Institucional
O Instituto
Missão
"Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais."
Em 2008, o Governo Federal deu um salto na educação do país com a criação dos Institutos Federais. Através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
No Sul de Minas, as Escolas Agrotécnicas Federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de ensino médio e técnico, foram unificadas. Nasce, assim, o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.
Atuação do IFSULDEMINAS
Hoje, o Instituto oferece cursos de ensino médio integrado, técnico, cursos superiores de tecnologia, licenciatura, especialização, pós-graduação e cursos de Educação a Distância. Além dos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, também possui campus em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Passos, Núcleos Avançados e Polos de Rede nas cidades da região.
A Reitoria interliga toda a estrutura administrativa e educacional dos campi. Sediada em Pouso Alegre, sua estratégica localização permite fácil acesso aos campus e unidades do IFSULDEMINAS.
Organogramas
e Atribuições
Base Jurídica:
- Estatuto do IFSULDEMINAS
- Regimento Geral
- Código de Conduta Ética Profissional
Servidores da Reitoria - IFSULDEMINAS
Gabinete do Reitor
Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Diretoria de Ingresso
Procuradoria
Ouvidoria
Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI)
Auditoria Interna
Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Assessoria Internacional
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI)
Pró-Reitoria de Pesquisa,Pós-Graduação e Inovação (PPPI)
Pró-Reitoria de Administração (PROAD)
Coordenação Geral de Licitação e Compras
Coordenação Geral de Convênios e Gestão de Contratos
Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado
Horário de Atendimento - Reitoria : Segunda à Sexta: 08:00 ao 12:00 e 14:00 às 18:00.
Endereço: Avenida Vicente Simões- nº 1111 - Bairro Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre - Cep: 37550-000
ormas estruturantes
Portaria MEC nº 505, de 10 de junho de 2014, que altera a Portaria nº 331, de 24 de abril de 2013
Portaria MEC nº 27, de 21 de janeiro de 2015, do Ministro da Educação
Organogramas
Acesse o wireframe com o exemplo de uma página institucional
Esse item deve apresentar as seguintes informações em relação ao órgão/entidade:
Acesse uma página institucional já publicada (em breve)
- I. Estrutura organizacional (organograma);
- II. Competências;
- III. Base jurídica da estrutura organizacional e das competências do órgãos/entidade, inclusive regimentos
- internos, quando existirem;
- IV. Lista dos principais cargos e seus respectivos ocupantes (denominado "Quem é quem");
- V. Telefones, emails e endereços de contato dos ocupantes dos principais cargos; agenda de autoridades;
- VI.Horários de atendimento do órgãos/entidade.
As informações relativas aos subitens I a V devem ser apresentadas, ao menos, para as unidades do órgão/entidade em nível hierárquico equivalente ou superior às coordenações-gerais. Os órgãos/entidades que disponibilizam as informações relativas a esses itens em seus respectivos portais eletrônicos poderão disponibilizar links remetendo para a referida área já existente em seu portal. O órgão/entidade que não disponibiliza as informações referentes a esse item deverá produzir e disponibilizar a informação.
O subitem V (agenda de autoridades) sugere-se que seja publicado para cargos de 1º e 2º escalão, autarquias, inclusive as especiais, fundações mantidas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista. Esse item deverá apresentar:
- a) a agenda de reuniões com pessoas físicas e jurídicas com as quais se relacione funcionalmente, com registro sumário das matérias tratadas;
- b) audiências concedidas, com informações sobre seus objetivos, participantes e resultados;
- c) eventos político-eleitorais de que a autoridade participe, informando as condições de logística e financeira da participação.
O subitem VII (horários de atendimento do órgão/entidade) refere-se às informações de horário de funcionamento e atendimento ao público do órgão/entidade e de suas respectivas unidades, em caso da existência de horários diferenciados entre as unidades ou da existência de unidades descentralizadas.
O órgão/entidade que divulga o referido conjunto de informações em seu portal eletrônico poderá disponibilizar link remetendo para a área onde as informações já estão disponíveis.
A Cartilha e-PWG – Redação para Web possui orientações para a escrita de áreas comuns de portais.
Guias
Para mais informações sobre a seção de Acesso à Informação, confira os guias elaborados pela Controladoria-Geral da União.
- Guia para criação da seção de acesso à informação nos portais eletrônicos dos órgãos e entidades federais (arquivo pdf, tamanho: 1,14 MB)
- Guia para criação da Seção de Acesso à Informação nos portais eletrônicos dos Órgãos e Entidades Estaduais e Municipais (arquivo pdf, tamanho:1,27 MB)
- Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação (arquivo pdf, tamanho: 682 KB)
Redes Sociais