Curso Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços

compras

De 01 a 04 de setembro de 2020 foi realizado o curso Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços, destinado aos servidores de todas unidades do lFSULDEMINAS que atuam na área de contratação de bens e de serviços. O curso faz parte do Programa ENAP em Rede e contou com carga horária de 14 horas.

As aulas forão transmitidas pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo e atividades complementares, assíncronas, na plataforma Google Sala de Aula.

Durante o curso, foram abordados temas como, a legislação relacionada aos instrumentos de contratação; a importância do termo de referência e do projeto básico para a contratação pública; os conceitos e os pontos fundamentais e complementares de termo de referência e projeto básico, bem como os principais problemas e os aspectos mais importantes relacionados aos instrumentos. Como metodologia, o curso teve exposição dialogada, exercícios e estudos de caso.

Além dos servidores do IFSULDEMINAS, a turma desta capacitação contou com a participação de servidores de outros órgãos, como, Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Economia (ME), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ao final do curso, os servidores capacitados, serão capazes de indicar a legislação relacionada aos instrumentos de contratação, reconhecer a importância do termo de referência e do projeto básico para a contratação pública e identificar os principais problemas e os aspectos mais importantes relacionados aos instrumentos.