Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas > Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida > Desenvolvimento de Pessoal > Capacitações realizadas > Curso Implantação e Gestão Estratégica de qualidade de vida nas Organizações Públicas
Início do conteúdo da página

Curso Implantação e Gestão Estratégica de qualidade de vida nas Organizações Públicas

qvt

Aconteceu de 17 a 19 de agosto de 2021 o curso Implantação e Gestão Estratégica de qualidade de vida nas Organizações Públicas por meio de transmissão on line ao vivo para cerca de 25 servidores de todas as unidades do IFSULDEMINAS que atuam nos setores de Gestão de Pessoas e de atenção á Saúde.

O curso, cuja carga horária foi de 15 horas, foi ministrado por Fernando Velloso Filho (Especialista em Gestão de programasde QVT em Organizações Públicas, Consultor, Instrutor e Palestrante de Qualidade de Vida no Trabalho, Mestre em Educação, Especialista em Desenvolvimento Gerencial pela FGV, Mais de 20.000 horas de experiência em RH. Foi um dos Coordenadores da implantação do Programa de Qualidade de vida –QVT para o Tribunal de Justiça do DF e Tribunal Regional Eleitoral. Ministrou o curso para Servidores da Presidencia da República, Ministério da Fazenda, Receita Federal, Ministério do Turismo, SERPRO, EMBRAPA ect.. Realizou Palestra sobre Qualidade de vida na EMBRATUR. Integrante do Cadastro Nacional de Especialistas em Administração Pública da ENAP .Consultor e Facilitador de cursos em diversas Organizações Públicas e Privadas. Professor de Instituições de Ensino Superior em Brasília. Coordenador e Docente do curso de especialização em Didática do Ensino Superior de Pós-graduação. Responsável pela reciclagem profissional de mais de 150 docentes de graduação, introduzindo a proposta de planejamento educacional por competências. Palestrante de congressos, seminários e encontros de nível nacional. Autor de artigos e livros diversos, destacando-se o livro “Eu Falo, Vocês Falam... Nós Aprendemos.” da Editora Fortium. Supervisor da Área de T&D, dirigiu por duas vezes a Secretaria de Recursos Humanos - responsável pela área de Avaliação funcional).

Objetivo geral da capacitação visou em habilitar os participantes a implantar e coordenar programas de qualidade de Vida no Trabalho para proporcionar aos colaboradores a pratica de atitudes que possibilitam o controle do stress, a valorização da auto-estima e a promoção da qualidade de vida no trabalho e na vida pessoal como fonte de motivação e produtividade funcional.

Foram abordados os seguintes temas na capacitação:
- O cenário das modernas organizações
- Análise do ambiente organizacional atual
- O que é QVT, QVV e assistencialismo
- A influência da Psicologia Positiva nos programas de QVT
- As diversas dimensões da QVT:
- saúde psicológica, financeira, profissional e social
- satisfação com a rotina
- administrando stress e intercorrências
- A importância dos programas de QVT nas organizações atuais
- Programa de QVT e sua relação com o clima organizacional a motivação e o
comprometimento dos colaboradores
- QVT e teletrabalho
- QVT e as diferenças individuais: os gêneros e as gerações
- Análise de perfil funcional dos colaboradores
- Etapas para implantação do programa de QVT
- Escolha e modelo das ações
- A gestão e a manutenção do programa de QVT
- A avaliação do programa de QVT
- Avaliação de Resultados
- Aplicação de pesquisa de QVT
- Apresentação de case de programa de promoção da saúde e promoção da QVT

 Resultados esperados:

1 – identificação das condições de QVT na realidade da instituição participante
2 – construção de um modelo de PQVT na pratica.

 

Imagem ilustrativa:  criado por vectorjuice - br.freepik.com

Fim do conteúdo da página