Página inicial > Últimas notícias > Notícias do ensino > Processo seletivo 2020/1º

Processo seletivo 2020/1º

IFSULDEMINAS oferta mais de 3 mil vagas em cursos técnicos e superiores para Ingresso em 2020/1º semestre

- Inscreva-se! - de 01/10 a 11/11/2019

Edital dos cursos técnicos (Nº142)

Edital dos cursos superiores (Nº143)

- Entenda a diferença entre Cursos Técnicos e Superiores

Manual do Candidato

Conteúdo Programático das provas do Ensino Técnico

- Veja mais detalhes como realizar a inscrição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) torna público os editais dos processos seletivos para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2020 nos cursos técnicos e superiores da instituição. No total, são ofertadas 3.224 vagas nas unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Do montante, 1.820 vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio; 1.104, para cursos superiores presenciais e 300, para cursos superiores a distância. Confira o quadro de vagas completo abaixo (neste quadro, juntamente com as vagas do processo seletivo atual, somam-se as destinadas ao SiSU, aumentando em 20% o número de oportunidades em cursos superiores presenciais).

Folder Cursos Vestibular2020 1 verso 28 08

Novos cursos

Algumas unidades do IFSULDEMINAS contam com novos cursos. Carmo de Minas passa a oferecer seu primeiro curso superior: o Bacharelado em Administração. O Campus Inconfidentes abre vagas para o curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. Já, Machado volta a ofertar o Técnico Subsequente em Enfermagem. E as novidades no Campus Poços de Caldas são os cursos Técnicos Integrados em Administração e em Eletroeletrônica.

Inscrições

O período de inscrições começa em 1º de outubro e segue até 11 de novembro de 2019. Para realizá-la, o candidato deverá acessar a página https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/ e clicar na opção “Inscrição” ou ir pessoalmente aos campi do IFSULDEMINAS, conforme informações descritas no item 4.5.2 dos editais. Neste ano, a taxa de inscrição custará R$ 30,00 tanto para cursos técnicos, quanto para superiores e seu pagamento poderá ser realizado até o dia 12 de novembro de 2019.

Interessados em ingressar em cursos técnicos podem escolher, na hora da inscrição no processo seletivo, uma única opção de curso. Já candidatos à vaga no Ensino Superior terão oportunidade de se inscreverem em até duas opções de curso de mesmo nível, no mesmo campus ou em diferentes. O candidato será classificado prioritariamente em sua primeira opção de curso.

Isenção da Taxa de Inscrição

Poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o ensino fundamental (para ingressantes em cursos técnicos) ou médio (para quem deseja realizar curso superior) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.
A solicitação de isenção deve ser feita no período de 01 a 11 de outubro de 2019 e os candidatos devem enviar documentos específicos que comprovem sua situação socioeconômica à COPESE do campus escolhido, pessoalmente ou via Correios (SEDEX com AR).

Ações Afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.  Clique aqui e saiba mais sobre como concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas.

Provas para os cursos técnicos

As provas serão realizadas no domingo, 24 de novembro de 2019, em um único período, das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 21 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.

Haverá provas diferenciadas para os cursos técnicos integrados e subsequentes. Para o integrado, a prova terá 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Já para o subsequente, serão 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa e Matemática.

Ingresso em cursos superiores

A partir deste ano, o IFSULDEMINAS não realizará mais aplicação de provas para ingresso nos cursos superiores, sendo considerada para efeito de classificação a nota mais alta obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017, 2018 ou 2019). Também não será estabelecido parâmetro mínimo para nota de corte na classificação dos candidatos.

Confira abaixo o vídeo explicando as mudanças na seleção de novos alunos pelo IFSULDEMINAS:

A seguir, a versão do vídeo em Libras:

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data: 29/08/2019