SIASS até você

Programa "SIASS até você" promove ações de saúde e realiza perícias médicas nos campi do IFSULDEMINAS

WhatsApp Image 2021 09 02 at 08.32.57Em agosto de 2021, a unidade SIASS-IFSULDEMINAS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) iniciou um novo programa: o “SIASS até você”. Seu objetivo é a promoção de saúde e a realização de perícias médicas singulares (feitas apenas por apenas um médico perito) nos campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), deslocando a equipe do SIASS, com sede na Reitoria, em Pouso Alegre, até à unidade onde o servidor que precisa da assistência atua.

Os atendimentos ocorrem uma vez por semana, um campus por vez, e são agendados conforme a necessidade dos servidores, desde que haja um número mínimo de três servidores necessitando de perícia no local e que o período de licença saúde não supere 120 dias de afastamento do serviço. Os servidores da Reitoria e do Campus Pouso Alegre continuam sendo atendidos na sede da unidade SIASS-IFSULDEMINAS, assim como permanecem na Reitoria as perícias por junta médica oficial (avaliação realizada por 3 médicos peritos).

WhatsApp Image 2021 11 29 at 11.25.48

O coordenador de Qualidade de Vida do Servidor (CQV) e gestor da unidade SIASS-IFSULDEMINAS, Niel José Peres, explica que a iniciativa é voltada para os servidores do IFSULDEMINAS e seus dependentes e que não abrange os servidores de outros órgãos públicos atendidos pelo SIASS-IFSULDEMINAS. "O programa, mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social, vem proporcionar acolhimento aos servidores e um atendimento mais humanizado. Dessa forma, eliminamos seu deslocamento em horário de trabalho ou de convalescença e proporcionamos maior interação entre os servidores e a equipe do SIASS-IFSULDEMINAS e CQV. Quando necessário, as perícias são realizadas nas unidades hospitalares ou domiciliares".

De acordo com levantamento, desde o início do programa até 29 de novembro, já foram realizadas 34 perícias médicas singulares nos campi. O atendimento é feito pelos médicos Dr. Edson Luiz de Lima (Reitoria), Dra. Maria José Adami Bueno (Campus Inconfidentes) e Dr. Flávio Resende Fraga (Polícia Federal), os últimos trabalham em regime de colaboração à unidade SIASS-IFSULDEMINAS; a equipe ainda conta com o apoio da técnica em enfermagem, Kely Cristina de Araújo Campelo (Reitoria).

WhatsApp Image 2021 09 28 at 17.21.01Extensão SIASS-IFSULDEMINAS

Em 14 de setembro de 2021, foi assinado um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e o IFSULDEMINAS, que tornou a universidade uma extensão do SIASS-IFSULDEMINAS. Por meio da parceria, as instituições poderão trazer e agregar, de forma mútua, ações para o desenvolvimento da unidade, lançando mão de seus quadros profissionais na área da saúde.

Ainda no mês de setembro, a equipe do SIASS-IFSULDEMINAS realizou o treinamento dos servidores da UNIFEI que irão atuar à frente da unidade de extensão.

Histórico

O IFSULDEMINAS passou a atender como unidade do SIASS em 25 de setembro de 2018. O posto tem sede no prédio da Reitoria, em Pouso Alegre, junto ao Setor de Qualidade de Vida do Servidor. O Instituto é responsável pela realização das inspeções médicas para investidura no cargo, das perícias singulares em saúde e das juntas oficiais em saúde, além de orientar os servidores sobre os procedimentos para o encaminhamento de atestados médicos e odontológicos, que devem ser inseridos pelo próprio servidor por meio do aplicativo SouGov.br.

O SIASS-IFSULDEMINAS atende cerca de 2.600 servidores, tanto do IFSULDEMINAS como de outros órgãos federais com agências em Pouso Alegre e região, por meio de um termo de cooperação, como: Polícia Rodoviária Federal; Receita Federal; Comissão Nacional de Energia Nuclear; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério da Economia (ME); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Advocacia-Geral da União e Instituto de Pesquisas Nucleares.

Quer saber mais sobre as atividades e como funciona o SIASS-IFSULDEMINAS? Acesse a página do SIASS, ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas no portal do IFSULDEMINAS, e confira os boletins informativos elaborados pela equipe do Subsistema.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 08/11/2021