Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Orientações sobre assédio e discriminação
Início do conteúdo da página

Orientações sobre assédio e discriminação

 Clique e conheça o Guia Lilás

 

O que é assédio moral?
O assédio moral consiste na violação da dignidade ou integridade psíquica ou física de outra pessoa por meio de conduta abusiva. Manifesta-se por meio de gestos, palavras (orais ou escritas), comportamentos ou atitudes que exponham o(a) servidor(a), o(a) empregado(a) ou o(a) estagiário(a) ou o(a) terceirizado(a), individualmente ou em grupo, a situações humilhantes e constrangedoras, degradando o clima de trabalho e muitas vezes impactando a estabilidade emocional e física da vítima. (Guia Lilás, CGU)

 

O que é assédio sexual?
O assédio sexual é crime e não deve ser tolerado. É definido por lei como o ato de constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. (Código Penal, art. 216-A). (Guia Lilás, CGU)

 

O que é discriminação?
É toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em sexo, gênero, idade, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, convicção filosófica ou política, raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica, que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada (art. 1º, I, da Lei 12.288/2010). (Guia Lilás, CGU)

 

Se você é vítima ou conhece alguém que é vítima de assédio ou discriminação no IFSULDEMINAS faça sua denúncia através da plataforma Fala.BR

 

Fim do conteúdo da página