Página inicial > Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas > Notícias da Progep > Capacitação - Gestão de Materiais

Capacitação - Gestão de Materiais

ENAP realiza capacitação no IFSULDEMINAS sobre Gestão de Materiais

IMG 1598O curso ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) foi ministrado entre os dias 12 e 15 de agosto, na Reitoria do Instituto, em Pouso Alegre. A capacitação gratuita contou com 38 participantes, entre servidores da Reitoria, dos campi e das instituições: Universidades Federais de Alfenas (Unifei) e Lavras (UFLA), 14º Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre, Justiça Eleitoral e Federal de Pouso Alegre, Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O curso foi destinado a servidores públicos de qualquer nível ou esfera que trabalham na área de compras, tendo como objetivo ajudar a planejar e realizar a aquisição de materiais de consumo, como também reconhecer as etapas de recebimento e distribuição dos materiais, a fim de sanar regularmente os estoques para dar um melhor destino aos mesmos.

Ministrado pelo instrutor do ENAP, Vandeir Luiz da Silva, coordenador-geral de Planejamento e Orçamentos do Ministério da Saúde, a capacitação abordou os tópicos: o planejamento das aquisições; almoxarifado virtual; os materiais de consumo para suprimento de estoque; parâmetros de ressuprimento; material de consumo com destinação específica; gestão dos estoques; recebimento dos materiais; armazenagem dos materiais; distribuição dos materiais; transferência de materiais entre almoxarifados; saneamento dos materiais em estoque; descarte de materiais de consumo inservíveis; avaliação e alienação; formas de alienação; formas de desfazimento, inventário; objetos do inventário; tipos de inventário físico e, por fim, inventário dos materiais de consumo nos almoxarifados.

Um dos assuntos mais discutidos na capacitação foi a implementação do almoxarifado virtual que, segundo o instrutor, é uma ferramenta interessante para o controle de recursos públicos. "Este almoxarifado funciona na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde 2017, gerando uma economia de 5 milhões anuais. Como descobri essa ferramenta com um aluno durante as capacitações que realizo pelo ENAP, percebo como esta troca de conhecimentos entre órgãos e servidores é vital para o aprimoramento dos serviços", pontuou Silva.

ExperiênciasIMG 1600

“Essa é a primeira vez que participo de um curso do ENAP e, por cuidar do almoxarifado e patrimônio do campus Pouso Alegre, achei de extrema importância realizá-lo. Nunca tinha visto um curso tão específico e com essa ênfase e, com ele, obtive vários aspectos novos com relação a controle de almoxarifado e compras e tentarei, com isso, realizar num futuro breve, a implementação do almoxarifado virtual”, ressaltou Kariny Cantelmo, que trabalha na Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços do Campus Pouso Alegre.

A funcionária pública da Justiça Federal de Pouso Alegre, Jane Machado, disse que o curso é muito interessante e produtivo por possuir um instrutor que contém conhecimento, oferece muita abertura a perguntas e traz diversos exemplos práticos. “Eu não sabia da implementação do almoxarifado virtual, que é uma realidade, e deve chegar em breve à Justiça Federal. Então, isso deve ser muito interessante na parte de economia, agilidade na entrega, economia de preços em alugueis e arquivos”, disse Machado.

Para a diretora de Gestão de Materiais da UFLA, Lidiane Evangelista, o tema do curso foi de grande valia e trouxe informações que integram setores. “Há uma integração de diversas informações contábeis, de licitação e de almoxarifado neste curso. Portanto, está sendo uma oportunidade de compartilhar experiências”, explicou Lidiane.

Parceria com a Enap

O curso de Gestão por Competências foi ofertado por meio da parceria entre o IFSULDEMINAS e a ENAP, estabelecida em 2015. O convênio oferece cursos dos mais diversos temas, que também são abertos para servidores de outras instituições públicas federais, garantindo o acesso à capacitação de qualidade.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

19/08/2019