Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas > Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida > Desenvolvimento de Pessoal > Capacitações realizadas > Curso Valoração de Tecnologias e Ativos de Propriedade Intelectual para Servidores IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Curso Valoração de Tecnologias e Ativos de Propriedade Intelectual para Servidores IFSULDEMINAS

PI

 

O Curso de Valoração de Tecnologias e Ativos de Propriedade Intelectual para Servidores IFSULDEMINAS, aconteceu de no primeiro trimestre de 2021 para vinte e três servidores do IFSULDEMINAS que atuam em setores estátégicos de gestão da Inovação. A carga horária do curso foi de 16 horas de atividades, divididas em videoaulas expositivas, exercícios práticos dirigidos e com demonstração de resolução, além de textos e materiais de estudo.

O treinamento foi ministrado pelo instrutor Daniel Elói, que é graduado emestre em Engenharia de Produçãopela UFMG e fez cursos de especialização no Babson College (EUA) e na Stanford University (EUA) e desde 2007 desenvolve pesquisas e lidera projetos relacionados à valoração de tecnologias, valoração de marcas, apoio à gestão estratégia de Propriedade Intelectual, análise de investimento em projetos de grande porte e desenvolvimento de software.

O curso abordou os seguintes conteúdos:

- Ativos Intangíveis: Conceitos
- Gestão de portfólios de ativos de propriedade intelectual, abordando as melhores práticas e abordagens na gestão de portfólios e contratos
- Avaliação & valoração de ativos de PI, explorando as principais abordagens e métodos para patentes e marcas
- Contabilização de ativos intangíveis, analisando a Norma CPC 04

Propriedade Intelectual é um tema cada vez mais fundamental. Por meio de uma gestão inteligente dos ativos, a instituição consegue se desenvolver, gerar riqueza e ganhos, e impulsionar a companhia através da inovação e do conhecimento. A valoração de ativos de PI, especialmente, tem recebido atenção especial de instituições que desenvolvem e/ou fomentam pesquisas. Isso porque ela pode ser utilizada para apoiar negociações de ativos de PI, decisões de investimento em projeto de P&D e a gestão estratégica de portfólio de marcas e patentes.

Apesar de ser um tema recorrente em diálogos acadêmicos e gerenciais, a valoração de tecnologias ainda é um tema complexo e com muito espaço para discussão, sendo muitas vezes um gargalo em processos como licenciamento de tecnologias.

O Curso de Gestão e Valoração de Ativos de Propriedade Intelectual ofereceu um conteúdo atual e fundamental para país e para o mercado. Através de uma mescla de conteúdos técnicos e análises de casos práticos, foi explicado o tema de forma profunda e robusta.

Imagem ilustrativa: pikisuperstar - br.freepik.com

Fim do conteúdo da página