Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfres
Início do conteúdo da página

Estágio probatório

Estágio probatório é o período em que o servidor público terá seu desempenho avaliado, onde será verificado se ele possui aptidão e capacidade para o desempenho do cargo de provimento efetivo no qual ingressou por força de concurso público. Esse período tem início com a entrada em exercício no cargo correspondente e a duração de 36 meses, cujo cumprimento satisfatório é requisito para aquisição da estabilidade.

Conforme normatização promovida pela Nota Técnica SEI nº 27974/2021 do Ministério da Economia, órgão central do Sipec, a partir de 01/07/2021 o estágio probatório passa a ser suspenso nos casos de licenças, ausências e afastamentos que decorram de situação específica de cada servidor, à exceção das licenças maternidade, paternidade e à/ao adotante, das férias, dos feriados e do descanso semanal remunerado. Assim, o rol listado no Art. 20, § 5º, da Lei 8.112/1990, passa a ser considerado exemplificativo.

Desse modo, a nova lista de licenças, ausências e afastamentos que suspendem o estágio probatório pode ser consultada na referida Nota Técnica pode ser lida no seguinte endereço: https://legis.sigepe.planejamento.gov.br/legis/detalhar/23206

Resoluções IFSULDEMINAS:

018/2011, de 06 de Junho
Dispõe sobre a aprovação do Manual de Procedimentos relativos ao Estágio Probatório e à aquisição da Estabilidade dos Servidores do IFSULDEMINAS.

038/2011, de 05 de Agosto 
Dispõe sobre a aprovação da alteração no Manual de Estágio Probatório.

074/2011, de 08 de dezembro
Dispõe sobre a aprovação da utilização do Manual de Procedimentos relativos ao Estágio Probatório nos Campi: Pouso Alegre, Passos e Poços de Caldas.

004/2012 de 27 de Fevereiro
Dispõe sobre o processo de Avaliação de Desempenho dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais da Reitoria, Campus Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Novos que forem criados.

Links úteis: 

Orientação aos avaliadores de estagiário probatório

- Manual do módulo do SUAP de Estágio probatório/Avaliação desempenho 

- Progep Informa - Avaliações realizadas pelo SUAP

- Palestra “A importância das Avaliações de Estágio Probatório e das Avaliações de Desempenho”

Previsão Legal:
Constituição Federal de 1988, Art. 41
Lei 8.112/1990, Arts. 20, 21 e 22 - Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página