Curso Resiliência: Uma competência para gerenciamento de crises

resiliencia

Aconteceu no primeiro semestre de 2021 o Curso Resiliência: Uma competência para gerenciamento de crises para duas tumas de servidores do IFSULDEMINAS. A primeira turma foi composta por 23 servidores que atuam na gestão dos campi nas Diretorias de Desenvolvimento Educacional (DDE), Ensino (DE)e Administração (DAP) e a segunda turma contou cam a participação de 27 servidores que atuam na alta gestão da instituição como os Pró-Reitores, Diretores Gerais e seus substitutos.

O curso, de carga horária de 12h, ocorreu de forma on line com transmissão ao vivo e ministrado pela instrutora Rosa Porto é Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.

OBJETIVOS GERAIS FORAM:

• Desenvolver a resiliência, por meio do conhecimento e aplicação de mecanismos de autorregulação emocional.
• Perceber a importância em prevenir e administrar o estresse, antes que o mesmo assuma proporções destrutivas para as pessoas e consequentemente para a produtividade em todos os setores da vida.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ABORDADO FOI:

■ RESPOSTA EMOCIONAL DIANTE DE ADVERSIDADES
o Subutilização de capacidades humanas para lidar com adversidades;
o As emoções: o que são, para que servem, seus efeitos e seu mecanismo de geração de estresse;
o Caracterização comportamental das pessoas em função de suas respostas emocionais às adversidades;
o As crenças / modelos mentais como disparadores emocionais e o mecanismo de descontrole emocional;
o Tipos de crenças negativas e suas consequências emocionais;
o Modificação de crenças negativas via programação mental;
o Instrumento de autoavaliação da resposta comportamental diante de adversidades.

■ A ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE VIA RESILIÊNCIA
o Resiliência como resultado do autodomínio emocional (Inteligência Emocional Intrapessoal);
o As competências da inteligência emocional intrapessoal;
o O poder pessoal da resiliência via inteligência de suporte às adversidades (QA);
o Elementos formadores do QA;
o Ferramentas de programação mental de autodomínio emocional;
o Aplicação da ferramenta de QA em situações práticas (exercício sobre cases reais).