Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Contra o coronavírus

IFSULDEMINAS distribui álcool 70 por cento entre feirantes e população de Poços de Caldas

20210828 084440Na manhã do último sábado, dia 28 de agosto, o caminhão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) esteve na feira livre, na Praça das Rosas em Poços de Caldas, para distribuir, gratuitamente, álcool em gel e líquido 70 por cento para feirantes e consumidores. Nem mesmo o tempo nublado impediu o sucesso da ação. Cada feirante pôde retirar até cinco litros do produto e cada cidadão pôde levar para casa até um litro. A doação do álcool na feira de Poços contou com o apoio da prefeitura municipal e o trabalho e envolvimento direto e voluntário de servidores do IFSULDEMINAS, que acordaram cedo para deixar tudo pronto. A distribuição do antisséptico aconteceu das 7h às 11h.

Para receber a doação do álcool, cada pessoa levou o seu próprio vasilhame e preencheu um formulário com a descrição e quantidade do produto retirado. O Edvaldo Delgado foi um dos feirantes beneficiados com cinco litros do antisséptico. Ele tem uma banca de hortifruti e disse que o álcool doado pelo IF será de grande ajuda. “Nesta pandemia, acho que está apertado para todo mundo. A gente usa muito álcool nas bancas e a gente oferece para os fregueses, porque está todo mundo usando. A gente gasta bastante, pois colocamos para todos usarem à vontade. Eu acho que foi uma boa ação essa do IF. Agradeço muito. Vai ajudar bastante”, afirmou o feirante.

20210828 110257A costureira Eliege de Jesus Terra, moradora da Vila Líder, também recebeu um litro do álcool. Ela falou que, na sua casa e no seu ateliê de costura, utiliza muito o produto e que essa doação do IF foi relevante para todos. “Foi uma ação muito boa! Porque tem gente que está passando muita necessidade e não pode deixar de usar o álcool”, comentou.

Todos contra o novo coronavírus

Para os servidores do IFSULDEMINAS que trabalharam voluntariamente na ação de doação do álcool 70 por cento na feira de Poços de Caldas, participar da ação foi uma experiência muito gratificante. “Foi uma ação importante, pois, por meio de ações desse tipo, motiva-se a população a participar do processo de utilização de medidas preventivas. Acredito que o alcance dessas doações vai além do ‘doar’ e promove a conscientização em saúde”, destacou a enfermeira do Campus Poços de Caldas, Celma Aparecida Barbosa dos Santos.

20210828 110521O diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Thiago Caproni Tavares, também foi um dos voluntários. Ele agradeceu o envolvimento dos servidores e servidoras do Campus Poços e da reitoria e estendeu seus agradecimentos à Receita Federal, que fez as doações de bebidas apreendidas, possibilitando assim a produção pelo IF do álcool 70 por cento. “A ação de doação de álcool realizada pelo IFSULDEMINAS em Poços de Caldas e outras cidades do Sul de Minas tem demonstrado a importância da nossa instituição perante a sociedade. O IFSULDEMINAS é uma instituição sustentada pelo tripé: ensino, pesquisa e extensão. 

Esse tripé nos permite entregar diferentes serviços à comunidade, desde a oferta de cursos, o desenvolvimento científico e tecnológico, e também, o provimento de ações sociais e de suporte, que trazem grandes benefícios para a população. Esse é o nosso espírito. Nosso objetivo maior é levar o conhecimento e os ganhos advindos dele para a maior quantidade possível de pessoas. O Campus Poços de Caldas agradece muito a Reitoria por conduzir tão bem o programa e ao Campus Inconfidentes pelos esforços na produção desse item tão importante atualmente”, declarou Thiago.

Para a diretora de Ensino da Pró-reitoria de Ensino do IFSULDEMINAS, Márcia Rodrigues Machado, foi especial e motivo de orgulho poder contribuir com a comunidade poços-caldense. “Foi uma experiência muito relevante pra gente, importante e gratificante! Pudemos devolver ao público aquilo que é deles mesmo. Que é a produção desse álcool. E, acima de tudo, pudemos mostrar para as pessoas que a gente está engajado em contribuir com elas. Povo trabalhador, povo que, às vezes, está sofrendo tanto, com tanta restrição, com tanta privação”, mencionou Márcia.

Confira as fotos da doação de álcool 70 por cento em Poços de Caldas!

Assista ao vídeo!

No vídeo a seguir, confira como foi a entrega do álcool 70 em Poços de Caldas.

