Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IF Solidário no Asilo

IFSULDEMINAS promove carnaval para moradores de asilo em Pouso Alegre

IMG 9971Marchinhas de carnaval, lanche e bate-papo marcaram a ação do IF Solidário no Asilo Bethânia da Providência, em Pouso Alegre, na tarde da última sexta-feira, 15 de março. Os servidores da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) deram continuidade as atividades do projeto que surgiu para celebrar o Dia Internacional da Caridade e, dessa forma, realizar diversas ações durante o ano.

Por meio das "Guloseimas da Reitoria", os servidores colaboram comprando variados quitutes, como bolos, sanduíches, brigadeiros, tortas, levantando o valor para custear as ações. Uma das idealizadoras do evento, Mônica Ribeiro de Araújo, da Coordenação de Qualidade de Vida, destacou o caráter diversificado das ações. “Acredito que o IFSOLIDÁRIO seja uma grande oportunidade para os servidores, pois muitos sentem a necessidade de fazer algo pelo próximo, mas não sabem como e nem onde, por isso pensamos na diversificação das ações, onde podemos além de atender diversos segmentos sociais, ainda proporcionarmos aos servidores acompanhar e contribuir com algo que acreditem ou que fiquem mais à vontade em ajudar”, enfatizou Mônica.

Mariene de Morais, coordenadora da Associação de Caridade de Pouso Alegre, que engloba o Asilo Bethânia e o Educandário, espera que a parceria com o IFSULDEMINAS dure por muitos anos. “É muito gratificante e positivo para os moradores do asilo. Eles têm uma necessidade de afeto e carinho, podemos ver a alegria deles ao receber vocês, isso transforma o dia deles. Muitas vezes pensamos que estamos fazendo pouco, mas é muito para eles”, ressaltou Mariene.

Dia de festa

“É com uma enorme alegria que fomos recebidos no Asilo, os dirigentes e os funcionários ficaram muito satisfeitos com o que proporcionamos aos moradores, e este ano foi muito especial, os idosos estavam mais bem-dispostos e participativos”, disse Mônica Ribeiro de Araújo, da Coordenação de Qualidade de Vida.

A assistente em administração da Pró-reitoria de Extensão, Juliana Ramos Oliveira, participou da atividade e falou que, "com palavras não sei descrever a emoção que senti quando sai do asilo. Foi muito bom visitar, conversar, levar alegria para eles e aprender com suas experiências.São senhoras e senhores que já viveram de tudo nessa vida. Tem muitas histórias e lições de vida.  Se você nunca conversou com um idoso, não tem ideia do que está perdendo! Se as pessoas pudessem entender como uma simples visita pode mudar o dia deles, com certeza os asilos estariam cheios." 

Para a moradora do asilo, Benedita Ferreira, “a festa foi maravilhosa, o lanche estava muito gostoso e as músicas lindas, me fizeram lembrar o meu passado, eu ganhei como foliona no carnaval da cidade de Socorro (SP). Gosto quando recebemos visitas, muito obrigada por trazerem essa festa linda”, agradece Benedita.

Horário de visita

O horário de visita no Asilo Bethânia da Providência é de 13h30 às 16h30, todos os dias, inclusive nos finais de semana. É preciso levar um documento com foto. Já para ser voluntário, é necessário preencher uma ficha com os dados, que será analisada pela diretoria. O endereço é Rua Olegário Maciel 287, no Centro de Pouso Alegre.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
19/03/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página