Edital nº 94/2025 - 3º Desafio Maker do IFSULDEMINAS
Objetivo: O 3º Desafio Maker do IFSULDEMINAS tem como propósito estimular os estudantes a desenvolverem soluções e inovações sustentáveis por meio da cultura maker que contribuam diretamente para um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) com o uso de tecnologias da conectividade. O evento será realizado no Campus Muzambinho.
Quem pode participar: Alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio técnico integrado ou de graduação do IFSULDEMINAS.
Número de vagas: 02 (duas) vagas para cada campus do IFSULDEMINAS, limitado a 16 equipes ao total. Os estudantes formarão equipes de, no máximo, 3 (três) alunos e 01 (um) professor/tutor que coordenará a equipe. A equipe terá como coordenador/tutor 1 (um) professor ou Técnico Administrativo, que poderá ser o mesmo para as duas equipes do mesmo campus.
Modalidade: presencial
Período de inscrição: De 24 de março até 12 de maio de 2025.
Inscrição: A inscrição deverá ser realizada por um servidor do IFSULDEMINAS, Coordenador da equipe, no período de 24/03 a 12/05 de 2025, exclusivamente, por meio do link: <3º Desafio Maker do IFSULDEMINAS - Conectividade e Sustentabilidade: ODS em Movimento>
As inscrições para o “3º Desafio Maker do IFSULDEMINAS” são gratuitas.
Processo de seleção: Os participantes serão classificados de acordo com a data e o horário (dia/hora/minutos - horário de Brasília) da inscrição, respeitando o número de vagas definidas neste Edital.
Premiação: As três equipes que receberem as melhores avaliações por parte da Comissão Avaliadora, seguindo a ordem de pontuação, serão premiados com medalhas e prêmios oferecidos por patrocinadores e instituições parceiras. Os prêmios serão divulgados no decorrer do período das inscrições na página da PPPI -> Editais e no dia da realização do desafio.
Atendimento ao candidato:dite.empreendedorismo@ifsuldeminas.edu.br e espaco.maker@muz.ifsuldeminas.edu.br
Para o desenvolvimento do projeto, o coordenador poderá solicitar componentes, sensores e atuadores que estejam disponíveis na lista de materiais disponibilizada no site do desafio: III Desafio Maker
Cronograma resumido:
Evento | Data |
Período de Inscrições | 24/03 a 12/05/2025 |
Homologação das inscrições | 13/05/2025 |
Solicitação de componentes e sensores pelo coordenador das equipes selecionadas | 16/05/2025 |
Data do Evento | 28/05/2025 |
Resultado Final | 28/05/2025 |
Prazo para recursos* | 15 min após a publicação do resultado |
Resultado final após recurso* | 1 h após a publicação do resultado |
Obs.: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital.
Redes Sociais