Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CEPE

 Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)

O CEPE é órgão normativo e consultivo, de assessoramento da Reitoria no que tange às políticas de ensino, pesquisa e extensão. O CEPE é instituído na sessão IV do REGIMENTO GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS/2010 e regimentado pela Resolução do Conselho Superior do IFSULDEMINAS 006/2015.

O colegiado é constituído por representantes docentes, discentes e técnicos administrativos eleitos nos campi do IFSULDEMINAS, sendo presidido pelo Pró-reitor de Ensino. Durante as reuniões são discutidos e encaminhados diversos temas envolvendo o Ensino, a Pesquisa e a Extensão que visam integrar, organizar e regimentar os processos do IFSULDEMINAS no cumprimento da sua missão institucional.

O CEPE, em um trabalho integrado como estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2014-2018, é assessorado por três câmaras: A Câmara de Ensino/CAMEN (Resolução Consup 019/2012), A Câmara de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação/CAPEPI (Resolução Consup 72/2010) e a Câmara de Extensão/CAPEX (Resolução Consup 69/2010).

É composto pelos seguintes servidores: Pró-Reitor de Ensino, que o preside, Pró-Reitor de Extensão, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, representantes do servidores docentes, representantes dos servidores técnico-administrativos, representantes do NIPE (Núcleo Avançado Institucional de Pesquisa e Extensão dos campus e representantes dos discentes.

Cabe ao CEPE analisar os projetos pedagógicos dos cursos do IFSULDEMINAS; emitir pareceres sobre propostas de criação, reestruturação e extinção de cursos; assim como suspensão de vagas; expedir orientações e procedimentos para a organização e reestruturação curricular dos cursos; emitir parecer sobre o PDI e PPI; definir diretrizes para a elaboração do calendário acadêmico dos câmpus; regulamentar o funcionamento dos núcleos avançados e polos institucionais, enfim, emitir pareceres sobre as regulamentações, diretrizes, orientações e prodecimentos de acompanhamento e avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS. Os membros do CEPE reunem-se ordinariamente uma vez por semestre ou extraordinariamente quando necessário.Toda documentação analisada pelo CEPE, após aprovação, é encaminhada para ao CONSUP - Conselho Superior, a fim de que seja analisada por este órgão, e, se for o caso, validada e publicada.

Acesse: 

Resolução nº 06/2015
Dispõe sobre a aprovação da Minuta do Regimento Interno da CEPE

- Atas

- Formulários, legislação, documentos, competências, políticas de criação e alteração de PPCs, entre outros.

Câmaras: 

CAEX

- CAPEPI

- CAMEM 

Fim do conteúdo da página