Página inicial > Notícias > Processo Seletivo EaD (Pedagogia)

Processo Seletivo EaD (Pedagogia)

IFSULDEMINAS disponibiliza 500 vagas para cursos superiores gratuitos na modalidade a distância

Processo seletivo tem inscrições abertas até 31 de agosto

Cartaz com informações sobre o processo seletivoInscreva-se!

Leia o Edital!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o Edital 112/2018 para o processo seletivo de dois novos cursos superiores gratuitos. Ao todo, são ofertadas 500 vagas para Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados). Os cursos serão oferecidos na modalidade de educação a distância nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do sul de Minas e contarão com encontros presenciais, que ocorrerão em fins de semana previamente agendados (um por mês), no polo indicado pelo candidato no momento da inscrição.

Confira os cursos:

Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação Profissional Tecnológica

São ofertadas 60 vagas para cada um dos polos UAB localizados nos municípios de Campo Belo, Ilicínea, Monte Sião, Paraisópolis e Santa Rita de Caldas, totalizando 300 vagas. O curso tem duração de quatro anos, requer a conclusão do Ensino Médio e têm ênfase em Educação Profissional e Tecnológica.

Licenciatura em Educação Profissional Tecnológica (Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados)

O curso tem como requisito a conclusão de um curso superior, possui duração de dois anos e confere ao diplomado a formação pedagógica necessária para atuar como professor na Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, são disponibilizadas 200 vagas, sendo 40 para cada polo UAB: Campo Belo, Monte Sião, Paraisópolis, Passos e Santa Rita de Caldas.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 31 de agosto. Os candidatos deverão acessar a página https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário; além de responderem ao questionário socioeconômico, cujo preenchimento é obrigatório. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30, que deve ser efetuado até 03 de setembro.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que possuir renda por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do processo até o dia 13 de agosto. Para isso, o interessado deve encaminhar à Diretoria de Ensino a Distância do IFSULDEMINAS, pessoalmente ou via Correios, o requerimento específico preenchido (que consta no Anexo II do Edital) e a documentação comprobatória de vulnerabilidade socioeconômica solicitada (listada no item 5.1.2 do mesmo Edital).

O candidato deverá realizar sua inscrição até o dia 31 de agosto de 2018, sob pena de ter seu pedido desconsiderado e aguardar o resultado. Caso o pedido seja DEFERIDO ou ACEITO, o candidato não precisará fazer o pagamento. Caso o pedido seja INDEFERIDO ou NÃO ACEITO, o candidato deverá imprimir a GRU, conforme item 4.5 e pagar a taxa de inscrição. A lista de candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será divulgada a partir do dia 17 de agosto.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio/ensino fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 1.1 do Edital.

Seleção

O processo de seleção não contará com provas, sendo realizado por meio da avaliação do Histórico Escolar dos candidatos, considerando as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática durante a escolarização correspondente (item 9). De 04 a 12 de setembro, uma comissão constituída por portaria fará a verificação da documentação encaminhada pelos candidatos. A partir do dia 06 de setembro, será a divulgada a relação de inscrições deferidas e indeferidas. Já a classificação parcial está prevista para ser publicada a partir de 13 de setembro. No dia seguinte à publicação, os candidatos poderão interpor recursos.

Matrículas/Início das aulas

Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no POLO escolhido, conforme cronograma a ser publicado após o processo seletivo. O início das aulas está previsto para o dia 20 de outubro de 2018, com um encontro presencial inaugural nos pólos de oferta, com presença obrigatória de todos os selecionados.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 08/08/2018