Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

WFCP 2018

IFSULDEMINAS apresenta Polo de Inovação em Rede de Cafeicultura em Congresso na Austrália

Delegação do CONIF também visitou instituições de ensino tecnológico e centros de pesquisa australianos

b5f5967d ee6c 454f a314 e7d18e73508fCom o tema “Preparar para as competências do futuro, agora”, o congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) que aconteceu de 8 a 10 de outubro, em Melbourne, na Austrália, reuniu cerca de 800 delegações com dirigentes da educação profissional de todo o mundo. O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Marcelo Bregagnoli participou do evento, como um dos integrantes da delegação do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), entidade-membro da Federação.

No stand reservado ao CONIF, o professor Bregagnoli apresentou aos participantes do WFCP o conceito do Polo de Inovação em Rede de Cafeicultura. “Foi bom a gente representar a Rede Federal no WFCP, principalmente, na questão de inovação, com o Polo de Cafeicultura. Como o congresso ocorreu em uma parte do planeta distante do Brasil, tivemos a oportunidade de encontrar participantes que normalmente não estão presentes em eventos realizados no ocidente. Com isso, pudemos ver e trocar experiência com os asiáticos e percebemos como eles são muito empenhados na questão da inovação, buscando sobretudo parcerias com empresas para fortalecer essa área, com geração muito grande de propriedade intelectual e patentes. Mas a gente também viu que o ensino profissionalizante feito dentro dos Institutos Federais é referência, principalmente o Ensino Técnico Integrado, que chamou a atenção de quem estava no congresso”, comentou o reitor do IFSULDEMINAS. 

WFCP

A Federação é uma rede internacional que reúne representantes de instituições profissionais e associações nacionais e regionais para o compartilhamento de estratégias de educação de ponta para ampliar a empregabilidade da força de trabalho em países de todo o mundo. Um congresso mundial é realizado pela Federação a cada dois anos para promover o intercâmbio de conhecimento, o fortalecimento de parcerias e incentivar proposições de alternativas aos desafios comuns relacionados à educação profissional e tecnológica. O congresso anterir ocorreu durante a 40ª edição da Reditec, em 2016, na capital Vitória (ES). 

Visitas técnicasaustralia

Após cumprir as atividades oficiais no WFCP, o reitor do IFSULDEMINAS, junto à delegação do CONIF, conheceu instituições de ensino tecnológico e centros de pesquisa australianos. A intenção das visitas agendadas, segundo o CONIF, foi criar espaço para fortalecer a cooperação pré-existente entre a Rede Federal e o Conselho e essas instituições australianas, principalmente no sentido de identificar áreas de interesse comum e possibilidades estratégicas de colaboração, além de permitir a troca de experiências relacionadas a práticas institucionais inovadoras em pesquisa, formação de professores, engajamento com a indústria, entre outros. Sobre a oportunidade, o reitor Marcelo Bregagnolli ressaltou que "o contato com as instituições é sempre muito importante pra tentar estabelecer parcerias. Visitamos duas instituições, inclusive a Universidade Tecnológica de Melbourne, e também regiões onde o enfoque é trabalhar e aprimorar as habilidades do aluno. Esses contatos foram importantes para possíveis futuras ações conjuntas conosco".

Custos

A ida do professor Marcelo Bregagnoli ao WFCP foi custeada com recursos vindos da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). O IFSULDEMINAS foi selecionado, em 2015, em um edital de projetos especiais, que financia ações do Instituto com o objetivo de consolidar a Assessoria Internacional do órgão. O projeto está vigente até abril de 2019.


Missões internacionais

A viagem do reitor do IFSULDEMINAS a Portugal e a Espanha, que ocorreu em maio deste ano, também recebeu recursos da FAPEMIG. Na ocasião Marcelo Bregagnoli participou, na cidade espanhola de Salamanca, do Encontro Internacional de Reitores, que reuniu 700 representantes acadêmicos de 26 países do mundo para refletirem juntos sobre a Universidade do século XXI. Você confere a matéria completa em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/115-teste-noticias-gerais/2151-missao-internacional

Em relação à ida a Portugal, a viagem rendeu a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o IFSULDEMINAS e o Instituto Politécnico da Guarda. Por meio da parceria entre as duas instituições, estudantes do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre poderão obter dupla diplomação. Acesse a reportagem completa em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/115-teste-noticias-gerais/2150-dupla-diplomacao

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
16/10/2018

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página