Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Livros e E-books

Confira as publicações:

Livros Edital 2021

 

aves do planalto

Aves do Planalto de Poços de Caldas (Acesse)

O livro se propõe a servir como um guia de campo, para ecoturistas interessados em observação de aves, bem como uma ferramenta de divulgação científica e com potencial uso educacional. O Planalto apresenta características geomorfológicas diferenciadas, por se tratar de uma caldeira vulcânica, e está inserido predominantemente no bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do país. Apresenta ainda os campos de altitude, uma fitofisionomia da Mata Atlântica e do Cerrado que apresenta uma biodiversidade impar e que vem sofrendo grande pressões da agricultura, mineração e expansão imobiliária. O trabalho reúne 183 espécies de aves ocorrentes na área, distribuídas em 49 famílias, todas elas ilustradas ricamente em fotografias de qualidade, sendo que para cada espécie são relacionadas diversas características ecológicas, taxonômicas, biológicas e comportamentais, além de seu local de ocorrência no Planalto, seu status de conservação e outras informações importantes para a observação e conhecimento desses animais. Por fim, o livro é parte dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas, assim, temos na produção desse livro a efetivação da interrelação entre os três pilares do IFSULDEMINAS: ensino, pesquisa e extensão.

 

Captura de tela inteira 23112021 102245

Cidade & Sociedade - Interações e contextos acerca das urbanidades Sul Mineiras. (Acesse)

Este livro pretende contribuir para o registro das dinâmicas urbanas e sociais dos Sul de Minas Gerais, tendo como premissa o olhar transdisciplinar de diversas áreas do conhecimento. São oito capítulos, escritos Os professores universitários (IFSULDEMINAS, UNIFAL, UNICAMP, UFSJ, UNIFEI, UNA, UNIFEOB, USJT e UNILAVRAS) que atuam em diversas áreas do conhecimento, e alunos de graduação e pós-graduação, na maioria de instituições localizadas no Sul de Minas, demonstrando reconhecimento e valorizando a produção científica regional.

 

Parques Estaduais Serra do Papagaio baú das espécies

Parques Estaduais Serra do Papagaio - baú das espécies. (Acesse)

Este livro reúne informações científicas e o registro fotográfico de animais vertebrados e invertebrados, plantas e fitofisionomias, com espécies raras, ameaçadas ou inéditas para o país e para a ciência, constituindo, portanto, ferramenta de divulgação científica, de educação ambiental e conservação da biota. Apresentaremos ao público geral uma amostra da biodiversidade da maior unidade de conservação do sul do estado de Minas Gerais, o Parque Estadual Serra do Papagaio (PESP).

 

Livros Edital 2017

 

Café nas Montanhas 1Café nas montanhas - Caracterização da cafeicultura na área de atuação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé de Marcelo Bregagnoli e Jorge Florêncio Ribeiro Neto. (Acesse)

Este livro é sequência de um estudo prévio (400 produtores) realizado em 2012 nos municípios de atuação da Cooxupé no Sul de Minas Gerais (Botelhos, Cabo Verde, Campestre, Juruaia, Muzambinho e Nova Resende), depois de projeto aprovado pelo CNPq, intitulado: Diagnóstico das propriedades cafeeiras nos municípios de atuação da Cooxupé. Nesta fase do trabalho, cidades consideradas “polos” na produção de café foram definidas pela Cooxupé, sendo 14 municípios no Sul de Minas Gerais (Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Bom Jesus da Penha, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Conceição Aparecida, Guaxupé, Guaranésia, Itamogi, Monte Belo, Monte Santo de Minas e São Pedro da União), 7 municípios no Cerrado Mineiro (Araguari, Campos Altos, Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio, Rio Paranaíba e Serra do Salitre) e a cidade de Caconde no Nordeste Paulista, totalizando 647 produtores/cooperados entrevistados. Objetiva-se também com esta obra, através da divulgação dos resultados, propor linhas de pesquisas para as diversas instituições de investigação científica do país, na busca de atividades cafeeiras sustentáveis.

