O Instituto

Missão

"Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais."

Em 2008, o Governo Federal deu um salto na educação do país com a criação dos Institutos Federais. Através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

No Sul de Minas, as Escolas Agrotécnicas Federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de ensino médio e técnico, foram unificadas. Nasce, assim, o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.

Atuação do IFSULDEMINAS

Hoje, o Instituto oferece cursos de ensino médio integrado, técnico, cursos superiores de tecnologia, licenciatura, especialização, pós-graduação e cursos de Educação a Distância. Além dos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, também possui campus em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Passos,  Núcleos Avançados e Polos de Rede nas cidades da região.

A Reitoria interliga toda a estrutura administrativa e educacional dos campi. Sediada em Pouso Alegre, sua estratégica localização permite fácil acesso aos campus e unidades do IFSULDEMINAS.

Organogramas

e Atribuições

Base Jurídica:

- Estatuto do IFSULDEMINAS

- Regimento Geral

- Código de Conduta Ética Profissional

Servidores da Reitoria - IFSULDEMINAS

Gabinete do Reitor

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Diretoria de Ingresso

Procuradoria

Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI)

Auditoria Interna

Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)

Assessoria Internacional

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI)

Pró-Reitoria de Pesquisa,Pós-Graduação e Inovação (PPPI)

Pró-Reitoria de Administração (PROAD)

Coordenação Geral de Licitação e Compras

Coordenação Geral de Convênios e Gestão de Contratos

Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado

Horário de Atendimento - Reitoria : Segunda à Sexta: 08:00 ao 12:00 e 14:00 às 18:00.
Endereço: Avenida Vicente Simões- nº 1111 - Bairro Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre - Cep: 37550-000

ormas estruturantes

Lei nº 11.892/2008

Decreto nº 6.986/2009

Portaria MEC nº 1.291/2013

Portaria MEC nº 129/2009

Portaria MEC nº 505, de 10 de junho de 2014, que altera a Portaria nº 331, de 24 de abril de 2013

Portaria MEC nº 27, de 21 de janeiro de 2015, do Ministro da Educação

Organogramas

Acesse o wireframe com o exemplo de uma página institucional

Esse item deve apresentar as seguintes informações em relação ao órgão/entidade:

Acesse uma página institucional já publicada (em breve)

• I. Estrutura organizacional (organograma);
  • II. Competências;
  • III. Base jurídica da estrutura organizacional e das competências do órgãos/entidade, inclusive regimentos
  • internos, quando existirem;
  • IV. Lista dos principais cargos e seus respectivos ocupantes (denominado "Quem é quem");
  • V. Telefones, emails e endereços de contato dos ocupantes dos principais cargos; agenda de autoridades;
  • VI.Horários de atendimento do órgãos/entidade.

Saiba como montar suas páginas. Baixe o wireframe

As informações relativas aos subitens I a V devem ser apresentadas, ao menos, para as unidades do órgão/entidade em nível hierárquico equivalente ou superior às coordenações-gerais. Os órgãos/entidades que disponibilizam as informações relativas a esses itens em seus respectivos portais eletrônicos poderão disponibilizar links remetendo para a referida área já existente em seu portal. O órgão/entidade que não disponibiliza as informações referentes a esse item deverá produzir e disponibilizar a informação.

O subitem V (agenda de autoridades) sugere-se que seja publicado para cargos de 1º e 2º escalão, autarquias, inclusive as especiais, fundações mantidas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista. Esse item deverá apresentar:

• a) a agenda de reuniões com pessoas físicas e jurídicas com as quais se relacione funcionalmente, com registro sumário das matérias tratadas;
  • b) audiências concedidas, com informações sobre seus objetivos, participantes e resultados;
  • c) eventos político-eleitorais de que a autoridade participe, informando as condições de logística e financeira da participação.

O subitem VII (horários de atendimento do órgão/entidade) refere-se às informações de horário de funcionamento e atendimento ao público do órgão/entidade e de suas respectivas unidades, em caso da existência de horários diferenciados entre as unidades ou da existência de unidades descentralizadas.

O órgão/entidade que divulga o referido conjunto de informações em seu portal eletrônico poderá disponibilizar link remetendo para a área onde as informações já estão disponíveis.

A Cartilha e-PWG – Redação para Web possui orientações para a escrita de áreas comuns de portais.

Guias

Para mais informações sobre a seção de Acesso à Informação, confira os guias elaborados pela Controladoria-Geral da União.

registrado em:
Assunto(s): Internet , governo federal