Página inicial > Notícias > Cursos FIC.EaD - 2021/2º

Cursos FIC.EaD - 2021/2º

Divulgado final dos cursos de FIC na modalidade EaD

Confira abaixo o link para aula Inaugural das primeiras turmas do Projeto Capacita Sul de Minas

Edital 134/2021Resultado do Sorteio - publicado me 16/08/2021

post aula inaugural

Acontece nesta terça-feira, dia 17 de agosto, a aula inaugural das primeiras turmas do projeto Capacita Sul de Minas, dos cursos FIC EaD: Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde; Balconista de Farmácia e de Garçom/Garçonete. São esperados 150 estudantes no evento on-line, transmitido ao vivo, a partir das 19hs, pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube.

A equipe que dará as boas-vindas aos novos alunos é formada pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, o pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, o coordenador geral do programa, Clayton Mendes, e pelo deputado federal Odair Cunha.

Os cinco cursos FIC integram o Projeto Capacita Sul de Minas, lançado pelo IFSULDEMINAS para ampliar a oferta de qualificação e capacitação de profissionais, jovens e mulheres. A estimativa é atender 15.800 pessoas, residentes em 72 municípios sul-mineiros, com a oferta de 25 cursos on-line e presenciais, gratuitos, até o fim de 2022. A verba, de R$ 2 milhões, para custear o projeto foi destinada via emenda parlamentar pelo deputado federal Odair Cunha (PT-MG).

Publicado em: 16/08/2021

__________________________________________________

Inscrições abertas para cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade a distância

São 150 vagas por polo e as inscrições vão até o dia 09 de agosto de 2021

O Instituto Federal do Sul Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições em cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância (EAD). As qualificações são para Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde; Balconista de Farmácia e, por fim, Garçom/Garçonete. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 09 de agosto 2021. Vale lembrar que não é permitido realizar dois cursos ao mesmo tempo.

Cursos e Vagas

Abaixo se encontra o quadro com os cursos e as vagas disponíveis e no anexo II do edital, estão listados os 21 polos de apoio presencial:

Cursos Carga horária Vagas por Polo Data de Início Data de Término
Assistente Administrativo  160 h  30 16/08/21 30/11/21
Assistente de Secretaria Escolar 180 h 30 16/08/21 13/12/21
Auxiliar de Laboratório de Saúde 200 h 30 16/08/21 13/12/21
Balconista de Farmácia 240 h 30 16/08/21 13/12/21
Garçom/Garçonete 200 h 30 16/08/21 30/11/21
Confira o Guia Pronatec de Cursos FIC com informações mais detalhadas sobre cada curso.

Inscrições

A inscrição é gratuita e poderá ser feita por meio deste link do dia 28 de julho  a 09 de agosto de 2021. Desta forma, são requisitos para a inscrição os seguintes intens:

a. possuir um e-mail válido;
b. estar logado numa conta Google;
c. estar portando número do CPF;
d. possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo (9º ano) e idade mínima de 16 anos no ato da inscrição;
e. deve responder todas as perguntas do formulário e no final clicar em “Enviar”.

O candidato receberá no seu e-mail uma cópia da inscrição.

Seleção

A forma de seleção será por "Sorteio Eletrônico", a ser realizado no dia 10 de agosto de 2021. O sorteio seguirá a seguinte ordem de prioridade:

1º. candidatos que realizaram a inscrição no Polo de Apoio Presencial;
2º. candidatos residentes no município do Polo escolhido;
3º. candidatos residentes no Estado de Minas Gerais;
4º. demais candidatos.

O IFSULDEMINAS providenciará a matrícula dos contemplados nos cursos e o estudante deverá enviar a documentação, por meio digital, listados no item 09 deste edital.

Os Cursos

Os interessados poderão acessar informações sobre o perfil dos cursos neste documento on-line ou no Guia Pronatec de cursos FIC.

Os cursos FIC do IFSULDEMINAS são públicos e gratuitos e ofertados totalmente à distância por meio da plataforma MOODLE, no período de agosto a dezembro de 2021. Para receber o certificado o estudante deverá atingir média mínima de 60% de aproveitamento, preencher a avaliação institucional do curso e enviar a documentação solicitada, conforme instruções a serem fornecidas posteriormente.

Evento Período
Período de Inscrição 28/07 a 09/08/2021
Sorteio Eletrônico 10/08/2021
Divulgação da lista dos candidatos bem como a lista de candidatos em cadastro reserva  12/08/2021