Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Retrospectivas 2019 – Olimpíadas Científicas
Início do conteúdo da página

Retrospectivas 2019 – Olimpíadas Científicas

Trajetória de sucesso: Campi do IFSULDEMINAS registram diversas conquistas em Olimpíadas Científicas em 2019

Banner trajetoria sucesso2019 230x136 Banner OutrasNoticias Porta novoDurante 2019, os campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foram destaque pelas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas em Olimpíadas Cientificas ocorridas no Brasil e no exterior. 

Para a Coordenadora de Olimpíadas Científicas do IFSULDEMINAS, Kelli Pereira de Oliveira, os títulos são o reconhecimento de todo os esforços de alunos, professores, orientadores e servidores da Instituição. “Os esforços e os reconhecimentos vão além dos títulos. É  a participação, a entrega, o envolvimento, os desafios que eles têm que superar; a troca de informações e experiências que essas competições trazem é o que faz valer a pena nessas competições. São vivências que, com certeza, farão a diferença na vida deles. Para nós,  como instituição, fazer parte deste momento e poder proporcionar isso aos nossos alunos é gratificante. Cada participação e conquista que eles trazem para o IFSULDEMINAS nos mostra que estamos no caminho certo e  que vale a pena todo o esforço”, enfatiza.

 

Veja  as conquistas dos Campi do IFSULDEMINAS durante  2019

 - Campus avançado Carmo de Minas

Montagem Carmo de MinasNo dia 30 de maio, estudantes do curso Técnico em Informática  participaram da primeira fase da 21ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A OBI é uma competição organizada nos moldes das outras Olimpíadas Científicas Brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.  

 

 

 

 

 

- Campus Inconfidentes

Montagem InconfidentesAconteceu entre os dias 10 e 13 de abril, na Universidade Federal de Lavras, o Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos. Na oportunidade, uma ex-aluna do Campus recebeu a  premiação de melhor trabalho na área de Engenharia de Alimentos por seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Já em maio, a conquista ficou com o estudante do 2º ano 1, pertencente ao curso Técnico em Informática. O aluno conquistou medalha de ouro e outros cinco discentes foram condecorados com medalha de bronze no Concurso Canguru de Matemática 2019. No total, 104 alunos do Campus participaram da competição. O concurso premiou ainda outros quatro  discentes do Campus Inconfidentes, com Medalha de Honra ao Mérito.

No mês seguinte, abril, o Campus realiza cerimônia de premiações e homenagem aos estudantes pelas conquistas no Concurso Canguru de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas (OBMEP).

Já no mês de novembro, o Campus teve duas movimentações internacionais. A primeira, ocorrida no dia 25, foi com o envio de uma equipe de alunos e professores à Argentina para participar de uma competição voltada a agropecuária. A “Olimpiada Nacional Especialidad Agropecuária”, no Instituto Línea Cuchilla, em Ruiz de Montoya, província de Misiones. Já a segunda, foi a menção honrosa, conquistada pela estudante de Engenharia de Alimentos, em conjunto com outros quatro colegas, pelo estudo, conferido pelo Centro de Bachillerato Tecnológico, Industrial y de Serviços, instituição estadual da província mexicana de Quintana Roo, na Montagem Inconfidentes1Jornada Estatal de Divulgación de la Ciencia, Tecnología y Humanidades, no México.

Por fim, para fechar o mês de novembro, discentes  do Curso Técnico em Informática participaram da final do Torneio Arduino Challenge,  promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) onde neste, conquistaram o 3º lugar. O Torneio Arduino Challenge é um campeonato de robótica com o objetivo de despertar, por meio de conhecimentos práticos, habilidades para a engenharia e tecnologia.

 

- Campus Machado

Montagem MachadoNove alunos do Campus Machado participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Duas das equipes inscritas chegaram à quarta fase da competição, que ocorreu no dia 27 de maio e contou com mais de 7 mil equipes de todos os estados brasileiros.

