Dupla Diplomação

Estudantes do IFSULDEMINAS poderão ter diploma validado por países da comunidade europeia

Foto 2O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli esteve em Portugal, no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), para assinatura de um termo de cooperação técnica. Por meio da parceria entre as duas instituições, estudantes do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre poderão obter dupla diplomação.

A assinatura aconteceu no dia 28 de maio e contou também com a presença do diretor do Campus Pouso Alegre, professor Marcelo Bottazzini, do presidente do IPG, professor Constantino Mendes Rei, e do coordenador do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil do IPG, professor José Carlos Almeida.

O convênio possibilita o estreitamento das relações entre as comunidades acadêmicas das duas instituições, além da mobilidade de alunos e o desenvolvimento de projetos conjuntos. O IPG é uma das principais referências e um dos mais relevantes Institutos Politécnicos de Portugal. "É uma oportunidade do nosso aluno conquistar um diploma reconhecido pela comunidade europeia, ou seja, ele poderá ter acesso a um mercado muito mais amplo", comentou Bregagnoli.

Sobre a dupla diplomação

Com a formalização do acordo, o aluno do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre, a partir do quinto ano, poderá se inscrever no programa de dupla diplomação. Cursando mais seis meses no IGP, ele receberá o título de Licenciado em Engenharia Civil, e com mais um ano, receberá o título de Mestre em Construções Civis.

Já o aluno do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil do IGP, a partir do terceiro ano poderá se inscrever no programa de dupla diplomação. Com mais um ano e meio no Campus Pouso Alegre, receberá o título de Bacharel em Engenharia Civil.

É importante destacar que o Diploma recebido pelo aluno do IFSULDEMINAS, em Portugal, abrirá as portas para a Europa, tanto para o desempenho profissional naquele continente, quanto para aprofundamento de eventuais estudos, pois, enormes barreiras para reconhecimento de títulos no exterior serão efetivamente transpostas”, explicou Bottazzini.

O convênio estabelece os procedimentos a serem obedecidos pelas instituições no Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado de Construções Civis (IPG) e o curso de Bacharelado em Engenharia Civil (IFSULDEMINAS).

O Objetivo dessa parceria é estabelecer a cooperação e a colaboração com vista ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural das duas instituições, bem como a aplicação prática do conhecimento em favor da sociedade.

Os projetos de dupla diplomação se fundamentam no reconhecimento recíproco das instituições e das suas formações, com o objetivo de complementar o currículo acadêmico e o compartilhamento de informações de forma diferenciada. Na instituição de acolhimento, os estudantes obterão conhecimentos complementares à sua formação justificando a atribuição do grau de dupla competência.

Confira a matéria sobre internacionalização do IFSULDEMINAS!

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações da Assessoria de Comunicação do Campus Pouso Alegre

Data: 06/06/2018

registrado em: ,