Página inicial > Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas > Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida > Desenvolvimento de Pessoal > Capacitações realizadas > Curso Inteligência Emocional, Alta Performance e Gestão: Aprenda a conquistar seus objetivos. Gerando Engajamento e Desenvolvendo Habilidades Interpessoais.

inteligencia emocional

Aconteceu no auditório da Reitoria, de 20 e 21 de setembro de 2022, o Curso Inteligência Emocional, Alta Performance e Gestão: Aprenda a conquistar seus objetivos. Gerando Engajamento e Desenvolvendo Habilidades Interpessoais que contou com a participação de 30 servidores que atuam na gestão do IFSULDEMINAS.

O curso foi ministrado pelo instrutor Paulo Smith, Coach formado pela Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico - Febracis, com certificação internacional pela Florida Christian University- FCU, formado em analista de perfil de personalidade pela Coachecom, formando em Programação Neolinguística - PNL pela International Society of Neurosemantics é teólogo, empresário e CeO doInstituto Inspire

O curso de Inteligência Emocional teve o intuito de auxiliar no processo de mudança e teve como objetivo potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida.
Forão utilizadas ferramentas e técnicas de Coaching e Neurociência, cientificamente comprovadas, que promovem o equilíbrio das emoções.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
a) Autoconsciência: observar e reconhecer os próprios sentimentos; saber a relação entre pensamentos, sentimentos e reações.
b) Autoconhecimento: descobrir qual o seu perfil de personalidade, com o objetivo de potencializar as habilidades positivas e minimizar os pontos limitantes.
c) Gestão dos sentimentos: monitorar a "conversa consigo mesmo" para surpreender mensagens negativas como repreensões internas; compreender o que está por trás de um sentimento; encontrar meios de lidar com medos, ansiedades, estresse e sentimentos depressivos.
d) Empatia: compreender os sentimentos e preocupações dos outros e adotar a perspectiva deles; reconhecer as diferenças no modo como as pessoas se sentem em relação a fatos e comportamentos.
e) Comunicação: desenvolver habilidades do relacionamento interpessoal entendendo as 5 linguagens emocionais.
f) Foco: aprender o poder do foco e como gerar na vida profissional, entendendo os tempos passado, presente.
g) Responsabilidade pessoal: assumir responsabilidade; reconhecer as consequências de suas decisões e ações; aceitar seus sentimentos e estados de espírito; ir até o fim nos compromissos.
h) Assertividade: criar metas e planos de ação com mais efetividade, usando gatilhos mentais.
I) Dinâmica de grupo: cooperação; saber quando e como conduzir e ser conduzido. j) Psicologia positiva: aprender a mudar a visão interna e externa dos fatos, saindo do polo negativo para o positivo, gerando novos resultados e alta performance.