Curso Comissão Própria de Avaliação: rumo ao protagonismo
Os 15 servidores que atuam na Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSULDEMINAS participaram no primeiro semestre de 2021 do curso Comissão Própria de Avaliação: rumo ao protagonismo.
A CPA exerce um papel fundamental como uma das bases da tríade que estrutura o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Muitos membros dessas comissões (independente da sua experiência) têm dúvidas quanto ao seu papel formal (como elemento comunicante com a sociedade externa e com o MEC) e quanto ao seu papel de suporte à gestão da Instituição de Educação Superior (IES) - desde a alta direção até os coordenadores de curso.
Entre os diversos objetivos do Curso sobre as Comissões Próprias de Avaliação - CPA destacam- se os seguintes:
1. Conhecer o papel atribuído à CPA pelos Novos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância
2. Conhecer o processo de constituição de uma CPA capaz de participar do processo decisório de uma IES
3. Conhecer importância da Autoavaliação Institucional
4. Entender o que é o Relato Institucional
5. Identificar as especificidades do Relato Institucional
6. Relacionar o Relato Institucional com os atos normativos da IES
Para atingir os objetivos do curso, o conteúdo foi apresentado em 5 momentos conforme abaixo:
Introdução - oferece ao acadêmico a oportunidade de entender a sequência lógica que o curso foi elaborado, garantindo uma perfeita integração entre a teoria e prática que se pretender adotar.
O módulo I - Papel da CPA face aos novos instrumentos de avaliação - discorre de maneira pormenorizada como uma CPA deve ser organizada para participar ativamente do processo decisório de uma IES.
O Módulo II - Autoavaliação - busca-se esmiuçar todo processo de autoavaliação desde a sua construção, divulgação até a apropriação do repertório de conhecimentos produzidos
pela CPA, por todos os segmentos da comunidade acadêmica.
O módulo III - O papel da CPA na produção do Relato Institucional - apresenta o instrumento que integra as ações de avaliação interna e de avaliação externa à gestão da IES, relacionando o conjunto de ações propostas ao Plano de Desenvolvimento Institucional.
Conclusão - busca-se realizar uma síntese de todo o curso, fazendo uma correlação com os objetivos propostos.
Portanto o curso abordou tais possibilidades a partir da compreensão da amplitude de diagnósticos e respostas que a CPA pode gerar de maneira a melhorar a oferta dos serviços, a imagem interna e externa da IES e, de forma ampla, a qualidade da educação trabalhada.
Saiba mais sobre a CPA clicando aqui.
Imagem ilustrativa: jcomp - br.freepik.com
Redes Sociais