Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 1° Desafio Maker do IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

1° Desafio Maker do IFSULDEMINAS

Campus Passos sedia 1º Desafio Maker do IFSULDEMINAS.

No último sábado,23/11, o campus Passos recebeu a primeira edição do Desafio Maker IFSULDEMINAS. Das seis equipes inscritas, quatro compareceram: Autobots, Coffee Makers, Arruerra e Bete.

A equipe Autobots desenvolveu uma casa inteligente com sensores de chuva, gás, temperatura e umidade com controle via smartphone e aplicação hospedada em webserver, com registros e gráficos das informações coletadas.

A equipe Coffee Makers desenvolveu um sistema de controle para identificação de vazamento de gás com envio das informações e alertas para smartphone.

A Arruerra desenvolveu uma estufa para controle de plantações e a Bete um estacionamento inteligente para veículos. O estacionamento informava o número de vagas disponíveis e possuía um controle de entrada via RFID. Cada vaga possuía um sensor de distância ultrassônico que, ao ser ocupada, apresentava em um display as vagas ociosas.

Todos os projetos atenderam os critérios estipulados no edital. O diferencial na avaliação e julgamento foi em relação aos critérios de inovação e impacto da solução (social, ambiental e/ou econômico).

 

 Equipe Autobots
                 Projeto: Casa Inteligente
Equipe Autobots Machado Casa inteligente

 

Equipe: Coffee Makers Projeto: Identificador de vazamento de gás
Equipe Coffee Makers Muzambinho Monitoramento de vazamento de gás

 

Equipe: Arruerra Projeto: Estufa para controle de plantações
Equipe Arruerra Carmo de Minas Estufa

 

Equipe: Bete Projeto: Estacionamento inteligente para veículos
Equipe Bete Passos Estacionamento

 Classificação 

  Equipe Campus
1º Lugar Autobots Campus Machado
2º lugar Coffee Makers Campus Muzambinho
3º lugar Arruerra Campus Carmo de Minas
Menção honrosa Bete Campus Passos

 

 

Texto: Ascom/Reitoria (com informações e fotos da Ascom/Passos)
Atualizado em 26/11/2019

__________________________________________________

IFSULDEMINAS realiza primeira edição do evento “Desafio Maker

Estudantes do ensino médio e superior, matriculados em escolas públicas e privadas, desenvolverão soluções para sanar problemas do cotidiano

- Edital 151/2019

- Inscrição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), lança o Desafio Maker do IFSULDEMINAS, destinado a alunos de ensino médio e superior, matriculados em escolas públicas ou privadas.

O objetivo é desenvolver e estimular nos estudantes, de forma geral, soluções que sanem problemas do cotidiano, relacionados a impactos ambientais, mobilidade urbana, melhorias do ambiente domiciliar, robótica, saúde e bem-estar.

Esta será a primeira edição do Desafio Maker e as premiações serão medalhas para os três melhores protótipos, sendo que o primeiro lugar, de acordo com os critérios estabelecidos pela comissão organizadora, poderá ter a chance de desenvolvê-lo no “Espaço Maker” do seu campus, se houver interesse. Haverá certificado de participação para todos os integrantes das equipes.

Requisitos

Estarão aptos, para se inscrever e competir, alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico ou graduação do IFSULDEMINAS ou de outras instituições de ensino públicas ou privadas do país. Desta forma, os estudantes formarão equipes de, no máximo, três alunos e um coordenador/tutor que ficará responsável pela equipe. No total, o evento admitirá, no máximo, doze equipes. Poderá haver equipes mistas e todos os integrantes das equipes deverão estar vinculados à mesma instituição. 

Vagas

Será disponibilizada uma vaga de equipe para cada campus. As equipes serão classificadas e admitidas por ordem de data e hora de inscrição, serão considerados a hora e os minutos em que a inscrição foi efetivada, de acordo com o registro no sistema de inscrição.

Se um ou mais campi do IFSULDEMINAS deixar de se inscrever, a vaga poderá ser ocupada por equipes de outros campi ou de instituições de ensino externas.

Inscrições

As inscrições das equipes são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 11 de novembro 2019, exclusivamente por meio deste link.

Cada equipe deverá possuir um “NOME”, que será informado no momento da inscrição. Ao término do prazo para as inscrições, a Comissão Organizadora homologará as inscrições e divulgará no site do IFSULDEMINAS, conforme cronograma disposto no item 7 do edital e não caberá recurso em relação à homologação das inscrições.

Premiações

Serão classificados os três melhores projetos desenvolvidos durante o evento e a comissão avaliadora julgará os trabalhos de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital que são: inovação; criatividade; impacto da solução (social, ambiental e/ou econômica); aplicabilidade; funcionalidade; usabilidade; e segurança.

Serão premiados, com medalhas, os três melhores projetos desenvolvidos durante o evento. Haverá certificado de participação para todos os integrantes das equipes.

Recursos

A equipe poderá recorrer à organização caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deverá ser enviado à comissão organizadora, no prazo máximo de uma hora, a contar da divulgação do resultado. Qualquer dúvida a respeito das regras deverá ser encaminhada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cronograma

Período de inscrições

21/10/2019 a 11/11/2019

Homologação das inscrições

12/11/2019

Divulgação da listagem de materiais

13/11/2019

Resposta das equipes quanto à listagem de materiais

14/11/2019

Data do evento

23/11/2019

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
11/10/2019

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página