 

Próximas doações

O caminhão do IFSULDEMINAS já levou álcool 70 por cento para feirantes e população das cidades de Pouso Alegre, Ouro Fino, Muzambinho, Inconfidentes, Três Corações, Carmo de Minas e São Lourenço. Foram mais de 6.500 litros doados para mais de 4.000 pessoas. Nas ocasiões, também foram entregues cerca de 5.000 máscaras de tecido confeccionadas por voluntários do projeto “Preservando Vidas”, gerido pelo Campus Machado do IFSULDEMINAS em parceria com instituições públicas, privadas e assistenciais.

A ação continua ao longo do segundo semestre de 2021 e as próximas paradas do caminhão do IFSULDEMINAS serão em:

11.09.2021 - Esmeraldas e Montes Claros
25.09.2021 - Passos
09.10.2021 - Machado

Parceria do bem

producao alcool 70O álcool 70 por cento é produzido dentro das instalações do IFSULDEMINAS, que recebe bebidas alcoólicas e perfumes apreendidos pela Receita Federal e os transforma em antisséptico. Desde março de 2020, a parceria entre os órgãos já possibilitou a fabricação de 30 mil litros do produto, destinados às próprias unidades do Instituto (15 por cento) e doados à população e a 235 instituições, em 88 cidades, de cinco estados brasileiros (85 por cento). As principais instituições atendidas foram: Santas Casas de Misericórdia, asilos, abrigos, albergues, Secretarias de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Polícia Militar, SAMU, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Receita Federal, Exército, Apaes, Vigilância Sanitária, EMATER, Detran, entre outras.

pouso alegre 1Para a entrega desses itens à sociedade, o coordenador-geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, Reginaldo de Oliveira, informou que a equipe percorreu mais de 50.000 quilômetros de março de 2020 até meados de agosto de 2021. "No início da pandemia, o consumidor presenciou o esgotamento quase que imediato de itens e insumos relacionados à prevenção de contágio pela COVID-19. Utensílios básicos como máscaras e álcool em gel não eram mais encontrados e as poucas empresas que detinham estoque passaram a comercializar com restrição de quantidade por cliente, sem falar no valor inflacionado que chegou a registrar, em média, R$ 50,00 em um litro de álcool em gel 70%, que antes da pandemia não passava de R$ 7,00. Para suprir a falta dos antissépticos, a gestão do IFSULDEMINAS decidiu resgatar uma parceria com a Receita Federal, que tinha como principal característica a destinação, ambientalmente correta, de mercadorias apreendidas. Assim, a Coordenadoria-Geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, passou a atuar para que os itens produzidos pelo Instituto chegassem à sociedade com a maior agilidade possível". 

A bem-sucedida parceria com a Receita Federal, inicialmente restrita ao fornecimento de bebidas apreendidas, foi ampliada e novos tipos de doações ao IFSULDEMINAS renderam as seguintes ações:

vestuárioDoação de mais de 6 toneladas de vestuários para descaracterização e posterior confecção de máscaras de tecidos e doação das roupas preservadas para a população em vulnerabilidade socioeconômica;

- Doação de banner para confecção de cortinas para aviário;

- e Doação de 57 toneladas de fumo para produção de adubo por meio do processo de compostagem. O material será distribuído para as áreas de cultivo das escolas-fazendas do próprio instituto.

Doação de máscaras e roupas

A última ação citada acima, fruto da parceria com a Receita Federal, resultou na entrega de de 500 itens de vestuário (100 bonés, 200 tênis e 200 roupas diversas) a refugiados venezuelanos abrigados na cidade de Passos. Além disso, outras instituições cadastradas no edital 83/2021 vêm recebendo doações. Mais de 5.000 peças já foram entregues e outras 20.000 estão em processo de produção.

+ Ações Sociais

Durante a pandemia do novo Coronavírus, o IFSULDEMINAS realizou outras ações sociais. Confira nos links abaixo algumas delas e, no mapa, as unidades do Instituto onde elas ocorreram.

Mapa Ações contra a Covid 19

- produção e distribuição de cerca de 95 mil máscaras de tecido

- produção e distribuição de mais de 5.000 litros de sabonete líquido

- produção e distribuição de 5 mil máscaras de acetado (face shield)

- doação de luvas e máscaras cirúrgicas

- montagem e entrega de cestas básicas com alimentos, inclusive os produzidos nos campi onde há escolas-fazendas

- fabricação de equipamentos hospitalares

Registros

Veja, a seguir, alguns registros fotográficos das ações contra a Covid-19 realizadas pelo IFSULDEMINAS.

Texto: Ascom Reitoria/Campus Poços de Caldas
IFSULDEMINAS
Data: 31/08/2021

Fim do conteúdo da página