Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cursos MOOCs
Início do conteúdo da página

Cursos MOOCs

IFSULDEMINAS seleciona propostas de produção de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs)

- Edital 47/2017

- Inscreva-se!

- Materiais de apoio para elaboração dos cursos

Servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem inscrever propostas de produção de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs). O edital que rege o processo de seleção foi publicado por meio da Diretoria de Educação a Distância/Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação – LabSoft/Campus Muzambinho e terá vigência no ano de 2017.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo Formulário, entre os dias 29 de maio e 12 de junho. Os candidatos deverão preencher o formulário com identificação do campus, instrutores e informações básicas do curso MOOC proposto. Será encaminhado um e-mail automático com mensagem indicando que a inscrição foi efetivada. Caso o candidato não receba a confirmação, deverá entrar em contato exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A lista com as inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico http://portal.ifsuldeminas.edu.br/editais-ead, no dia 13 de junho, a partir das 18h. Podem se inscrever servidores ativos do quadro do IFSULDEMINAS, incluindo aqueles que estiverem afastados para capacitação, exceto os afastados por licença médica. Os interessados deverão encaminhar uma proposta de curso MOOC, de autoria única ou coletiva, com até cinco autores.

Seleção

A seleção será regida por meio de uma Comissão Especial de Avaliação composta por três membros. Serão selecionadas até cinco propostas de cursos MOOC e seus instrutores.

No dia 21 de junho, a partir das 18h, será divulgado a classificação preliminar das inscrições homologadas com os cinco primeiros colocados. E no dia 23 de junho sairá o resultado final das inscrições. 

Recursos

Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o resultado poderão fazê-lo em até 24 horas contadas a partir da divulgação do resultado preliminar, dando entrada na sua solicitação, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., assunto: recurso edital MOOC). O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 23 de junho, a partir das 18h.

Execução dos cursos

A produção dos cursos deverá ocorrer até 1º de outubro de 2017. Os instrutores selecionados deverão produzir os cursos em estúdios de gravação indicados pela Diretoria de Educação a Distância/LabSoft.

Além disso, deverão participar de uma oficina de capacitação específica em MOOCs, online e/ou presencial, em local e data a serem definidos. Não haverá recebimento de bolsas ou remuneração extra, podendo a carga horária de preparação e oferta de curso MOOC ser contabilizada para fins de pontuação na Normativa Docente. Os cursos deverão ser obrigatoriamente publicados em plataforma MOOC disponíveis ao IFSULDEMINAS, sendo para o ano de 2017 a TIM TEC e/ou, a critério dos instrutores, a Miríada-X. As propostas de cursos MOOC selecionadas terão, para desenvolvimento e execução dos cursos, o auxílio de monitores contratados por meio de programa institucional de bolsas-monitoria. Os instrutores selecionados terão auxílio-transporte em veículo oficial e diárias para o seu deslocamento do campus de origem até os estúdios de gravação, bem como para participar das oficinas de capacitação em MOOC.

Aos Instrutores de Cursos MOOC caberão, no transcorrer da produção dos cursos:

- Ser assíduo e comprometido com o projeto e prazos propostos.

- Estar ciente de que poderá ser convocado a participar de reuniões em caráter administrativo e pedagógico, com antecedência mínima de 72 horas;

- Comunicar a Diretoria de Educação a Distância sobre qualquer ato ou elemento que porventura vier a comprometer os prazos e a produção dos cursos.

- Zelar pelo patrimônio tangível e intangível do IFSULDEMINAS, desde a estrutura física, bem como a marca, a identidade e os valores institucionais.

- Assumir a total responsabilidade e autoria pelos conteúdos veiculados, sem corresponsabilidade do IFSULDEMINAS em caso de ferimento aos direitos autorais de indivíduos e instituições.

- Seguir as orientações pedagógicas e administrativas para a produção e oferta de cursos MOOC.

- Apoiar e orientar os monitores nas atividades desenvolvidas durante a produção dos cursos MOOC.

- Elaborar os relatórios de trabalho qualitativos e quantitativos dos monitores e enviá-los mensalmente a Diretoria de Educação a Distância do IFSULDEMINAS.

Entenda MOOCS

Cursos Abertos Online e Massivos (do inglês Massive Open Online Courses – MOOCs) podem ser compreendidos, de forma geral, como sendo cursos disponibilizados por meio da Internet, sem custo, oferecidos para um número muito grande de pessoas. Alguns autores também sustentam que MOOCs são uma continuação da tendência em inovação, experimentação e do uso da tecnologia iniciada pelo ensino a distância e online. Uma oportunidade para se repensar ensino e aprendizagem no contexto aberto e virtual. Saiba mais sobre os cursos MOOCs.

Cronograma

Publicação do Edital 29/05/2017
Inscrições De 29/05/2017 a 12/06/2017
Inscrições homologadas 13/06/2017 a partir das 18h00
Recurso 13/06/2017 a partir das 18h00 com encerramento
em 14/06/2017 às 18h00
Inscrições homologadas - final 15/06/2017
Análise das propostas de MOOCs 15/06/2017 a 21/06/2017
Resultado preliminar 22/06/2017
Recurso 23/06/2017
Resultado final 24/06/2017

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
30/05/2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página