Página inicial > PROEX > Menção honrosa

Menção honrosa

No MéxicoEstudante do IFSULDEMINAS apresenta trabalho desenvolvido no Campus Inconfidentes e recebe menção honrosa

Juliana e rapaz trabalham em laboratórioNa última terça-feira, dia 19 de novembro, a estudante de Engenharia de Alimentos do Campus Inconfidentes, Juliana Martins Braz participou da Jornada Estatal de Divulgación de la Ciencia, Tecnología y Humanidades, no México. A jovem, que está em intercâmbio naquele país durante este semestre, apresentou o trabalho entitulado "Avaliação do teste ideal para doce de leite pastoso contendo diferentes concentrações de soro de leite", desenvolvido por ela em conjunto com outros quatro colegas de curso no IFSULDEMINAS e recebeu menção honrosa pelo estudo, conferida pelo Centro de Bachillerato Tecnológico, Industrial y de Serviços, instituição estadual da província mexicana de Quintana Roo.

Pesquisa

Juliana cursa disciplinas de Engenharia Ambiental e desenvolve projeto de pesquisa e estágio na Universidad de Quintana Roo, no México. Ela foi incentivada a inscrever seu trabalho no evento por seu orientador, no país mexicano, e apresentou-o para alunos do primeiro e segundo anos do curso técnico de Bebidas e Alimentos. "No estudo, reutilizamos o soro de leite, produzido durante a fabricação de queijo, na produção de doce de leite. Realizamos seis formulações com diferentes concentrações de soro e fizemos avaliação sensorial de cada uma delas com consumidores, analisando a opinião deles sobre o que seria o ideal nos critérios gosto doce e consistência. Pensamos em usar este material por ser o soro um resíduo que geralmente é descartado por empresas sem o tratamento correto, gerando assim um grande impacto ambiental. Ao substituir parcialmente o leite integral pelo soro de leite em formulações de doce de leite, criamos uma alternativa sustentável para a questão", explicou a estudante.

IFSULDEMINAS

O trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2019, no Campus Inconfidentes, como conteúdo obrigatório na avaliação da disciplina de Análise Sensorial. Foi desenvolvido em equipe, pelos estudantes Juliana Martins, Douglas Castro, Mirelle Mariano, Nathalie Goes e Maria Eduarda Vilela. A intercambista listou as ferramentas disponibilizadas pelo instituto para realizar a pesquisa. "O IFSULDEMINAS nos ofereceu suas instalações, como o Setor de Laticínios do campus para a produção do doce de leite, também as matérias primas utilizadas para esse processo, além dos laboratórios para a realização das análises".

Segundo a orientadora Mariana Borges de Lima Dutra, docente da disciplina, o estudo, que aliou questões do processamento de produtos lácteos com a avaliação da qualidade sensorial, mereceu a premiação. "A menção honrosa pode vir a estimular a aluna e sua equipe para que novos projetos de pesquisa sejam realizados. Para o IFSULDEMINAS, promover a divulgação da instituição a nível internacional, juntamente com o recebimento da menção honrosa, permite demonstrar que estamos no caminho certo em nossas pesquisas", enfatizou.

Realização

Os resultados do trabalho ainda devem ser publicados em uma revista científica. Enquanto isso não acontece, a graduanda comemora as conquistas já alcançadas. "Para mim, receber esse reconhecimento significa que nossos esforços estão sendo percebidos, nos incentivando a realizar mais projetos, porque além dos conhecimentos adquiridos, a pesquisa permite descobrir novos meios de solucionar problemas. Passar por tudo isso durante meu intercâmbio acadêmico está sendo uma experiência incrível. Estou tento crescimento profissional e pessoal, e a oportunidade de conhecer novas técnicas e metodologias de pesquisa, além de uma nova cultura e língua. O intercâmbio mudou minha maneira de pensar, ampliando meus horizontes e ideias", concluiu.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 22/11/2019