 

Livros Edital 2012 

 

cafe nas montanhas web 1Café nas montanhas - cafeicultura sustentável no Sul de Minas Gerais. (Acesse)

Resultado de uma pesquisa de campo promovida pela parceria entre o IFSULDEMINAS e a Cooxupé, o livro Café nas montanhas se destina a tomadores de decisão que atuam no agronegócio do Sul de Minas Gerais. O livro analisa a importância do café, das pequenas propriedades e das pequenas cidades para o arranjo produtivo local do Sul de Minas Gerais, e deixa entrever a seguinte questão: o Sul de Minas Gerais é capaz de manter-se com sucesso na atualidade?

 

uniformes luso brasileirosUniformes luso-brasileiros nas guerras do sul contra os espanhóis 1750-1790. (Acesse alguns trechos)

O artista plástico Dennis Hanson demonstra neste livro como aquarela e softwares de edição de imagem podem recriar um pedaço do passado. Tradição e tecnologia permitiram ao artista reconstruir desenhos setecentistas que vândalos haviam destruído. O resultdo é uma obra rica em cores e significados. Uniformes luso-brasileiros está disponível apenas em versão impressa, mas você pode conferir alguns trechos neste PDF.

  

Desenvolvimento Integrado 1Desenvolvimento social integrado - uma análise a partir da produção cultural, da tecnologia da informação e da saúde. (Acesse)

O livro integra, na ótica comum do desenvolvimento social, temas tão diversos quanto o empreendedorismo na área de tecnologia da informação, a inovação em design como diferencial competitivo, o advento da televisão digital paralelamente à exclusão digital, a resposta social dos blogs às transmissões televisivas, o valor da palavra falada para o incentivo à leitura, as redes de relacionamentos de empresas incubadas em universidades e a gestão ambiental de resíduos têxteis e hospitalares.


CAPA IESO
International Earth Science Olympiad 2015 Final Report(Acesse)

O International Earth Science Olympiad 2015 Final Report é a publicação que reúne o registro de todas as informações e detalhes das atividades da 9th International Earth Science Olympiad (IESO), realizada pela Organização Internacional de Educação em Geociências - IGEO - e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, em Poços de Caldas-MG, entre os dias 13 e 20 de setembro de 2015.

Primeira vez que este evento mundial foi sediado no Brasil, a IESO 2015 reuniu 250 alunos e professores de 27 países que participaram da competição de conhecimentos acerca de temas da área de Ciências da Terra.

CAOA IESO 2

 Earth Science Education: global perspectives. (Acesse)

O livro Earth Science Education: global perspectives aborda a importância do ensino/aprendizagem das disciplinas da área de Ciências da Terra para o destino da humanidade, seu papel central para o desenvolvimento de percepções ambientais e do pensamento sistêmico, em contraponto ao pouco prestígio que essas disciplinas recebem nos sistemas educacionais de vários países do mundo.

A publicação reúne os relatos de professores e pesquisadores de 27 países, responsáveis por orientarem suas equipes no processo de preparação e seleção para participar da International Earth Science Olympiad (IESO) 2015, realizada pela Organização Internacional de Educação em Geociências - IGEO - e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.

 

E-books

 

livro pnaePNAE nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Acesse)

É resultado do trabalho e experiência de diversos servidores da rede federal com o PNAE. Está organizado em duas partes, sendo que a primeira apresenta uma atualização dos conteúdos abordados nos cursos do PNAE destinados aos servidores da rede federal que vem sendo realizado pelo IFSULDEMINAS nos últimos anos e a segunda parte reúne as experiências com o PNAE de diferentes institutos abordando temas como o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão com o PNAE, ações de educação alimentar e nutricional, compra de alimentos da agricultura familiar e a execução do PNAE na pandemia.

