Curso Relações Interpessoais e Feedback

Divulgação Relações Interpessoais e Feedback

Aconteceu de 22 a 24 de maio de 2023, na Reitoria do IFSULDEMINAS, o curso Curso Relações Interpessoais e Feedback do Programa ENAP em Rede.
O curso, cuja carga horária foi de 21 horas, foi ministrado pelo Instrutor Marcelo Guimarães de Carvalho e contou com a participação de  18 servidores do IFSULDEMINAS que atuam em setores estratégicos voltados ao ensino, administração, gestão de pessoas, pesquisa e extensão. A capacitação contou também com a participação de servidores da Universidade Federal de Alfenas.

Objetivos
- Identificar ruídos e barreiras na comunicação, a fim de evitar ou reduzir as situações conflitivas de difícil desenlace;
- Praticar uma escuta ativa tendo por base a inteligência emocional;
- Refletir sobre a relevância da assertividade na comunicação interpessoal;
- Diferenciar o papel social que desempenha no ambiente de trabalho (vida profissional) daquele que desempenha na vida pessoal;
- Identificar os desafios para moldar uma equipe de alto desempenho.

Principais tópicos
- Estilos de comunicação e influência nas relações interpessoais;
- Os diálogos simultâneos nas conversas difíceis;
- Autoconhecimento e empatia;
- Estrutura de Feedbacks com base na Comunicação não-violenta (CNV) e assertividade na comunicação;
- O ciclo virtuoso das equipes de alto desempenho.