OLIP 2019

Campus Muzambinho recebe 9ª edição da Olimpíada de Programação do IFSULDEMINAS – OLIP

olip2019 002O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu, no último dia 08 de junho, a 9ª Edição da Olimpíada de Programação (OLIP). A competição reuniu 38 equipes: 25 competindo pela categoria Superior e 13 pela modalidade Técnico. Participaram do evento 104 alunos dos cursos Técnicos em Informática Integrado e Subsequente e Ciência da Computação dos cursos dos Campi Muzambinho, Passos e Poços de Caldas do IFSULDEMINAS e da UNICAMP. Outros 32 alunos e professores participaram como equipe de apoio.

A OLIP é uma seletiva que acontece todos os anos. As melhores equipes são classificadas para a maratona regional de programação, que neste ano será também no Campus Muzambinho, dia 14 de setembro.

Segundo um dos organizadores do evento, professor Ricardo José Martins, a proposta da OLIP é incentivar os estudantes a resolverem problemas da área da informática e implementar algoritmos em tempo limitado, promovendo e estimulando a aprendizagem de Programação.

Na edição deste ano, a OLIP reuniu os alunos dos cursos da área de Informática em uma disputa nos moldes da Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. No período da manhã, os presentes puderam assistir a uma palestra ministrada pelo egresso do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Samuel Eduardo da Silva, com o tema “Maratona de Programação dá futuro?”.

Veja os resultados:

Catergoria Superior

1º Lugar - Flecha na Canela
Douglas Barbosa Martins da Costa - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Jairo de Sousa Júnior - 3º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Ygor Ribeiro Costa - 1º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho

2º Lugar - Os Scriptonitas
Lincoln Batista Marques - 5º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Natanael Fabrício Dacioli Batista - 5º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Samuel Lucas Santos Gomes - 5º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho

3º Lugar - P=NP
Luziane de Lourdes Freitas - Engenharia de Computação - Campus Poços de Caldas
Natasha Alves de Castro - Engenharia de Computação - Campus Poços de Caldas
Rodrigo Araújo Marinho Franco - Engenharia de Computação - Campus Poços de Caldas

Catergoria Técnico

1º Lugar - OLIPYTHONISTAS
Iady Adrianny de Moura - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Jeferson Vinícius de Oliveira Santos - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Wadson Garbes Gonçalves Pinto - Técnico em Informática Subsequente - Campus Muzambinho

2º Lugar - PneumoultramicroscopicossilicovulcanoCodemons
Gustavo Henrique de Oliveira Queiroz - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Luiz Fernando de Souza - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Vinícius Martins Freire - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho

3º Lugar - Never One
Danilo Inacio Reis de Castro - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Eduardo Dutra de Souza - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Luiz Pedro Marques Filho - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho

Outras fotos do evento podem ser conferidas neste link!

Texto: ASCOM Muzambinho

Fotos: Alef Rafael Zandomenighi e Cristina Aparecida Maria Anacleto

11/06/2019

IFSULDEMINAS lança 9ª Olimpíada Interna de Programação (OLIP)

Estudantes dos cursos técnicos e superiores de informática já podem se inscrever na competição

Estudantes de Informática do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem se inscrever para participarem da 9ª edição da Olimpíada Interna de Programação (OLIP). O objetivo da competição é incentivar estudantes a resolverem problemas da área de informática e também implementar algoritmos em tempo limitado, estimulando seu aperfeiçoamento. O evento ocorrerá no dia 08 de junho, no Prédio de Tecnologia da Informação do Campus Muzambinho.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de maio, exclusivamente, pelo site da Olimpíada (http://maratona.muz.ifsuldeminas.edu.br/inscricao.php). Podem participar estudantes dos cursos de informática de todos os campi do IFSULDEMINAS, em todas as modalidades (Técnico integrado e subsequente, PROEJA, Bacharelado, Licenciatura, Especialização Técnica e EaD). Cada equipe será constituída de um a três alunos com a mesma categoria. E cada equipe deve indicar o aluno que será o coach. Qualquer comunicação específica com as equipes será realizada por meio dessa pessoa.

Provas

A OLIP consiste em uma bateria de problemas a serem resolvidos na data da prova. As equipes submeterão as possíveis soluções à comissão julgadora. As resoluções serão avaliadas de forma a serem aprovadas ou rejeitadas. No caso de rejeição, a equipe poderá submeter novas soluções ao mesmo problema.

Premiação

Haverá premiação para as três primeiras equipes classificadas em cada uma das categorias, Técnico e Superior. As equipes vencedoras da categoria Superior serão inscritas para participação na etapa regional da Maratona de Programação, prevista para o dia 14 de setembro, em Varginha. Os interessados podem entrar em contato com a organização da OLIP pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação da Olimpíada

Chegada dos times 8h