.”
Uma campanha que continua
A arrecadação de lacres segue ativa no IFSULDEMINAS. Em Inconfidentes, os pontos de coleta permanecem na biblioteca e na Incubadora, na Reitoria, os servidores e colaboradores podem deixar seus lacres na Área de Vivência e no Campus Três Corações, os interessados também podem deixar seus anéis de lata para arrecadação. A meta agora é iniciar a formação de um novo volume de lacres para que outra cadeira de rodas possa ser adquirida e destinada à comunidade que mais necessitar. "Sim, a campanha continua! Vamos juntos para a próxima troca!", conclui João Paulo.
Sobre o Projeto Lacre Amigo
O Projeto Lacre Amigo, desenvolvido pela Arteris, transforma lacres de alumínio em ações de acessibilidade por meio da reciclagem. A iniciativa mobiliza escolas, instituições e empresas na coleta dos lacres, que são encaminhados a parceiros recicladores — responsáveis por gerar os recursos utilizados na compra de cadeiras de rodas.
O programa trabalha exclusivamente com lacres pela facilidade de armazenamento e pela liga metálica mais adequada ao processo de reciclagem. De acordo com o regulamento oficial, são necessários cerca de 90 kg de lacres, equivalentes a 140 garrafas PET de 2 litros, para a troca por uma cadeira de rodas.
Presente em cinco estados, o Lacre Amigo estimula práticas sustentáveis, engaja a comunidade e fortalece iniciativas de inclusão social por meio da destinação de equipamentos a instituições que comprovem necessidade.
Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Com informações: Solange Moreira Dias de Lima
Data: 10/12/2025
Redes Sociais