No mês de Julho, o Campus obteve duas conquistas, sendo a primeira obtida na primeira semana, pelo profissional formado na instituição, Donieverson Santos. Na ocasião, o egresso venceu o Campeonato Brasileiro de Torra de Café. O evento, ocorrido na cidade de Curitiba, contou com mais de 20 profissionais de alto nível no mercado de cafés. Em janeiro deste ano, o barista representou o Brasil no Campeonato Mundial de Torra, realizado na Itália.

Na sequência, a equipe "BrainCoffee", composta por quatro estudantes do curso de Sistemas de Informação e  dos cursos de Agronomia e Administração  chega à final do Programa de Pré-Aceleração Avança Café. A iniciativa é promovida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Em agosto, foi a vez de uma aluna do curso de Sistemas de Informação participar da fase final de uma competição promovida pela IBM Brasil, a Maratona Behind the Code. A etapa foi realizada na cidade de Praia do Forte, Bahia, e contou com representantes de 18 estados brasileiros. Foram cerca de 27 mil desenvolvedores que participarem da fase virtual e a discente se destacou entre os 100 do ranking, após 40 dias de comprometimento para com o desafio.

Já em outubro aconteceu no Campus a terceira edição do Startup Weekend. O evento, organizado por acadêmicos de Administração e de Sistemas de Montagem Machado1Informação, durou 54 horas e contou com a participação de 70 jovens.

E, por fim, em novembro, os títulos foram para um aluno do curso de Engenharia Agronômica, que foi campeão no campeonato de Filtrados, ocorrido na 4ª Festa do Café Orgânico e Fair Trade em Poço Fundo, Minas Gerais, e para a equipe do Grupo de Estudos “Autobots” que venceu a primeira edição do Desafio Maker, competição promovida pelo IFSULDEMINAS e realizada no campus Passos.

 

- Campus Muzambinho

Montagem Muzambinho


A equipe de Matemática do Campus fechou o primeiro semestre de 2019 com resultados significativos em algumas das competições mais importantes do ramo, como a Olimpíada Matemática sem Fronteiras e a Olimpíada Canguru de Matemática. O grupo seguiu adiante disputando a 3ª fase da Olimpíada de Matemática da UNICAMP e a 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, o Campus Muzambinho conquistou bronze na competição individual, que ocorreu na 13ª Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO). Foram 43 equipes brasileiras, selecionadas na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Ao todo, 181 estudantes, de 41 países, estiveram nesta edição.

Em setembro o Campus Muzambinho sediou a primeira etapa (regional) da 24ª Maratona Nacional de Programação. O evento contou com a participação de 42 equipes formadas por estudantes de 11 instituições do Sul de Minas sendo: 20 do IFSULDEMINAS, que foram selecionadas de acordo com a classificação que obtiveram na IX Olimpíada Interna de Programação (OLIP), realizada em junho de 2019. A maratona aconteceu simultaneamente em 47 sedes de todo o país, tendo participado 726 times, de 224 escolas.

Em novembro, aluno do primeiro ano do Curso Superior em Ciência da Computação recebe medalha de ouro, na XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI),  e menção honrosa em outra edição do evento. O medalhista conquistou o segundo lugar do Nível Sênior, sendo premiado com uma das 5 medalhas de ouro  ao atingir a nota de 430 pontos.

 

- Campus Passos

Montagem PassosO primeiro semestre do ano de 2019 foi de muitas conquistas para o Campus; em maio um aluno do terceiro ano de Comunicação Visual conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além dessa premiação, o campus obteve mais 11 menções honrosas.

Em junho, na cidade de Belo Horizonte, estudante do curso de Ciência da Computação vence a etapa regional do Technovation Challenge, em competição internacional de inovação voltada para o público feminino. O evento contou com parceiros de destaque como Google, Oracle e Unesco.

Ainda no mês de junho, a equipe do Campus obteve o segundo lugar na Competição de Inovação e Tecnologia, a Hackathon, evento  organizado pelo IFSULDEMINAS nos dias 15 e 16 de junho, em Muzambinho.

Já em agosto, os estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual ganharam medalha de bronze, na Olimpíada de Língua Portuguesa, pelo documentário:  "O que guarda a Canastra?"

