Página inicial > Institucional Geral > Doação de álcool e máscaras em feira de PA

Doação de álcool e máscaras em feira de PA

IFSULDEMINAS doa 840 litros de álcool em gel e  894 máscaras de tecido na feira livre, em Pouso Alegre

Ação aconteceu no último domingo (13) no pátio ao lado do terminal rodoviário

01Aconteceu neste último domingo (13), a doação de 894 máscaras de tecido e  840 litros de  álcool em gel 70% aos cerca de 180 feirantes cadastrados em Pouso Alegre, e aos consumidores presentes. A ação ocorreu no período da manhã, no pátio ao lado do terminal rodoviário. A iniciativa é do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com a Prefeitura  e a Associação das Feiras Livre de Pouso Alegre (AFELPA). O IF  tem produzido álcool em gel graças a bebidas apreendidas pela Receita Federal e todo o trabalho foi organizado pela equipe de Logística da Instituição.

Ação

WhatsApp Image 2021 06 13 at 08.26.03 1Cento e um feirantes  receberam cinco litros cada um. Já 346 consumidores levaram para casa, em média, 800 ml por pessoa.  O trabalho deve ser estendido às demais cidades em que o instituto mantém seus campi.

WhatsApp Image 2021 06 13 at 08.26.10 1Até o momento foram distribuídos mais de 20 mil litros de álcool em gel a 235 instituições, em 88 cidades, de cinco estados brasileiros.

Reginaldo de Oliveira, Coordenador-geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, disse que a ação ainda irá atender aos demais feirantes que não conseguiram ir ao local retirar o álcool.

"Uma observação dessa ação, em relação às outras doações, é o fato de podermos doar diretamente ao cidadão. Além disso, leve-se em conta a economia, uma vez que, estando estacionados, não gastamos com combustível, pneu, diária de motorista, ampliando ainda mais a efetividade. Vale ressaltar que a doação de álcool já é, por natureza, ambientalmente relevante, pois utiliza  matérias primas vindas de bebidas apreendidas pela  Receita Federal e de órgãos de WhatsApp Image 2021 06 13 at 08.26.10 2segurança pública Estadual (Polícia Civil do DF)", explicou.

Segundo o reitor, professor Marcelo Bregagnoli, a batalha contra a Covid é uma responsabilidade de todos, sendo urgente, além das atividades educacionais, efetivar ações práticas de apoio neste momento. “O IFSULDEMINAS, em parceria com a Receita Federal, tem buscado alternativas para levar a quem mais precisa o álcool 70, fundamental nesse momento de pandemia. É o uso correto dos bens públicos em prol da sociedade, gerando valor e avançando além do ensino, pesquisa e extensão gratuitos e de qualidade”.

Equipe de Saúde

Além da distribuição do álcool e das máscaras, uma equipe de saúde do IFSULDEMINAS esteve presente, verificando a temperatura dos interessados e auxiliando na conscientização sobre medidas de prevenção à Covid 19.

03Kely Cristina de A. Campelo, técnica em enfermagem, disse que "o trabalho  da Coordenadoria de Qualidade de Vida foi de orientar os presentes quanto aos cuidados no uso de máscaras e lavagem de mãos, bem como distanciamento, além da aferição de temperatura e pressão arterial".  40 pessoas foram atendidas pela equipe no local.

Para Ana Maria Carneiro, autônoma, foi uma alegria ver a estrutura que o IFSULDEMINAS montou na feira. "Fiquei muito feliz por essa ação. Eu tenho o hábito de vir todos os domingos na feira e, encontrar essa estrutura, foi uma surpresa. Aproveitei para aferir minha pressão e, também, levar álcool para casa. Parabenizo pelo movimento".

O IFSULDEMINAS mantém aberto edital para entidades e instituições que tenham interesse em receber álcool em gel, máscaras e peças de vestuário (frutos de apreensão da Receita Federal). Clique aqui e acesse o edital.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 14/06/2021