Curso Gestão da Estratégia com BSC

planejamentoestrategico 01 png

De 26 a 29 de maio de 2020 os servidores do IFSULDEMINAS puderam realizar mais um curso de capacitação do Programa ENAP em Rede, desta vez foi o Curso Gestão da Estratégia com BSC que aconteceu remotamente por meio de plataforma de reuniões virtual, respeitando as medidas de prevenção em virtude da pandemia do Coronavirus.

O curso de carga horária de 28 horas teve o objetivo de apresentar elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão. A compreensão e a utilização de conhecimentos relacionados ao planejamento estratégico e ao método Balanced Scorecard (BSC) que possibilitam a atuação em ambientes dinâmicos que exigem percepção de contexto e proatividade.

Participaram do curso cerca de 20 servidores da Reitoria do IFSULDEMINAS que atuam a frente de coordenadorias de diversos setores estratégicos tanto da área fim, quanto da área meio. Participaram também servidores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), Defensoria Pública da União (DPU), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério das Comunicações (MC), Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Universidade Federal Fluminence (UFF), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Universidade Fedral de Itajubá (UNIFEI), totalizando 31 servidores capacitados.

Os Principais tópicos abordados no curso foram:

• - O Ciclo de Planejamento do Governo Federal
  • - A Missão, Visão e Valores
  • - Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo
  • - Mapa Estratégico
  • - Indicadores e Metas estratégicas
  • - Projetos Estratégicos e Planos de Ação
  • - Implementação do Planejamento Estratégico
  • - Planejamento Estratégico no cotidiano das Organizações Públicas
  • - Os desafios da implementação do Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas
  • - Planejamento Estratégico e a Mudança Organizacional
  • - Apresentação do Caso da Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do MJ
  • - Fórum de Discussão.

A integração entre os participantes do curso permitiu que fosse exitosa a capacitação possibilitando a todos aprederem a identificar os aspectos relevantes para a implementação do planejamento estratégico!