Desejamos que esta publicação seja mais uma fonte de consulta para os servidores que estejam atuando ou queiram atuar nesse importante programa e ainda que as experiências apresentadas inspirem outras experiências. 


capaJustiça Climática no Antropoceno (Acesse

O e-book Justiça Climática no Antropoceno reuniu os melhores artigos apresentados na edição on-line do 18º Congresso Nacional do Meio Ambiente de Poços de Caldas. Com o mesmo tema do e-book, o evento teve como objetivo incentivar o debate sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas para um meio ambiente saudável e sustentável.

O projeto do e-book foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, com o apoio da Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR, da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Santos Dumont e do instituto Federal da Paraíba - IFPB.

Participaram da organização do livro os servidores: Dra. Arturene Maria Lino Carmo, Dr. Claudiomir Silva Santos, Dr. Fabrício dos Santos Ritá, Me. Generci Dias Lopes, Dr. Gilcean Silva Alves, Dr. Gustavo Henrique Gravatim Costa, Dr. Leandro Gustavo da Silva, Dra. Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Dra. Tais Arthur Correa e Me. Ronei Aparecido Barbosa.

 

livro Ortigara

Políticas para a Educação Profissional no Brasil. (Acesse)

Esta obra reúne os principais elementos que permitem o entendimento das orientações das políticas para educação profissional dos anos 2000, como o resgate histórico da relação entre a educação profissional com o mercado de trabalho, a análise do fenômeno da globalização e da hegemonia neoliberal, sua influência nas reformas dos anos de 1990, as políticas prevalecentes na década de 1990, uma discussão sobre a concepção de ensino integrado e a análise das orientações da política para educação profissional instituídas nos anos 2000.

Para isto, reúne conteúdos que tratam da história da educação profissional de nível médio no Brasil desde os seus primórdios, passando pelas alterações promovidas pela Constituição Federal de 1988, pela LDB de 1996, as reformas dos anos de 1990 promovidas pelo Decreto 2.208/1997 e, com maior detalhe, as recentes reformas dos anos de 2000, como aquelas promovidas pelas Leis n° 11.741/2008 e n° 11.892/2008, que criou os Institutos Federais e orientou as escolas da Rede Federal para oferta de ensino técnico integrado ao ensino médio, favorecendo uma visão processual das alterações e os impactos causados pelas reformas na sua oferta.

 

Pés pelas mãos

 Pés pelas mãos - Um retrato da migração cafeeira. (Acesse)

O trabalho feito como conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) pela jornalista Tatiana de Carvalho Duarte,  se tornou em um livro que busca através de imagens, demostrar como os migrantes sobrevivem durante a época da colheita de café na  cidade de Cabo Verde, Sul de Minas Gerais, que anualmente leva cerca de três mil pessoas, num período de dois a quatro meses à cidade.  Essa atividade acaba criando uma grande troca de cultura, hábitos, memórias, aspirações e visões de mundo com a população da cidade.

 Por meio de entrevistas e fotografias, o livro em forma de fotorreportagem, procura demonstrar que a obra pode ser trata como uma  representação em torno das identidades culturais e servir como um documento para futuras pesquisas, que são produzidas no contínuo  deslocamento migratório do povo brasileiro.

    

glossarioambiental

 Glossário Ambiental (Acesse)

 Com intuito de facilitar a pesquisa no IFSULDEMINAS, o professor Luiz Flávio Reis Fernandes produziu o "Glossário Ambiental", obra que  coloca de maneira objetiva e esclarecedora termos ambientais na forma de um glossário, tendo como referência o alfabeto de A até Z.

 Há glossários de diversas áreas do saber, mas este propõe mais uma finalidade, à de se transformar em uma ferramenta para toda a  comunidade acadêmica e não só para os alunos do IFSULDEMINAS. O documento utilizado para o glossário foi elaborado a partir da  participação dos alunos matriculados no primeiro período do curso de Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

Fim do conteúdo da página