Manual do Candidato

Manual do candidato já está disponível no site do Vestibular

manual do candidato cursos tecnicos2020                        manual do candidato cursos superiores2020

Foi publicado no fim de tarde desta quarta-feira, dia 4 de setembro, na página do Vestibular do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o Manual do Candidato, tanto a versão para quem deseja ingressar nos cursos técnicos, quanto a versão para os interessados nos cursos superiores. Este é um guia rápido para o estudante ter em mãos, porém, não supre a necessidade de leitura dos editais que regem os processos seletivos.

Ambos materiais dispõem de dez capítulos, que trazem, resumidamente, as principais informações sobre os processos seletivos de ingresso em 2020/1º semestre.

Apresentação
Esta é a primeira parte do Manual, que traz uma síntese de dados sobre o IFSULDEMINAS.

Contatos
Na sequência, segue a lista de contatos de todas as nove unidades da instituição, com seus respectivos endereços, telefones e sites.

Aqui, constam as datas das etapas principais do processo seletivo.

Inscrições
Nesta parte, o candidato é informado sobre o período de inscrição no processo seletivo, de 1º de outubro a 11 de novembro de 2019; o valor da taxa de inscrição (R$ 30,00); os documentos necessários e as etapas para efetivar a inscrição.

Tipos de Cursos
O candidato fica sabendo o significado das nomeclaturas referentes aos cursos do Ensino Superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia) e aos do Ensino Técnico (Integrado e Subsequente) para definir qual opção seguir.

Auxílio Estudantil
Apresenta este Programa Institucional aos candidatos e informa quem pode se inscrever e como fazê-lo.

Informa os campi do IFSULDEMINAS onde há moradia estudantil.

O que é Ação Afirmativa?
Traz as modalidades de ação afirmativa praticadas pela instituição, a quantidade de vagas reservadas e os requisitos para concorrer por meio desta política social.

Forma de Ingresso
Explica como o candidato deve proceder para concorrer a uma vaga em um dos cursos do IFSULDEMINAS. No caso do Ensino Superior, o ingresso é por meio do Enem e do SiSU. No Ensino Técnico, por meio de prova do processo seletivo, a ser realizada em 24 de novembro de 2019, em um dos campi do Instituto.

Quadro de vagas
O último capítulo do Manual exibe o quadro de vagas, detalhadas por curso e por campus do IFSULDEMINAS.

Processo Seletivo 2020/1º

Os editais que regem os processos seletivos para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2020 nos cursos técnicos e superiores da instituição encontram-se disponíveis na página do vestibular. No total, são ofertadas 3.224 vagas nas unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Do montante, 1.820 vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio; 1.104, para cursos superiores presenciais e 300, para cursos superiores a distância.

Confira a matéria completa sobre o lançamentos dos editais clicando aqui (link

Texto: Ascom reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 05/09/2019