Campus Muzambinho sedia a 1ª fase da Maratona Nacional de Programação
Etapa regional da Maratona Nacional de Programação é realizada no Campus Muzambinho
Aconteceu no dia 14 de setembro, no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, a etapa regional da Maratona Nacional de Programação. As equipes do sul de Minas lutaram para garantir a participação na etapa nacional que acontecerá em novembro, na cidade de Campina Grande, na Paraíba.
A expectativa para este ano são de 45 equipes distribuídas por 11 instituições diferentes da região mineira, sendo quatro pertencentes aos Campi de Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e Passos.
O evento
A abertura do evento começou às 8h30, seguida por aquecimento entre as equipes. As provas iniciaram às 14h e foram finalizadas às 19h. O teste, aplicado entre as equipes, condiciona-os a uma maratona a fim de resolver um caderno contendo 13 problemas de algoritmos.
Dentro das cinco horas propostas, os times formados por três alunos tiveram à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Entenda a Maratona
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 199. Nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), e é parte da regional sulamericana do concurso.
Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).
Desta forma a competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Resultado etapa regional
O primeiro lugar ficou com a equipe "Falácias e Carícias" da UNIFEI. O segundo, com a "IrionTroopers", do INATEL. O campus Muzambinho garantiu a quinta, oitava e a nona colocações; o Campus Poços de Caldas, a sétima. As melhores equipes participarão da final brasileira, que ocorrerá de 7 a 9 de novembro em Campina Grande – PB.
Redes Sociais