JOSIF 2025
17ª Jornada Científica e 14º Simpósio de Pós-Graduação agitam o Campus Passos

Estudantes de todos os campi se reúnem entre os dias 5 e 7 deste mês no Campus Passos para apresentarem os resultados de suas pesquisas e estudos. Além da apresentação dos trabalhos, há palestras, atividades culturais e muita troca de conhecimento.
A cerimônia de abertura contou com a apresentação musical do Coral Novo Tom. Em seguida, a mesa foi composta pelo reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, pelo diretor-geral do Campus Passos, professor Juliano de Souza Caliari, e pelo coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Passos, professor Thomé Simpliciano Almeida.
O reitor substituto, professor Carlos Henrique, em seu discurso, agradeceu a presença de todos e comemorou o fato de o IFSULDEMINAS ser uma instituição que "consegue fazer essa verticalização da pesquisa por meio do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação". Além disso, Carlos Reinato lembrou que a Jornada faz 17 anos e comentou sobre as adversidades que podem vir surgindo."Temos outros desafios e um deles é demonstrar que a pesquisa precisa ter cada vez mais espaço, sempre buscando a valorização dela como carga horária de trabalho".
O diretor-geral do Campus Passos, professor Juliano, deu as boas-vindas a todos e agradeceu àqueles que colaboraram com a organização da JOSIF, ressaltando a importância do evento como forma de conhecimento e aprimoramento dos estudantes e pesquisadores. "A programação foi pensada para realmente trazer formação e informação para todos nós, pois ela permite conhecer os temas mais pertinentes das mais diversas áreas, muitos dos quais não fazem parte do nosso cotidiano. Aproveitem o momento não só para apresentar seus trabalhos, mas também para transitar por eles e conhecer o que há de novo, o que os colegas têm estudado e publicado em suas áreas".
Em sua fala, o professor Thomé relembrou o nascimento da JOSIF, as três edições realizadas no Campus Passos, destacando como a Jornada virou cultura e "hoje é o maior evento científico do IFSULDEMINAS, que traz diversas frentes de pesquisa e inovação da instituição". Além disso, o docente ressaltou o evento como a transversalidade do IF, que contempla tanto o jovem que está iniciando a trajetória científica quanto o pesquisador consolidado que já publica em periódicos. "Existimos para isso, para que cada estudante entenda que pesquisar é uma prática formativa e transformadora para todos os níveis. Sintam-se parte dessa história, pois vocês estão mostrando seus trabalhos, mas também assumindo um lugar de autoria, um lugar que produz ciência por muitos anos, de forma contínua e séria".
Após a fala das autoridades, a professora doutora Cláudia Helena dos Santos Araújo foi convidada para ministrar a palestra de abertura "Inteligência Artificial, Ética e Pesquisa". Dando seguimento, a professora doutora Lívia Carolina Vieira palestrou sobre "Inteligência Artificial aplicada à pesquisa: recursos práticos".
Participantes

Helen Bosco, estudante do Mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos do Campus Machado, veio apresentar dois trabalhos que foram desenvolvidos na graduação e também no mestrado: uma capacitação para mulheres em vulnerabilidade social e um de coautoria, que é um biscoito com adição de soro de leite para verificar se a interferência realmente aumentava o teor de proteínas. Como é a segunda vez que ela participa da JOSIF, tendo sido a primeira em Inconfidentes, ela está mais confiante, já tem um pouco da experiência de como funciona, contou com bastante apoio da coordenadora, especialmente na execução dos banners e aproveitou também para contar que gosta muito da área acadêmica e que o projeto com as mulheres abriu esse olhar, mas que também está atuando em indústria para entender o que realmente gosta, pois está nessa parte de experimentação.
Já os estudantes de Engenharia da Computação do Campus Poços de Caldas Marcos Michel Almeida e João Victor Carvalho estão apresentando trabalhos pela primeira vez. Com projetos com os temas de sistema de recomendação de atividades e de carregador de veículos elétricos. Ambos foram orientados pelos devidos coordenadores e estão bem tranquilos em relação à participação deles como apresentadores de trabalhos em formato de banner.
Leandra Lara cursa Técnico em Design Gráfico no Campus Passos. Ela está colaborando com a organização do evento, atuando no credenciamento dos participantes. "Assim que os professores solicitaram nosso apoio, eu achei interessante porque a gente acaba tendo um contato com pessoas dos outros campi e é uma experiência nova de você conseguir organizar um evento, perceber a expectativa do pessoal chegando, a animação deles. E como eu ainda não tive essa experiência de sair para outros campi, então fico feliz em interagir com os demais estudantes".
Do Campus Muzambinho, a professora de Educação Física Januária Andréa Souza Resende veio acompanhando 59 estudantes das áreas de Computação, Informática e Alimentos e contou um pouco sobre as expectativas deles: "Foi uma viagem bem tranquila, porque a gente saiu muito cedo, então eles vieram dormindo, mas começaram a falar dos trabalhos e da ansiedade, especialmente porque para alguns é a primeira vez que se apresentam. A gente sabe que ficam um pouco ansiosos, mas como agora de manhã a programação é mais tranquila, então acaba que vão se acostumando com a Jornada em si".
Texto: Helena Silva / Adapatado por: Dicom IFSULDEMINAS
Publicado em: 06/11/2025
Redes Sociais