Outro título conquistado pelo Campus foi o quarto lugar entre as 200 equipes participantes na 3ª Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em outubro o projeto “Jogos na formação inicial de professores de Matemática: uma possibilidade de articulação Montagem Passos1entre ensino, pesquisa e extensão”, do curso de Licenciatura em Matemática, ficou entre os 10 finalistas da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, realizada pela Fundação Carlos Chagas. A competição contou com 94 trabalhos inscritos.

Em novembro,  dois projetos de estudantes do curso de Design de Moda são destaque na 3ª edição do Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais de Divinópolis (CEFET).

 

- Campus Poços de Caldas

Montagem Poços de CaldasDurante o primeiro semestre de 2019, alunos dos cursos Técnicos em Informática e Eletrotécnica integrados ao ensino médio e do curso Superior de Engenharia de Computação participaram de competições de programação. Foram quatro eventos: em abril,  a 19ª Maratona Regional de Programação;  em maio a 8ª Maratona Mineira de Programação; em junho,  a 9ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP); e,por fim, para fechar as atividades olímpicas voltadas a programação, o campus participa da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Ainda em maio duas Olimpíadas aconteceram e em ambas competições o Campus Poços de Caldas obteve bons resultados. No primeiro torneio, seis turmas do ensino médio participaram pela sexta vez, consecutiva, da 15ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP).  Na última participação, em 2018, a instituição foi premiada com uma medalha de bronze e cinco menções honrosas.

Na segunda competição, alunos do Campus   participam da primeira fase da 2ª edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF).  Foram 27  estudantes dos cursos técnicos em Informática e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio. Na 1ª edição da OMIF, realizada no ano passado, três dos 10 competidores do campus se classificaram para a segunda e última fase. Do trio, um deles,  do 3º ano de DownloadsEletrotécnica ganhou medalha de ouro e os outros dois receberam certificados de menção honrosa.

Em setembro, equipe do Campus pertencente ao curso de Enganharia de Computação, conquistou bons resultados na 24ª Maratona de Progamação, estapa regional, ocorrida no Campus Muzambinho.

E, por fim, ainda em setembro, dentre todas as equipes de Minas, a do Campus conquistou medalha de prata durante a 5ª edição da Olimpíada GeoBrasil (OGB).

 

- Campus Pouso Alegre

Montagem Pouso AlegreO ano de 2019 foi produtivo para o Campus Pouso Alegre. Em junho, um aluno do  Técnico em Administração, integrado ao ensino médio, foi um dos dez medalhistas de ouro homenageado na 14ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Ainda em junho,  alunas do curso de Informática integrado conquistaram o 3º lugar em evento internacional de tecnologia com aplicativo sobre desemprego, na etapa regional do evento Technovation, ocorrido em Belo Horizonte.

No mês de novembro, equipes "FreeWorkers" e "Check Point" conquistaram, consecutivamente, o primeiro e o terceiro lugar na 1ª Olimpíada de Empreendedorismo, promovida pelo Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA), com os trabalhos apresentados. E, nos dias 22 e 24 de novembro, na Universidade de Uberaba, uma aluna do 6 ° período de Licenciatura em Química, conquistou o prêmio de destaque em ensino de Química no Estado de Minas Gerais, durante o 33° Encontro Regional da Sociedade Brasileira em Química.

 

- Campus avançado Três Corações

Montagem Três CoraçõesNo mês de março, alunos do  Técnico em Informática se classificaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).

Já em abril,  discentes dos cursos integrados são premiados em Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF). Do total de 25  inscritos do Campus, 19 foram do primeiro ano e seis do 3º.

No mês de maio, com o objetivo de criar soluções para a cafeicultura, um aluno do curso de Cafeicultura se destacou e venceu a maratona hackers (hackathon) durante a 22ª edição da Expocafé ocorrida em Trê Pontas, Minas Gerais.

Em outubro, uma equipe foi finalista no Torneio Arduino Challenge, evento promovido pelo campus em parceria com o INATEL.

 

Texto: Ascom/Reitoria (com informações dos Campi)
Fotos: Ascom Reitoria e campi do IFSULDEMINAS
Data: 26/12/2019

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página