Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

06 grupos de pesquisa

Procedimentos para cadastramento e certificação de Grupo de Pesquisa no Diretório de  Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 Relação dos Grupos de Pesquisa Certificados - Clique e acesse 

Um Grupo de Pesquisa (GP) corresponde a um conjunto de pesquisadores, estudantes, técnicos e colaboradores externos, que desenvolvem pesquisa científica em torno de uma ou mais linhas de pesquisa comuns.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), os Grupos de Pesquisa são constituídos a partir de interesses nas várias áreas do conhecimento, em articulação com os eixos tecnológicos de atuação dos campi e de acordo com o  perfil de experiência científica dos pesquisadores da Instituição.

A criação do GP deverá ser norteada com o objetivo de nuclear uma área do conhecimento em pesquisa, buscando a associação de membros que atuem na mesma temática de pesquisa, evitando a duplicidade de áreas.

Procedimento para cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq:

Para a solicitação de cadastro de GP no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq, o docente ativo que deseja incluir um GP e ainda não estiver cadastrado como líder no DGP deverá solicitar esse cadastro à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), através do preenchimento do formulário, clique aqui  

O Grupo de Estudo certificado pelo Campus e que já tenha atendido ao prazo mínimo estipulado, poderá solicitar o cadastro como GP no DGP desde que cumpridas as normas da Resolução nº 014/2016, de 23 de março de 2016.

A solicitação será analisada pela PPPI e, se de acordo, será encaminhada para aprovação na Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CAPEPI). Após a aprovação, o líder do Grupo de Pesquisa será cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) da Plataforma Lattes do CNPq e deverá preencher o formulário para cadastramento (http://lattes.cnpq.br/web/dgp). 

Após preencher o cadastro e clicar em “enviar” o líder deverá gerar um arquivo em PDF do cadastro (utilizar o botão “visualizar espelho do grupo de pesquisa”, disponível na página do líder), e enviar para a PPPI, que certificará o GP no DGP do CNPq. As informações devem ser atualizadas constantemente.

Para a criação do GP, deverá ser considerado que:

1) As linhas de pesquisa devem ser abrangentes, focando os objetivos gerais do GP e não o detalhamento dos projetos de pesquisa correntes;

2) Os Currículos Lattes de todos os membros devem estar atualizados na data da submissão;

3) A atualização dos dados sobre o GP no DGP deve ser contínua;

4) É desejável que estudantes de graduação e pós-graduação participem dos Grupos de Pesquisa;

5) Com o objetivo de fomentar a cooperação entre os docentes, é desejável que o grupo tenha colaboradores de outras instituições,

6) Sugere-se que o grupo tenha além do líder (doutor) e vice-líder (doutor), de 3 a 10 pesquisadores ou colabores externos/técnicos, e pelo menos 1 estudante regularmente matriculado e vinculado a um docente (pesquisador).

7) Anualmente, por ocasião do censo do CNPq, a PPPI poderá descredenciar o grupo que estiver inativo ou for considerado atípico pelo CNPq.

São considerados casos atípicos de Grupos de Pesquisa pelo CNPq: 

Grupos unitários; grupos sem estudantes; grupos com mais de 10 pesquisadores (docentes); grupos com mais de 10 linhas de pesquisa; grupos onde o líder não é doutor; grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores; pesquisadores que participam de 4 ou mais grupos; estudantes que participam de 2 ou mais grupos de pesquisa e grupos semelhantes.

ATENÇÃO:  É importante que o líder atualize constantemente a página do Grupo de Pesquisa. Sempre que fizer o acesso à página, finalizar a atualização com o “envio ao CNPq”, essa ação mantém o Grupo de Pesquisa sempre como “atualizado”.

Qualquer dúvida sobre criação, atualização e/ou manutenção dos grupos de pesquisa devem ser enviadas para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações úteis:

Atualizar, cadastrar e certificar grupos: http://lattes.cnpq.br/web/dgp

Manual do usuário:  http://lattes.cnpq.br/web/dgp/manual-do-usuario/

Informações gerais: http://lattes.cnpq.br/web/dgp

Perguntas frequentes: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq/  e  http://plsql1.cnpq.br/diretorioc/html/faq.html#g12

Consultar base corrente: http://lattes.cnpq.br/web/dgp

Consultar censos anteriores: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/sobre

Plataforma Lattes/CNPq:  http://lattes.cnpq.br/

Contato na PPPI: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Fim do conteúdo da página