Página inicial > Notícias > Idioma sem Fronteiras

Idioma sem Fronteiras

IFSULDEMINAS oferta 6.000 vagas para curso de Inglês em escolas públicas de Minas Gerais

Inscrições para professores facilitadores seguem até o dia 12 de maio

Ofício 025/2017

Na última quinta-feira, 04 de maio, representantes da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal do Sul de Minas (IFUSLDEMINAS) e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais firmaram acordo para nova oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua Inglesa, na modalidade de Ensino a Distância do programa Idioma Sem Fronteiras (ISF).

O curso, que já foi ofertado no ano de 2016, é voltado para alunos e servidores do ensino médio dos municípios de Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Varginha. São três módulos de 200 horas, totalizando 600 horas a serem cumpridas no período de um ano e meio.

A novidade deste ano é que tanto o processo de seleção dos alunos quanto o processo seletivo dos professores facilitadores serão realizados pelo IFSULDEMINAS, responsável também pela produção do conteúdo, manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pela capacitação dos professores facilitadores, por meio de cursos on-line, videoconferências e encontros presenciais.

Serão ofertadas um total 6.000 vagas, sendo 2.000 mil para quem já concluiu o módulo I e deseja continuar o curso, por meio do módulo II, que também conta com 18 lições e 200 horas de atividades on-line. Também serão ofertadas 4.000 mil novas vagas do Módulo I para os alunos de Ensino Médio e servidores das escolas públicas, bem como para os servidores lotados nas sedes ou em outros locais, a serviço da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Inscrições

As inscrições para atuação dos professores facilitadores da segunda oferta do Programa Inglês Sem Fronteiras já estão abertas. Os professores efetivos ou designados da área de Linguagens e suas Tecnologias podem realizar inscrição de 08 a 12 de maio, por meio de Formulário eletrônico. Haverá uma capacitação on-line para os professores facilitadores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), entre os dias 05 e 11 de junho.

As inscrições para os alunos e servidores cursistas acontecerão entre os dias 15 e 30 de maio e também serão feitas via formulário eletrônico, sendo que o próprio aluno deverá fazer os procedimentos. Não será possível a inscrição de cursistas que não tenham Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Os professores facilitadores serão dispensados de percentual de atividades extraclasse, conforme a carga horária desempenhada (número de aulas do cargo em exercício), receberão certificado de atuação em Tutoria em EaD no total de horas do curso e autorização para uso do material didático em sala de aula. Os cursistas que cumprirem os requisitos mínimos exigidos receberão certificado de conclusão de curso.

Início das atividades

Os cursos dos módulos I e II terão início no dia 12 de julho com a semana de ambientação. A primeira lição será aberta em 19 de junho, sendo que o prazo final para a entrega dos exercícios da última lição será o dia 03 de dezembro. Na semana de 11 a 15 de dezembro será realizada uma avaliação final para aqueles que não tiverem atingido 60% da nota. Mais informações no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0w9y-0kdFH8&feature=youtu.be

Saiba mais:

IFSULDEMINAS inicia curso de inglês para cerca de oito mil alunos de escolas estaduais

Parceria entre IFSULDEMINAS e Superintendências Regionais de Ensino para oferta de cursos para a Rede Estadual

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da Diretoria de Educação a Distância
08/05/2017

registrado em: ,