Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PPPI > Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Iniciação Científica > Procedimentos para substituição bolsistas e cancelamento de projetos - CNPq e FAPEMIG
ptenfres
Início do conteúdo da página

Procedimentos para substituição bolsistas e cancelamento de projetos - CNPq e FAPEMIG

Documentos necessários para substituição de bolsistas ou cancelamento de projeto.

 SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS


O orientador poderá solicitar a substituição do bolsista nos casos em que este deixar de cumprir as obrigações dispostas nos editais. Nesse caso, o orientador deve encaminhar à PPPI :

-  Pedido de substituição com Justificativa devidamente preenchido e assinado. (modelo)

- Relatório das atividades parciais realizadas pelo aluno a ser substituído, modelo “Relatório Parcial”. 

- Documentação do bolsista substituto conforme descrito no edital.

A substituição será efetuada se o novo bolsista atender aos requisitosprevisto no edital.  Também deverá ser respeitado o prazo legal de substituição onde o bolsista substituto não poderá receber bolsa por período inferior a quatro meses.

 

CANCELAMENTO DE PROJETOS

O cancelamento definitivo da pesquisa poderá ser solicitado pelo orientador, caso haja desistência do bolsista ou não cumprimento dos compromissos dispostos no edital sem que haja interesse ou possibilidade de substituição e também em casos de desligamento do orientador da Instituição IFSULDEMINAS.

Nesses casos, o orientador deverá encaminhar à PPPI:

-  Pedido de cancelamento com justificativa devidamente preenchido e assinado por todos os envolvidos no projeto. (modelo)

- Relatório parcial e final das atividades realizadas pelo bolsista durante a execução do projeto.

Observações: Caso haja desistência do projeto, sem os devidos trâmites e aprovação por meio da PPPI, o orientador ficará responsável por devolver à agência de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente e responderá pelos demais constantes nas documentações e procedimentos relativos ao Programa, tanto do IFSULDEMINAS quanto da agência de fomento em questão.

Devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos;

Fim do conteúdo da página