Curso Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

indicadores

Aconteceu de 05 a 09 de abril de 2021 o Curso do Programa ENAP em Rede Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional por meio de Transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.

O curso foi ministrado pela instrutora Regia Maria Avancini, Licenciada em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1986), mestre em Educação e doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Tem experiência no ensino e pesquisa nas áreas da Química Ambiental, Química Analítica, Ensino de Química e Formação de Professores. Atuou no ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP) de 1993 a 2012. Foi coordenadora de Programas Estaduais e Nacionais para o Aperfeiçoamento do Ensino de Ciências na região de Mato Grosso do Sul e de Programas na área do Desenvolvimento Sustentável. É professora da carreira EBTT do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), desde 2011, onde atuou como Diretora de Ensino Pesquisa e Extensão do Campus Campo Grande e como Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional e Diretora Executiva de Desenvolvimento. Atualmente também compõe o quadro de Colaboradores da Escola Nacional de Administração Pública - Enap atuando na área de Gestão Pública com ênfase em Planejamento Organizacional e Indicadores de Desempenho Institucional.

Os objetivos do curso visavam capacitar os servidores para:

1. Compreender a evolução do conceito de visão estratégica
  2. Compreender a evolução do conceito de indicadores
  3. Compreender o que são indicadores
  4. Compreender para que servem os indicadores
  5. Conhecer os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional
  6. Conhecer a classificação de indicadores de desempenho institucional
  7. Compreender os instrumentos para elaboração de indicadores de desempenho institucional
  8. Conhecer os fundamentos que permitem melhor gerenciamento sistema de medição
  9. Aplicar e discutir a utilização do referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas
  10. Construir um sistema de Medição de Desempenho

Os principais tópicos abordados nessa capacitação foram:

1. Visão geral sobre dados, informações e indicadores
  2. Indicadores de desempenho institucional
  3. Atributos de um sistema de medição
  4. Classificação de Indicadores nos níveis: hierárquico, tema, dimensões ou perspectivas e posicionamento na cadeia de valor
  5. Indicadores de esforço e de resultado
  6. Construção de um sistema de Medição de Desempenho
  7. Como estabelecer Metas
  8. Como interpretar os resultados dos indicadores

Prticiparam da capacitação cerca de 15 servidores do IFSULDEMINAS de setores estratégicos como as Pró-Reitorias, Diretorias Sistemicas e Polo de Inovação. O curso também contou com a participação de 26 servidores de diversos órgãos federais, estaduais e municipais.

Imagem ilustrativa: criado por vectorjuice - br.freepik.com